Buscar

Credor putativo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Instituto Educacional Cecília Maria de Melo Barcelos – Faculdade Asa
Aléxia de Sousa Pires Alves, 3º Período – Direito
Credor putativo
“Pessoa que se encontra na posse ostensiva e incontestada de título, com aparência de legítimo, que lhe confere direito e ação sobre a dívida dele constante e da qual presume ser o legítimo credor. Anote-se o CÓDIGO CIVIL, art. 309: ‘O pagamento feito de boa-fé ao credor putativo é válido, ainda provado depois que não era credor’. 
Aquele que se encontra na posse ostensiva e incontestada de título semelhante ao verdadeiro, legal e certo, sem o ser, dando-lhe todo o direito de ação sobre a dívida, pensando ser o verdadeiro credor.”
(Disponível em: http://www.enciclopedia-juridica.biz14.com/pt/d/credor-putativo/credor-putativo.htm , acesso 15/09/2017 15:27)
“Credor putativo é aquele que se apresenta aos olhos de todos como o verdadeiro credor. Recebe tal denominação, portanto, quem aparenta ser credor, como é o caso do herdeiro aparente. Se, por exemplo, o único herdeiro conhecido de uma pessoa abonada, e que veio a falecer, é o seu sobrinho, o pagamento a ele feito de boa-fé é válido, mesmo que se apure, posteriormente ter o de cujus, em disposição de última vontade, nomeado outra pessoa como seu herdeiro testamentário.” (GONÇALVES, 2016)

Outros materiais