Buscar

aula de TAXA DE CAMBIO e MERCADO CAMBIAL (2)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

FAD
Curso: Administração 
Disciplina: Fundamentos do Comércio Exterior
Professor: Francisco de Assis Cardoso
TAXA DE CÂMBIO
Preço, em moeda nacional, de uma unidade de moeda estrangeira. Mede o valor externo da moeda nacional.
Está sujeito a lei da oferta e da procura. Havendo excesso de oferta o preço cai, excesso de procura o preço sobe.
Fatores que afetam a taxa de câmbio:
Especulação: compra e venda de moeda, em decorrência da expectativa de sua valorização ou desvalorização.
Governos: compra e venda de moeda, com o objetivo de fazer reservas e manter certo padrão de taxa de câmbio.
Taxas de juros: provocam movimentos de capitais à procura de retorno para as aplicações, alterando a oferta/demanda e em conseqüência a taxa de câmbio.
A taxa de câmbio pode ser: estável, oferta e procura, são iguais, ascendente, procura maior do que a oferta e descendente, procura menor que a oferta.
Problemas decorrentes da flutuação cambial: preço das exportações, custos das importações e crescimento do endividamento em moeda estrangeira.
Garantia de taxa de câmbio pelo mercado futuro: compra de moeda no presente para entrega futura. Evita os riscos da taxa de câmbio, que pode se manter igual, subir (taxa superior) ou cair (taxa inferior), determinando lucro ou prejuízo decorrente da operação.
Taxa de câmbio como instrumento da política econômica: utilizada com processo de valorização ou desvalorização da moeda.
Desvalorização da moeda nacional: Aumenta o custo financeiro dos empréstimos externos e aumenta o custo dos insumos importados.
Valorização da moeda nacional: prejudica as exportações e estimula as importações.
Moeda nacional desvalorizada estimula as exportações, gera emprego decorrente da exportações, protege o parque produtivo local da competição externa.
Taxas fixas : não muda e é fixada pelo governo
Taxas variáveis: flutuante, com mudanças ou oscilações livre.
Taxa única de câmbio: único mercado de câmbio.
Taxas múltiplas: várias taxas para vários objetivos.
Criticas ao modelo de taxas múltiplas: facilita a fraude, dificulta o controle e cria grupos de pressão.
Paridade poder de compra: 
Taxa de equilíbrio – iguala o poder de compra de duas moedas.
Efeitos da inflação: deve ser descontado os efeitos da inflação.
Mercado Cambial
Ponto de encontro entre compradores e vendedores de moeda estrangeira.
O mercado cambial pode ser:
Livre – os participantes podem comprar e vender livremente moeda estrangeira, onde a presença do governo é mínima, a taxa de cambio é flutuante, pode haver contas em moeda estrangeira.
Não existe mercado completamente livre. Existe sempre alguma intervenção do governo, mesmo que apenas comprando e vendendo moeda para evitar flutuação.
Controlado – presença do governo, com regras rígidas para compra e venda de moeda. A taxa de compra e de venda são determinadas pelo governo, não pode haver contas em moedas estrangeira.
Monopólio cambial: as operações de entradas e saídas de divisas são cobertas pelo Banco Central, que detém o monopólio dos depósitos em moedas estrangeiras.
Participantes do mercado cambial:
Vendedores / ofertantes – que possuem moedas estrangeiras, como exportadores, tomadores de empréstimos, investidores estrangeiros entre outros.
Compradores / demandantes – importadores, investidores quando saem do país, devedores de empréstimos externos entre outros.
As operações de compra e venda de moeda são realizadas por bancos e corretoras, em mercado que devidas as diferenças de fusos horários, funcionam 24 horas por dia. 
No mercado cambial, existe a taxa de compra e a venda, sendo que a diferença é o spread do banco.
Posição de câmbio 
Posição comprada: indica que o banco realizou um montante de compra maior que o venda, tendo saldo de caixa positivo em moeda estrangeira.
Posição vendida: indica que o banco realizou um montante de venda maior que a de compra, tendo saldo de caixa negativo, assumindo compromisso futuro em moeda estrangeira.
Posição nivelada: montante de compra e de venda são iguais.
Operações a vista e a termo
Operações a vista, também conhecidas como câmbio pronto, são operações para liquidação em até dois dias.
Operações a prazo, também conhecidas como mercado a termo, são contratos com preço presente para pagamento a partir de 30 dias.
Captação de recursos em moeda estrangeira 
Operações com objetivo de captar recursos a um custo menor, em razão de menores taxas de juros no mercado internacional.
Texto abaixo é do Banco Central do Brasil
1. O que é taxa de câmbio?
