Buscar

Trabalho de Neuroanatomia Av2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Possiveis textos para o Trabalho de Neuroanatomia.
Depressão :
É uma doença física como outra qualquer, só que desorganiza as reações emocionais.
A depressão é muito complexa e difícil de ser diagnosticada, pois um dos seus principais sintomas pode ser confundido com tristeza, apatia, preguiça, irresponsabilidade e em casos crônicos como fraqueza ou falha de caráter. 
É muito comum ouvir as pessoas dizer que estão “deprês” ou deprimidas, quando apenas estão chateadas, estressadas ou porque se desentenderam com alguém. 
Independente do estado de espírito, até o ser mais iluminado perderia a paciência ou se chatearia numa briga de trânsito, invertida profissional, falta de grana, doença na família, perda de um ente querido, desemprego, crise conjugal e etc... Isto é comum na vida das pessoas, oscilamos o nosso humor diariamente. Só que depois de um curto período de tempo voltamos ao normal, sem grandes dramas, correndo atrás do prejuízo. 
Já a pessoa deprimida ou com predisposição, às vezes com uma chateação corriqueira, pode ser nocauteada e cair num abismo sem fim ou então, ser mais resistente, mas numa crise brava também vai pro abismo. Por que é assim mesmo que se sente um deprimido. Uma pessoa sem perspectiva de vida, sem amor próprio, pessimista, desanimada que não vê graça em nada a não ser no seu isolamento e luto em vida. 
Na realidade este desânimo perante a vida não é falta de atitude e sim um mau funcionamento cerebral. Porque embora muitas pessoas acham que depressão é frescura, ela é uma doença, um desequilíbrio bioquímico dos neurotransmissores (mensageiros químicos do impulso nervoso) responsáveis pelo controle do estado de humor.
A dopamina e serotonina são neurotransmissores que estão muito associados ao estado afetivo das pessoas. A serotonina está ligada a sentimentos de bem estar ou mal estar. Ela regula o humor, o sono, a atividade sexual, o apetite, o ritmo cardíaco, as funções neuroendócrinas, temperatura corporal, sensibilidade à dor, atividade motora e funções cognitivas. A dopamina está associada à sensação de euforia, entusiasmo e prazer. Esta regula o controle do movimento, da percepção e da motivação. 
Na depressão a dopamina, serotonia e outras substâncias químicas como a noradrenalina, ácido gama-aminobutírico e aceticolina ficam alterados, desorganizando o estado de humor, as emoções, capacidade mental e o bem estar geral do organismo. 
Dopamina :
Curiosidades
A importância da dopamina para sua vida - 1. Personalidade
Você se considera tímido, extrovertido? Inseguro, valente? Segundo estudo realizado por pesquisadores da Clínica Universitária Charité de Berlim e publicado na revista Nature Neuroscience em 2008, a quantidade de dopamina que contém a amídala cerebral de uma pessoa pode definir se ela é tranquila e segura de si mesmo (características relacionadas com a baixa concentração de dopamina) ou se é medrosa e estressada (características relacionadas com a alta concentração de dopamina).
 A importância da dopamina para sua vida - 2. Sobrepeso
As pessoas obesas têm menos receptores de dopamina em seus cérebros. Portanto, precisam comer em maior quantidade para compensar esse déficit e sentir a mesma satisfação que os outros, segundo estudo publicado há pouco na revista Science.
 A importância da dopamina para sua vida - 3. Paixão pelo risco
Usando técnicas de neuroimagem, estudiosos demonstraram que quanto maior a paixão pelo risco e adrenalina de uma pessoa, maior é o número de receptores de dopamina que existem em seu cérebro. Assim, esse indivíduo se sente mais satisfeito e motivado.
 A importância da dopamina para sua vida - 4. Criatividade
De acordo com artigo publicado recentemente na revista PloS ONE, as pessoas criativas têm menos receptores de dopamina no tálamo, zona do cérebro encarregada de filtrar os estímulos que chegam ao córtex cerebral. Isso impede que se filtrem alguns sinais do cotidiano e aumenta o fluxo de informação para o cérebro, o que permite estabelecer conexões entre conceitos que nem todos realizam.
 A importância da dopamina para sua vida - 5. Memória
A dopamina também controla a duração da memória. Ou seja, se uma informação se conversa durante somente 10 ou 12 horas no cérebro e desaparece ou se perdura por mais tempo. Se consideramos importante o que aprendemos, a dopamina ativa o hipocampo, para que este arquive a informação. Por outro lado, se o que aprendemos não nos satisfaz, a memória se dilui.
 
 Autor: Universia Brasil
A Dopamina é um neurotransmissor liberado pelo cérebro,responsável por alguns desempenhos nos seres humanos e precursor natural da adrenalina e da noradrenalina Algumas de suas funções notáveis estão em:
·	movimento
·	memória
·	recompensa agradável
·	comportamento e cognição
·	atenção
·	inibição de produção do prolactin
·	sono
·	humor
·	aprendizagem
O Excesso e a deficiência deste produto químico vital são a causa de diversas condições da doença. A doença e a toxicodependência de Parkinson são alguns dos exemplos dos problemas associados com os níveis anormais da dopamina.
Um pouvo mais..
a dopamina é um importante neurotransmissor no cérebro, produzido por um grupo de células nervosas, chamadas de Neurônios Pré-Sinápticos, que atuam no cérebro promovendo, entre outros efeitos, a sensação de prazer e a sensação de motivação.
A dopamina é precursora natural da adrenalina e da noradrenalina e por conseguinte tem como função a atividade estimulante do Sistema Nervoso Central (SNC). Em doses naturalmente* baixas a moderadas, o fluxo sanguíneo coronário e o consumo de oxigênio do miocárdio geralmente se incrementam. Ou seja, nosso coração acelera, ocorre um aumento de pressão e oxigenação, para que pensamentos e ações ligadas à defesa e sobrevivência ou alegria, felicidade, entusiasmo sejam percebidas e vivenciadas.
Enquanto produzida e liberada por causas naturais, faz parte da bioquímica humana, não só para momentos de defesa e sobrevivência, mas também de ‘lutar’ por sentido e significância existencial.
Porém, não contente com o natural, a dopamina está por trás da dependência do jogo (inclusive eletrônicos), sexo, álcool e outras drogas. Ilusão, porque a duração da ação da dopamina é de menos de 10 minutos. Portanto, o ‘viciado’, para manter a sensação ‘química’ do prazer, precisa estar ‘consumindo’ a droga continuamente e, em doses cada vez maiores: criando uma sensação permanente de empolgação ou euforia no usuário.
A produção da dopamina ocorre no cérebro pela ativação da enzima tirosina hidroxilase, que converte o aminoácido tirosina em L-DOPA, que, posteriormente, será descarboxilada formando a dopamina. A tirosina é produzida pelo organismo no fígado, através da fenilalanina hidroxilase. Ainda é possível a produção de epinefrina e norepinefrina partindo da dopamina. 
Produzida, a dopamina ficará armazenada em vesículas e será liberada nas sinapse, provocando estímulos nos receptores adrenérgicos do sistema nervoso simpático e nos receptores dopaminérgicos nos leitos vasculares renais, mesentéricos, coronarianos e intracerebrais, produzindo vasodilatação.

Continue navegando