Buscar

Avaliação de Libras

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Libras
Leia o trecho de texto a seguir:
“A teoria cultural se expressa como sucessão de identidades no mundo contemporâneo, para que os sujeitos sociais valorizem, expressem suas diferenças, suas culturas especificas, em busca da afirmação cultural [...]. O povo surdo participa do espaço, da luta pela educação e pelos direitos culturais. O surdo tem a capacidade de discutir política, fazer exigências sociais e criar associações com o intuito de viver em comunidade, sempre são capazes de lutar pela sociedade do povo surdo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SCHMITT, Deonisio. Espaço de conforto linguístico/cultural dos surdos na UFSC. In. QUADROS, Ronice Muller de (Org.). Estudos Surdos III (Série pesquisas). Rio de Janeiro: Gralha Azul, p. 98-123, 2008. p. 105,106.
As diferenças humanas propiciam reflexões sobre os processos culturais específicos da cultura surda. Autores e estudiosos desta área afirmam que a surdez deve ser reconhecida como apenas mais um aspecto dentre infinitas possibilidades da diversidade humana. Nessa perspectiva, em relação à cultura surda e à surdez, tendo em vista os conteúdos do texto-base Ensino de Língua Portuguesa para surdos: Caminhos para a prática pedagógica, é correto afirmar que:
Nota: 20.0
	A	
As pessoas surdas que compartilham da cultura surda não possuem uma história de vida e pensamentos próprios.
	B	
A cultura surda não gera valores e nem comportamentos comuns compartilhados entre os surdos.
	C	
A cultura surda não se caracteriza como multicultural.
	D	
Sociólogos e antropólogos, desde os primórdios, reconhecem e valorizam a cultura surda como independente dos outros grupos humanos.
	E	
Os surdos e ouvintes residentes no Brasil compartilham uma série de hábitos e costumes que são próprios dos brasileiros.
Você acertou!
”Pelo fato de surdos e ouvintes encontrarem-se imersos, normalmente, no mesmo espaço físico e partilharem de uma cultura ditada pela maioria ouvinte, no caso do Brasil, a cultura brasileira, surdos e ouvintes compartilham uma série de hábitos e costumes, ou seja, aspectos próprios da Cultura Surda, mesclados a aspectos próprios da Cultura Ouvinte, fato que torna os surdos indivíduos multiculturais. Por esse motivo, Skliar (1998: 28) defende que 'é possível aceitar o conceito de Cultura Surda por meio de uma leitura multicultural, em sua própria historicidade, em seus próprios processos e produções, pois a Cultura Surda não é uma imagem velada de uma hipotética Cultura Ouvinte, não é seu revés, nem uma cultura patológica’” (texto-base: Ensino de Língua Portuguesa para surdos: Caminhos para a prática pedagógica, p. 39,40).
Questão 2/5 - Libras
Leia a seguinte afirmação:
“A partir dos anos 80, no Brasil, os estudos referentes à surdez e à língua de sinais vêm adquirindo um espaço bastante significativo, especialmente, no contexto escolar, reafirmando o papel desta língua no processo de desenvolvimento linguístico, cognitivo e social do surdo, bem como da aprendizagem da escrita da língua oral, como segunda língua”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PERLIN, Gladis; QUADROS, Ronice Muller de (Org.). Estudos Surdos I. Rio de Janeiro: Gralha Azul, 2006. p. 285.
De acordo com os conteúdos do texto-base Ensino de Língua Portuguesa para surdos: Caminhos para a prática pedagógica, as políticas linguísticas preconizam o acesso à produção cultural produzida aos surdos. Sobre essa temática, é correto afirmar que:
Nota: 20.0
	A	
No processo de alfabetização dos surdos, dois acessos são considerados os mais importantes: vídeos e a língua portuguesa. Desde cedo é necessário que os surdos dominem os dois sistemas de fala e escrita para estarem inseridos na multiculturalidade.
	B	
Todas as crianças surdas, logo ao nascerem, já possuem acesso aos processos e produtos que determinados grupos de surdos geram em relação ao teatro, ao brinquedo, à poesia visual (Cultura Surda).
	C	
Para melhor se efetivar o processo de alfabetização de surdos, deve-se iniciar o ensino-aprendizagem pela língua portuguesa oral para, depois, utilizar-se da língua de sinais. 
	D	
A família não se responsabiliza no que tange ao ensino dos filhos surdos. Então, não há necessidade de se envolver na busca para seus direitos linguísticos serem respeitados.
	E	O processo de alfabetização de surdos tem duas chaves preciosas para sua efetivação: o relato de histórias e a produção de literatura infantil em Libras.
Você acertou!
A alternativa C é verdadeira segundo o seguinte argumento: Quadros (2000: 6) acrescenta que 'o processo de alfabetização de surdos tem duas chaves preciosas: o relato de estórias e a produção de literatura infantil em sinais (não sistemas de comunicação artificiais, português sinalizado, ou qualquer outra coisa que não seja a Língua de Sinais Brasileira (LSB) (texto-base: Ensino de Língua Portuguesa para surdos: Caminhos para a prática pedagógica, p. 48,49).

Continue navegando