Buscar

Avaliando o aprendizado 2017 traumato ortopedia

Prévia do material em texto

Avaliando o aprendizado 2017.2-traumato ortopedia 
Simulado 1
	Sobre o tecido ósseo selecione a alternativa falsa.
		
	
	Na osteoporose os osteoclastos trabalham com maior velocidade e intensidade que os osteoblastos.
	 
	O periósteo é a membrana que reveste externamente os ossos assim como os canais de Havers e Volkmann, sua ruptura pode provocar necrose na área lesionada, pois ele é responsável por parte da nutrição do tecido ósseo.
	
	Os osteócitos se localizam em lacunas, se comunicam através de canalículos e são responsáveis pela manutenção da matriz óssea.
	
	O tecido ósseo está em constante renovação e as principais células envolvidas nesse processo são os osteoblastos, produtores da matriz óssea, e os osteoclastos, responsáveis pela degradação da mesma.
	
	A diferença entre a medula óssea rubra e flava está nas células livres que,na rubra, se diferenciam em eritrócitos, neutrófilos, eosinófilos, basófilos, linfócitos tipo B, monócitos e plaquetas e, na flava, são substituídas por células adiposas.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201512336970)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Como tratamento fisioterapêutico na fase inicial de pacientes com fratura de Colles, é indicado:
		
	
	exercícios de extensão e rotação do cotovelo,
	 
	exercícios de flexão e extensão para o cotovelo
	
	exercícios de amplitude de movimento para punho com sustentação de peso.
	
	exercícios de flexão e rotação do cotovelo
	
	exercícios de amplitude de movimento para punho
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201512827547)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Relacione os itens da coluna superior com a inferior:
( A ) Teste do cotovelo de golfista
( B ) Teste de Mac Murray
( C ) Teste de Wright
( D ) Teste de Ober
(    ) Evidencia lesão meniscal = paciente em decúbito dorsal com joelho fletido e tíbia em rotação externa, aplicar stress em valgo e estender o joelho lentamente, se positivo apresenta ruído ou clic palpável.
(    ) Determina a síndrome do desfiladeiro torácico = braço em abdução, rotação externa e cabeça girada para o lado oposto, se positivo apresenta diminuição do pulso radial.
(    ) Testa a contratura do Tensor fascia lata e trato iliotibial = paciente em decúbito lateral e o terapeuta abduz a coxa e solta, se positivo o membro permanecerá abduzido mesmo após ter sido solto.
(    ) Testa a epicondilite medial= cotovelo estendido, antebraço supinado e mão fechada, realizar a flexão contra resistência, se positivo ocorrerá dor no epicôndilo.
		
	
	b,c,a,d
	
	c,a,d,b
	
	a,c,b,d
	
	d,a,c,b
	 
	b,c,d,a
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201512336514)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sobre a Osteomielite é correto afirmar:
		
	
	O seqüestro ósseo somente ocorre na forma hematogênica.
	
	Na fase crônica, a antibióticoterapia, mostra bons resultados no tratamento.
	 
	O abscesso de Brodie é freqüentemente assintomático.
	
	A fístula é característica da fase aguda.
	
	A forma hematogênica acomete mais idosos.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201512977024)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O sistema musculoesquelético inclui ossos, músculos e estruturas articulares. As lesões agudas ou condições crônicas, que perturbam a anatomia ou fisiologia dos tecidos musculoesqueléticos, podem afetar grandemente a função de um paciente. Sobre a avaliação musculoesquelética, assinale a alternativa INCORRETA:
		
	
	Na amplitude de movimento articular deve ser testada a amplitude de movimento ativa (ADMA) e a passiva.
	
	Dentre os propósitos de uma avaliação musculoesquelética, incluem determinar a presença ou ausência de comprometimento envolvendo ossos, músculos e estruturas articulares, determinar uma base para comparação futura e ajudar a formular metas fisioterapêuticas, resultados esperados e plano de tratamento apropriado.
	
	Padrões capsulares são observados pela restrição de mobilidade, que, em geral, envolvem múltiplos movimentos em uma articulação.
	
	Dinamômetros manuais são dispositivos portáteis colocados entre a mão do fisioterapeuta e o corpo do paciente, os quais medem a força mecânica no ponto de aplicação.
	 
	O Teste Muscular Manual usa a gravidade, arco de movimento e velocidade do segmento corporal para testar e determinar os graus musculares.
	