Taxa de câmbio é o preço de uma moeda estrangeira medido em unidades ou frações (centavos) da moeda nacional. No Brasil, a moeda estrangeira mais negociada é o dólar dos Estados Unidos, fazendo com que a cotação comumente utilizada seja a dessa moeda. Assim, quando dizemos, por exemplo, que a taxa de câmbio é 1,80, significa que um dólar dos Estados Unidos custa R$ 1,80. A taxa de câmbio reflete, assim, o custo de uma moeda em relação à outra. As cotações apresentam taxas para a compra e para a venda da moeda, as quais são referenciadas do ponto de vista do agente autorizado a operar no mercado de câmbio pelo Banco Central.
2. Como ter acesso às taxas de câmbio praticadas?
As taxas de câmbio praticadas no mercado de câmbio brasileiro são livremente negociadas entre os agentes e seus clientes e são amplamente divulgadas pela imprensa. O Banco Central do Brasil divulga, em sua página na internet, cotações diárias para as diferentes moedas.
3. Existe alguma taxa de câmbio fixada pelo Banco Central?
Não. As taxas de câmbio são livremente pactuadas entre as partes contratantes, ou seja, entre o comprador ou vendedor da moeda estrangeira e o agente autorizado pelo Banco Central a operar no mercado de câmbio.
O Banco Central coleta e divulga as taxas médias praticadas no mercado interbancário, isto é, a taxa média do dia apurada com base nas operações realizadas naquele mercado, conhecida por "taxa PTAX", a qual serve como referência, e não como taxa obrigatória.
4. Onde posso consultar as taxas divulgadas pelo Banco Central?
As taxas de câmbio divulgadas pelo Banco Central podem ser consultadas em: Câmbio e Capitais Internacionais > Taxas de câmbio > Cotações e boletins. Também está disponível opção que permite verificar valores de conversão de moedas, em: Câmbio e Capitais Internacionais > Taxas de câmbio > Conversão de moedas.
5. Fiz compra em moeda estrangeira pelo cartão de crédito e o banco está me cobrando valor diferente do publicado na página do Banco Central. Ele pode fazer isso?
Sim. Conforme esclarecido anteriormente, a taxa de câmbio divulgada pelo Banco Central serve como referência para cálculo aproximado dos valores, e não como taxa obrigatória. O pagamento da fatura deve ser realizado pelo equivalente em reais, devendo ser utilizada, para efeito de conversão do valor devido em moeda estrangeira para moeda nacional, a taxa aplicável pela instituição às operações de câmbio no dia do pagamento.
Contudo, se a compra no exterior foi denominada em reais, o valor dessa compra é que deve constar na fatura, sendo vedada qualquer indexação a qualquer moeda estrangeira.
Além disso, como a fatura do cartão de crédito é fechada com anterioridade ao dia do pagamento, na fatura do mês seguinte pode ocorrer diferença para mais ou para menos em função da variação da taxa praticada pela instituição entre o dia do fechamento da fatura e o dia do seu efetivo pagamento. A instituição deve lhe informar a taxa de câmbio utilizada.
6. As taxas podem ser diferentes para moeda em espécie e cheque de viagem?
Sim. As taxas de câmbio são livremente pactuadas entre as partes, podendo ser diferentes de acordo com a natureza da operação e/ou a forma de entrega da moeda estrangeira (ordem de pagamento, cheque, espécie, etc.), clientes, entre outros fatores.
7. O que significam as taxas de "câmbio comercial", "câmbio turismo" e "paralelo"?
Inicialmentedestacamos que existe um único mercado de câmbio legal no País. A terminologia "câmbio comercial", ou "dólar comercial", e "câmbio turismo", ou "dólar turismo", no entanto, é utilizada pelo mercado para indicar as diferentes taxas praticadas de acordo com a natureza da operação.
Assim, as expressões "câmbio turismo" ou "dólar turismo" são utilizadas comumente para classificar as operações relativas a compra e venda de moeda para viagens internacionais, geralmente em espécie. As expressões "câmbio comercial" ou "dólar comercial" são usadas para as demais operações realizadas no mercado de câmbio, tais como: exportação, importação, transferências financeiras, etc. Essas expressões são utilizadas mesmo quando as operações são realizadas em outras moedas estrangeiras, como o euro, iene, etc.
As operações de câmbio têm diferentes características, de acordo com a natureza de cada uma, com custos administrativos e financeiros também diversos. Assim, a taxa de câmbio pode variar de acordo com a natureza da operação, da forma de entrega da moeda estrangeira e de outros componentes tais como valor da operação, cliente, prazo de liquidação, etc. As taxas de câmbio divulgadas normalmente são médias apuradas para simples referência.
Quanto ao mercado paralelo, trata-se de mercado ilegal, à margem da legislação e regulamentação vigentes, sujeitando seus participantes às sanções cabíveis.

Outros materiais