Buscar

4 - Exercicio - Tipos de conhecimento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EXERCÍCIOS – TIPOS DE CONHECIMENTO
Metodologia da ciência
1.Considerando os dois documentos, podemos afirmar que a natureza do pensamento que permite a datação da Terra é de natureza 
a) científica no primeiro e mágica no segundo. 
b) social no primeiro e política no segundo. 
c) religiosa no primeiro e científica no segundo. 
d) religiosa no primeiro e econômica no segundo. 
e) matemática no primeiro e algébrica no segundo. 
2. Há, pelo menos, quatro tipos de conhecimento que os seres humanos fazem uso para buscar compreender a realidade: o conhecimento empírico, o conhecimento científico, o conhecimento filosófico e o conhecimento teológico. 
De posse dessa informação classifique as ações abaixo como sendo exemplos de uso do conhecimento empírico(a) ou conhecimento científico(b): 
( ) o uso de chás e remédios caseiros. 
( ) A produção da vacina de prevenção ao vírus H1N1. 
( ) A descoberta da ação das bactérias nos organismos dos animais. 
( ) A crença da força da Lua influenciando o crescimento dos cabelos. 
Assinale a alternativa que traz a relação correta: 
a) a, b, b, a 
b) a, a ,b ,b 
c) a, b, b, b 
d) b, a, b, a 
e) a, b, a, a 
3.Classifique os tipos de conhecimentos com os exemplos abaixo:
A chave está emperrando na fechadura e, de tanto experimentarmos abrir a porta, acabamos por descobrir (conhecer) um jeitinho de girar a chave sem emperrar. ___________________________
 
 "O homem é a ponte entre o animal e o
b)além-homem" (Friedrich Nietzsche) __________________-
c) Acreditar que alguém foi curado por um milagre; ou acreditar em Duende; acreditar em reencarnação;
acreditar em espírito etc.. _______________________
d) Descobrir uma vacina que evite uma doença; descobrir como se dá a respiração dos batráquios. _______________________________.
4.Classifique os tipos de conhecimento de acordo com o relatado.
Estudar o homem por uma série de conclusões sobre sua atuação na sociedade, baseado no senso comum ou na exepriência cotidiana;_______________________
Analisar o homem com um ser biológico, verificando, através de investigação experimental, as relações existentes entre determinados órgãos e suas funções._________________
Questionar a existência da sua origem e destino, assim quanto à sua liberdade.___________.
Observar o homem como ser criado pela divindade, à sua imagem e semelhança, e meditar o que dele dizem os textos sagrados.
5. Diga qual é o tipo de conhecimento que cada afirmativa abaixo corresponde:
a) Conhecimento que se apóia em doutrinas que contêm proposições sagradas, por terem sido reveladas pelo sobrenatural. Parte do princípio de que as verdades tratadas são infalíveis e indiscutíveis.”
b) “Conhecimento transmitido de geração em geração por meio da educação informal e baseado na imitação e na experiência pessoal.”
c) “Conhecimento que procura responder às grandes indagações do espírito humano,
buscando até leis mais universais que englobem e harmonizem as conclusões da ciência.”
d) “Conhecimento obtido de modo racional, conduzido por meio de procedimentos científicos.
Visa explicar "por que" e "como" os fenômenos ocorrem.”
“Quando recebemos um ensinamento devemos receber como um valioso presente e não como uma dura tarefa. Eis aqui a diferença que transcende.”
Albert Einstein
6. Leia o texto com atenção e após a leitura de cada um, indique seu grau de concordância com o mesmo, usando uma escala de 0 a 2. Use: 2 para indicar concordância plena; 
1 para concordância parcial; 0 para desacordo total. Justifique o grau atribuído.
 