	Simulado 2
A distensão muscular ocorre exatamente quando há rompimento de fibras musculares. Isso acontece, no mais das vezes, quando a pessoa sofre um traumatismo local, quando a musculatura não está preparada para receber uma contração muscular muito forte e rápida ou quando é executado um movimento brusco e exagerado contra uma resistência. É falso afirmar que:
		
	
	Trata-se de um quadro clínico que pode ocorrer em diferentes grupos musculares. Porém, as regiões da virilha, da coxa e da panturrilha, apresentam distensões com maior frequência.
	
	Além disso, devido ao extravasamento interno de sangue, é comum surgirem hematomas, cuja intensidade varia conforme a proximidade e a coloração da pele.
	
	Quando ocorre a lesão, é comum o paciente apresentar edemas e queixar-se de fortes dores na região atingida.
	
	Habitualmente, as distensões musculares são classificadas em graus, de acordo com a gravidade da lesão.
	 
	O Fisioterapeuta pode administrar uma série de condutas, que são prescrita pelo médico, que vão depender da situação concreta que lhe é apresentada. Em geral, no tratamento fisioterapêutico dessa lesão, são empregados aparelhos para combater a inflamação e promover alívio de dores e desconfortos;
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201512830046)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Assinale a opção que apresenta um conceito correto para uma modalidade de contração muscular:
		
	
	CONTRAÇÃO CONCÊNTRICA: tanto o agonista quanto o antagonista têm intensidade de forças iguais durante o movimento.
	
	CONTRAÇÃO ISOTÔNICA: não se verifica variação nas dimensões do músculo durante a contração.
	
	CONTRAÇÃO ISOCINÉTICA: a carga e o tônus são iguais do início ao final do movimento.
	 
	CONTRAÇÃO EXCÊNTRICA: quando a resistência for maior do que a força, ocorrerá alongamento de suas fibras.
	
	CONTRAÇÃO ISOMÉTRICA: a velocidade é constante durante a contração, não ocorrendo variação angular.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201512330847)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A biomecânica de fixação e consolidação de uma fratura é baseada em dois dispositivos; o de compartilhamento de estresse e o de proteção contra estresse. Com base nesse conhecimento responda: um dispositivo de compartilhamento de estresse seria: I) Placa de compressão, II) Parafusos, III) Haste intramedular IV) Gesso, V) Pinos Estão certas:
		
	
	II e IV
	
	I e III
	 
	III, IV e V
	
	II e V
	
	I e IV
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201512827565)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Marque a alternativa INCORRETA:
		
	
	A fratura de Colles tem como característica um desvio posterior da extremidade distal do rádio podendo ter a deformidade do punho chamada de dorso de garfo.
	
	A fratura de Galleazi envolve a diáfise do rádio e está associada com luxação da radioulnar distal.
	
	A síndrome isquêmica de Volkman é uma complicação da fratura supracondiliana no qual ocorre a obstrução da artéria braquial tendo uma mão em garra.
	
	A fratura do extremo distal do rádio acompanhada por uma queda com a mão em flexão chama-se Fratura de Smith.
	 
	A queda sobre a mão em hiperextensão e o antebraço em supinação têm como complicação mais comum fraturas dos ossos do carpo e distal do rádio e restrição funcional para flexão e extensão do ombro.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201513325871)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Pseudoartrose é um termo utilizado para definir:
		
	
	Placa epifisal.
	 
	Faltade consolidação de fraturas.
	
	Desgaste articular.
	
	Inflamação articular.
	
	Fratura articular.
Simulado 3
		
	
	 1a Questão (Ref.: 201512909705)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	As síndromes compressivas de membros superiores geralmente acometem o plexo braquial, bem como os nervos mediano, ulnar e radial. Logo, torna-se necessário a inclusão no protocolo de reabilitação as técnicas de liberação e mobilização neural que devem respeitar o nível de tensão neural e subjetividade do paciente nas manobras tensionantes e oscilatórias. Sendo assim, de acordo co o posicionamento terapêutico de mobilização dos referidos nervos, marque a alternativa correta. I) Paciente em decúbito dorsal com o membro superior em abdução à 90º, rotação externa com extensão de cotovelo e punho. II) Paciente em decúbito dorsal com o membro superior em abdução acima de 90º, rotação externa com flexão de cotovelo e extensão de punho. III) Paciente em decúbito dorsal com o membro superior em posição neutra e discreta abdução, associada a rotação interna com extensão de cotovelo e punho fletido combinado a um desvio ulnar.
		
	
	Demonstra ulnar, radial e mediano
	
	Evidencia radial, ulnar e mediano
	 
	Descreve mediano, ulnar e radial
	
	Carateriza-se por mediano, radial e ulnar
	
	A ordem é ulnar, mediano e radial
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201512819573)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	É correto afirmar:
		
	
	Posteriormente à articulação glenoumeral estão localizadas as bolsas (bursas) subacromial e subdeltóide
	 
	Como há mínimo contato entre a cavidade glenóide e a cabeça umeral, a articulação do ombro depende de estruturas ligamentares, musculares e tendíneas para ter estabilidade.
	
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	A articulação glenoumeral é considerada a mais móvel e a mais estável de todas as articulações do corpo humano.
	
	Somente são permitidos os movimentos de flexão, extensão, abdução e adução.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201512909689)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A paciente N.M.S, 58 anos foi encaminhada ao serviço de fisioterapia em virtude de dor lombar há 2 anos. Durante a avaliação clínica foram evidenciados os seguintes aspectos: I) Verificou-se positividade do Slump Test por apresentar o desencadear de dor associada a parestesia irradiada no membro inferior testado; II) Durante a realização de uma flexão passiva de quadril à 70º com joelho extensão evidenciou-se o desencadear de sintomas caraterizando um comprometimento extradural; III) O Teste de Thomas se mostrou positivo confirmando encurtamento de piriforme; IV) Durante a investigação dos dermátomos verificou-se alteração de sensibilidade póstero-lateral ao membro inferior testado a nivel de L4-L5, sendo sugestivo de ciatalgia.
		
	
	A III e IV estão corretas.
	
	A I e II estão corretas.
	
	A II e III estão corretas.
	
	A I e III estão corretas.
	 
	A I e IV estão corretas.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201512827544)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Uma professora de 23 anos queixa-se de dor na face lateral do quadril direito. Ela diz que a dor incomoda quando abduz e flexiona o quadril, e que não aguenta deitar por cima do quadril. Em relação a esse paciente, o fisioterapeuta decide tomar as seguintes providências:
 I) Identificar a ocupação; o estilo de vida; se faz uso de medicamentos; época e início da doença e como evolui os sintomas no decorrer do dia, pois irá influenciar no diagnóstico e no prognóstico da doença.
II) Através dos seus conhecimentos de anatomia funcional, da patologia e dos mecanismos de lesão avaliou-se a existência de compensações posturais, contraturas musculares, amplitude de movimento e realizou testes específicos para diagnóstico preciso de uma patologia do quadril.
III) Consultou o exame radiográfico pois ajuda a identificar presença de lesões capsulares e ligamentares.
Considerando as melhores condutas referentes ao caso, é correto dizer que:
		
	 
	apenas os itens I e II são coerentes.
	
	todos são coerentes.
	
	apenas os itens II e III são coerentes.
	
	apenas o item II é coerente.
	
	apenas o item I é coerente
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201512336512)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Paciente de 62 anos, sexo masculino, encaminhado ao setor de fisioterapia com 1 semana de pós-operatório de artroplastia total do quadril direito, cimentada. Tal procedimento é realizado através da substituição da cabeça do fêmur e do acetábulo por componentes sintéticos, por meio de uma abordagem cirúrgica de alta complexidade. No pós-operatório o paciente deve tomar alguns cuidados, por este motivo, algumas situações são restringidas. Diante do caso descrito é permitido, neste período, que o paciente realize o seguinte procedimento:
		
	 
	Descarga de peso corporal sobre o membro comprometido.
	
	Dormir sobre o lado operado.
	
	Cruzar as pernas.
	
	Adução do quadril.
	
	Flexão acima de 90 graus.
Simulado 4
	 1a Questão (Ref.: 201512335800)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Analisando-se a biomecânica do tronco em movimentação ativa livre e a sobrecarga que esses movimentos exercem no disco intervertebral e em seus componentes, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
		
	 
	Ao realizarmos a rotação lateral do tronco, durante o movimento, exercemos uma força de compressão direta no disco intervertebral.
	 
	A alta incidência de lesão nos anéis posteriores do disco intervertebral, deve-se a execução freqüente de atividades em extensão do tronco.
	 
	O núcleo pulposo se desloca em direção contrária às forças de exercidas sobre o disco intervertebral durante movimento executado pelo tronco.
	 
	Grande parte das atividades do indivíduo são realizadas executando a flexão lateral do tronco, o que causa uma sobrecarga posterior nos aneis fibrosos.
	 
	Quando realizamos a flexão anterior do tronco o disco intervertebral é comprimido anteriormente e o núcleo pulposo tem um deslocamento posterior.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201512340348)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	As forças de compressão que atingem o disco intervertebral, durante os movimentos da coluna, podem causar sobrecarga nos anéis fibrosos. De acordo com a técnica de Mckenzie os exercícios para o tronco podem influenciar na redução dessa sobrecarga. È INCORRETO afirmar que:
		
	
	Os exercícios em flexão do tronco são indicados para tratar uma lesão anterior dos anéis já que promovem o reposicionamento dos anéis do disco e a descompressão do ligamento longitudinal anterior.
	
	durante os exercícios em flexão da coluna, a dor não retorna da extremidades para o centro da coluna lombar.
	
	é possível observar a redução da sobrecarga no ligamento longitudinal posterior, no saco dural e na raiz nervosa quando realizamos exercícios em hiperextensão.
	 
	o princípio dos exercícios de Mckenzie está fundamentado no comportamento biomecânico do disco intervertebral de acordo com as forças de tração que atuam sobre ele de forma direta.
	
	ao realizar a hiperextensão do tronco é possível proporcionar o reposcionamento funcional dos anéis fibrosos que sofreram um achatamento posterior.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201512915852)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Sobre as Artroplastias, assinale a alternativa CORRETA:
		
	
	A prótese de quadril pode ser cimentada ou não cimentada, sendo que a prótese não cimentada permite descarga de peso precoce, possibilitando a marcha sem uso de órtese em um mês pós-operatório.
	
	Entre os movimentos que podem causar a luxação da prótese, destacam-se os movimentos amplos de extensão do quadril, rotações e abduções.
	
	As artroplastias permanecem como um dos mais bem sucedidos procedimentos ortopédicos para lesões de menisco.
	 
	Aartroplastia parcial é mais indicada em osteoartrose avançada na articulação coxofemoral, enquanto que a artroplastia total é mais indicada em fraturas do colo do fêmur.
	 
	A artroplastia de quadril pode ser parcial, quando ocorre substituição apenas do componente femoral, ou total, quando ocorre a substituição do componente femoral e do componente acetabular.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201513107749)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Na avaliação da articulação do joelho, o teste de instabilidade Monoplanar (estresse em varo) com o joelho em flexão de 20 a 30 graus quando positivo, é indicativo de lesão de quais estruturas.
		
	 
	ligamento colateral lateral, cápsula póstero-lateral, complexo arqueado-poplíteo, trato-iliotibial e tendão do bíceps femoral
	
	músculo semimembranoso, ligamento cruzado anterior, capsula póstero-medial, músculo gastrocnêmio medial.
	
	ligamento cruzado anterior, músculo gastrocnêmio lateral e ligamento colateral medial
	
	Somente o ligamento colateral medial sofrerá lesão.
	
	Somente a cápsula póstero medial sofrerá lesão.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201512477446)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A respeito da Síndrome da dor fêmoro-patelar (SDFP) e implicações para a fisioterapia, julgue os itens subsequentes. I - Todas as afecções que levam à SDFP provocam um conjunto de sinais e sintomas semelhantes, como dor anterior no joelho, eventual derrame articular, crepitação e falseio durante o movimento. II - Dificuldade nos movimentos de flexão e extensão do joelho, de subir e descer escadas, de fazer agachamentos, e desconforto ou dor após repouso prolongado do membro são comuns. III - Os exercícios de cadeia cinética fechada são preferencialmente prescritos em relação ao uso de exercícios de cadeia cinética aberta. IV - Do ponto de vista de compressão patelar, durante os exercícios, a amplitude de 0º até 50º de flexão do joelho parece ser a mais adequada para manter o baixo nível de estresse fêmoro-patelar. V - O tratamento fisioterapêutico na SDFP voltado à reeducação postural não é fundamental, visto que os músculos que contribuem para o alinhamento do membro inferior não possuem ação direta no padrão postural do indivíduo. Assinale a alternativa que indica o correto julgamento dos itens.
		
	 
	Apenas I, II e V são corretas
	 
	Apenas III, IV e V são corretas
	 
	Apenas I, II e III são corretas;
	 
	Apenas II, III e IV são corretas
	 
	Apenas II, IV e V são corretas

Continue navegando