Buscar

AULA pelve.ppt

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
PELVE E PERÍNEO 
O termo pelve é usado para designar várias estruturas: uma região, o cíngulo do membro inferior e a cavidade pélvica. 
No uso comum, a pelve é a parte do tronco ínfero-posterior ao abdome e é a área de transição entre o tronco e os membros inferiores. 
Anatomicamente, a pelve é o espaço ou compartimento circundado pelo cíngulo do membro inferior (pelve óssea), que é parte do esqueleto apendicular inferior
*
*
PELVE E PERÍNEO 
O períneo refere-se tanto à área da superfície do tronco entre as coxas e as nádegas, que se estende do cóccix até o púbis, quanto ao compartimento superficial situado profundamente (superior) a essa área e inferior ao diafragma da pelve. 
O períneo inclui o ânus e os órgãos genitais externos: o pênis e o escroto no homem e o pudendo feminino, na mulher
*
*
PELVE ÓSSEA
Os ossos do cíngulo do membro inferior formam a pelve óssea. São eles os ossos do quadril e o sacro.
Os ossos do quadril são formados pela fusão de três ossos, o ílio, o ísquio e o púbis. O sacro, como já foi visto, é formado pela fusão de cinco vértebras sacrais.
*
*
 PELVE
A pelve é dividida em pelve maior (“falsa”) e pelve menor (“verdadeira”). 
A pelve maior oferece proteção às vísceras abdominais inferiores. A pelve menor oferece a estrutura óssea para os compartimentos da cavidade pélvica e do períneo no tronco, separados pelo diafragma da pelve musculofascial. 
A pelve possui duas aberturas: a abertura superior da pelve e a abertura inferior da pelve.
*
*
*
*
DIAFRAGMA PÉLVICO
O assoalho da pelve é formado pelo diafragma da pelve, que forma uma tigela ou funil, formado pelos músculos isquiococcígeo e levantador do ânus e pelas fáscias que recobrem as faces superior e inferior desses músculos.
O músculo levantador do ânus é a parte maior e mais importante do assoalho da pelve. O músculo levantador do ânus é dividido em três partes: músculo puborretal, músculo puboccocígeo e músculo iliococcígeo.
*
*
DIAFRAGMA PÉLVICO
Existem outros músculos e estruturas que fazem parte do estudo do diafragma da pelve
*
*
PERÍNEO
São músculos localizados no espaço superficial e profundo do períneo que apresentam funções esfincterianas para manutenção da continência fecal e urinária, fixação e sustentação do corpo do períneo/assoalho pélvico que, por sua vez, sustenta o diafragma da pelve, dando sustentação também às vísceras abdominopélvicas.
Exemplos: músculo esfíncter externo do ânus, músculo bulboesponjoso, músculo isquiocavernoso, músculo transverso superficial do períneo, músculo transverso profundo do períneo.
*
*
*
*
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando