Buscar

adm CASOS PARA A prova

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.É corret afirmar q o Direito Administrativo é fruto d construções jurisprudenciais? Discorra a respeit, identificand na Const de 1988 os arts q refletem o pensamento dos principais articuladores d Revolução Francesa de 1789. Sim, os princípios norteadores do D. adm estão caracterizados n constituição em relação à revolução francesa.Logo após a ver. Franc. Se fez necessário impor limites ao poder de estado. Sendo os maiores influenciadores, Montesquieu c/ tripartições das funções estatais, art2 cf e Rousseou o estado democrático de direito, art1.
2. O prefeito do município ?P", conhecido como João do ?P?, determinou que, em todas as placas de inauguração das novas vias municipais pavim entadas em seu mandato na localidade denominada ?E?, fosse colocada a seguinte homenagem:..Na qualidade de procurador do município, você é consultado pelo Prefeito, que insiste em manter a situação. Indique o princípio da Administração Pública que foi violado e por que motivo. O pref violou o princ. da impessoalidade, art 37, xxii, §1cf usando de benfeitoria do povo como forma de se promover.
3. José está inscrito em concurso público para o cargo de assistente administrativo da Administração Pública direta do Estado de Roraima. Após a realização das provas, ele foi aprovado para a fase final do certame, que previa, além da apresentação de documentos, exames médicos e psicológicos. A lista dos candidatos aprovados... Na qualidade de advogado de José, indique os argumentos jurídicos a serem utilizados nessa ação judicial. No caso em questão a nomeação foi pessoal, sendo assim é necessário a individualização da informação, assim se justifica o uso de um m. s. para afastar a ilegalidade do fato.
4.O Prefeito de uma Cidade do interior do Estado do Rio de Janeiro editou decreto promovendo uma ampla reformulação administrativa, ... Em face dessa situação, responda, de forma fundamentada, se é considerada legítima a iniciativa do chefe do Poder Executivo municipal de, mediante decreto, promover as mudanças pretendidas. Não, pois a criação e extinção de órgão público se dará por lei, assim como poderá se fazer por decreto autônomo dado pelo chefe do poder executivo, desde q n aumente as despesas.
5.O Governador do Estado X, após a aprovação da Assembleia Legislativa, nomeou o renomado cardiologista João das Neves..A) À luz do Poder Discricionário e do regime jurídico aplicável às Agências Reguladoras, foi juridicamente correta a nomeação ? N tem amparo legal, td a agencia reguladora destina-se a avaliação e o controle de certas atividades do interesse da coletividade.
B) Foi correta a decisão do governador em exonerar João das Neves, com aval da Assembleia Legislativa, em razão da quebra de confiança? Na qualidade de diligente da agencia reguladora possui uma estabilidade def. definida na lei e depende d sentença transitada em julg. Ou através de renuncia do cargo.
6.Os municípios ?X?, ?Y? e ?Z?, necessitando estabelecer uma efetiva fiscalização sanitária ... A) Pode a associação pública aplicar multas e demais sanções pelo descumprimento das normas sanitárias estabelecidas pelo referidos entes ?X?, ?Y? e ?Z?? Sim, a associação pub. Possui personalidade politica de direito público e por consequência pode exercer poder de polícia. 
B) É possível que a referida associação pública realize a delegação prevista para a empresa ABCD? Sim, é possível à emp. Privada tem legitimidade p/ o exercício de atos materiais decorrentes do poder de policia tais como instalação e operação de câmeras de monitoramento.
7. A lei federal nº 1.234 estabeleceu novas diretrizes para o ensino médio no país, determinando a inclusão de Direito Constitucional...A) Cons. o poder regulamentar, conferido à Administração Pública, de e ditar atos normativos gerais p/ complementar os comandos legislativos e permitir sua aplicação, é válido o Decreto nº 101, expedido pelo Chefe do Poder Executivo? N, pois violou o preceito constitucional, o poder regulamentar é exercido pela autoridade pública como ferramenta destinada a interpretação didática e a especificação da norma legal aplicável a adm pública.
B) O ato expedido pelo Chefe do Poder Executivo está sujeito a controle pelo Poder Legislativo? Sim, no caso se dará por meio de decreto legislativo q tem por finalidade suspender o decreto regulamentar se extrapolar os limites de regulamentação.
8. João, comerciante experimentado, fundado na livre iniciativa, resolve pedir à administração do município ?.. A) Pode o Município ?Y? se negar a outorgar o ato, alegando que considera desnecessária a referida instalação? Trata-se de poder discricionário, sua aprovação é fundamentada na conveniência e oportunidade de adm. Q possui o mérito adm p/ decidir pela outorga ou não.
B) Pode o município ?Y?, após a outorga, rever o ato e o revogar? Neste caso é devida indenização a João? 
 C) Caso o ato de outorga previsse prazo para a duração da utilização do espaço público , seria devida indenização se o Poder Público resolvesse cancelar o ato de outorga antes do prazo? O município poderá negar a autorização a qualquer tempo em face da precatória do ato. Neste caso n haverá indenização.
O Estado X está realizando obras de duplicação de uma estrada... A) Em nosso ordenamento, é admissível a responsabilidade civil do Estado por ato lícito? S, a resp. objetiva estatal independe da natureza licita ou ilícita da ação ou omição do ente estatal
B) Considerando o caso acima descrito, está configurada a responsabilidade objetiva do Estado X? N, a resp objetiva do Estado requer a presença de um ato comissivo ou omissivo, licito ou ilícito, a existência do dano e o nexo de causalidade

Outros materiais