TEXTO L 
A formulação de leis naturais tem sido encarada, desde há muito, como uma das tarefasmais importantes da ciência. O método que a ciência utiliza para conhecer os fenômenos queocorrem no universo é o método experimental, que consiste, basicamente, em: a) observação dosfenômenos; b) medida das principais grandezas envolvidas; c) busca de relações entre essasgrandezas, com o objetivo de descobrir as leis que regem os fenômenos que estão sendopesquisados. Este processo, que permite chegar a conclusões gerais a partir de casos particulares, édenominado indução – e é uma das características fundamentais da ciência. Ele possibilita atingirum conhecimento seguro, baseado na evidência observacional e experimental.
 
TEXTO K 
Normalmente os cientistas não estão muito preocupados em negar uma teoria, mas sim emcomprovar as teorias existentes. Se o resultado aparecer depressa, ótimo. Caso contrário, o cientistalutará com os seus instrumentos e as suas equações até que, se for possível, obtenha resultadosconformes com a teoria adotada pela comunidade científica a que pertence. A comunidade científica é conservadora. Somente em casos muito especiais uma teoriaaceita por longo tempo é abandonada e substituída por outra. Em geral, as novidades que não seenquadram nas teorias vigentes tendem a ser rejeitadas pelos cientistas. Só é considerado comociência àquilo que os cientistas aceitam por consenso.
 
TEXTO B 
A necessidade de uma experiência científica é identificada pela teoria antes de serdescoberta pela observação. Ou seja, a experimentação depende de uma elaboração teórica anterior.Deste modo, o pensamento científico é, ao mesmo tempo, racionalista e realista, pois a provacientífica se afirma tanto no raciocínio como na experiência. 
O cientista deve desconfiar das experiências imediatas, refletir sobre os conceitos iniciais,contestar as idéias evidentes. Ou seja, o conhecimento científico se estabelece a partir de umaruptura com o senso comum. E o progresso das ciências exige ruptura com os conhecimentosanteriores
TEXTO E 
Comparando os temas de pesquisa científica com os problemas econômicos, técnicos,sociais ou políticos de cada época, fica evidente que o desenvolvimento científico é determinadopor eles. Antes da revolução industrial, a ciência não podia ultrapassar os limites impostos pelaigreja. Depois, submeteu-se aos interesses da burguesia, cujas necessidades técnicas e econômicasdeterminaram o desenvolvimento posterior das teorias científicas. 
Atualmente, o papel dessas influências externas sobre o desenvolvimento das ciências podeser facilmente constatado, verificando-se em quais pesquisas as agências financiadoras investemseus recursos. 
TEXTO P 
A ciência possui valor, não porque a experiência demonstre as idéias científicas, mas porquefatos experimentais podem falsear proposições científicas. As idéias científicas não podem serprovadas por fatos experimentais, mas estes fatos podem mostrar que as proposições cientificasestão erradas. Esta é a característica de todo o conhecimento científico: nunca se pode provar queele é verdadeiro, mas às vezes, podemos provar que ele não é verdadeiro. 
Sempre existe a possibilidade de se provar que uma teoria estabelecida está errada, masnunca podemos provar que ele é correta. Assim, a ciência evolui através de refutações. À medidaque se vai provando que algumas idéias são falsas, obtém-se uma nova teoria, ou a antiga éaperfeiçoada. 
TEXTO F 
Em principio, o cientista não precisa seguir qualquer norma rígida quando à metodologia dapesquisa. Ou seja, vale tudo. Não existe regra de pesquisa que não tenha sido violada alguma vez. Portanto, não se podeinsistir para que, numa dada situação, o cientista adote, obrigatoriamente, um certo procedimentometodológico. No fim das contas, pode ser esta justamente a situação em que a regra deve seralterada. Não existe nenhuma regra, por mais alicerçada que esteja numa teoria do conhecimento,que não tenha sido violada em uma ocasião ou outra. Tais violações são necessárias ao progresso.
Bibliografia: BORGES, R.M.R. Em Debate: Cientificidade e Educação em Ciências. Porto Alegre: SE/CECIRS, 1996. 75 p.

Continue navegando