Buscar

Exercício resposta inata e adaptativa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

NIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
 CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
DEPARTAMENTO DE MEDICINA TROPICAL 
Assinale V ou F
 ( ) As superfícies epiteliais do corpo são as primeiras barreiras contra a infecção. A superfície corporal é protegida por epitélios, que proporcionam uma barreira física entre o ambiente interno e externo que contém os patógenos, estes sistemas estão componentes da resposta imune inata ou natural.
( ) Um outro efeito importante da interação do patógeno com macrófagos nos locais de infecção é a ativação dos macrófagos para liberar citocinas e outros mediadores que geram um estado de inflamação no tecido e atraem mais células e proteínas do plasma ao local infectado.
( ) As citocinas atuam como mediadores da comunicação intercelular, regulando a resposta imune.
( ) A reposta imune inata ou natural envolve a participação de antígenos, linfócitos T e linfócitos B.
( )Os neutrófilos são células fagocíticas típicas da imunidade adaptativa e normalmente são o primeiro tipo celular a responder à maioria das infecções. 
( ) As células Natural Killer são uma subpopulação de macrófagos que matam as células infectadas por vírus (e alguns outros micro-organismos intracelulares) e células tumorais.
( ) Órgão linfóide secundário ou periférico é o local onde os linfócitos se desenvolvem e amadurecem até o estágio em que são capazes de responder ao estímulo de um agente estranho, são eles:medula óssea e timo. Órgão linfóide primário ou Central é o local onde os linfócitos maduros se tornam estimulados para responder ao estímulo imunogênico, são eles: linfonodos e baço.
 ( ) Todas as células sanguíneas se originam de uma célula-tronco que se compromete com a diferenciação em uma linhagem particular (linfóide/mileóide).
( ) Neutrófilos e macrófagos ativados destroem micro-organismos fagocitados mediante a ação de moléculas microbicidas nos fagolisossomos.
( ) Os anticorpos secretados Iniciam as respostas das células B, atuando na fase de reconhecimento da imunidade humoral.
( ) Os receptores presentes nas células de defesa que reconhecem os PAMPs são chamados de Receptores de Reconhecimento de Padrões (PRRs).
( ) As imunoglobulinas do tipo IgG são as que aparecem primeiramente em uma infecção.
( ) Os linfócitos T , os quais compõem a imunidade celular, estão envolvidos na eliminação de micro-organismos intracelulares.
2) Os primeiros socorros para os acidentes provocados por animais peçonhentos devem ser tomados até que seja possível o atendimento especializado, entre eles destaca-se: localizar a marca da mordedura e limpar o local com água e sabão. Entretanto nenhuma medida tomada deve atrasar a busca de atendimento. Em todo caso de acidente com animal peçonhento, deve-se procurar o pronto-socorro mais próximo, nesses casos o procedimento realizado será:
a) aplicação do soro, que é um processo ativo de imunização preventiva e duradoura.
b) aplicação do soro, quando o agente infeccioso provoca uma doença de evolução muito rápida e não há tempo para a imunização ativa.
c) aplicação do soro, pois as pessoas desenvolvem anticorpos contra os antígenos atenuados.
d) vacinação, que é a imunidade adquirida de ação menos duradoura que o soro e de emprego terapêutico, resultado da ativação dos mecanismos naturais de defesa do organismo.
e) vacinação, que tem efeito terapêutico, ocasião em que o indivíduo recebe anticorpos, já prontos, produzidos pelo organismo de um animal.

Outros materiais