Buscar

HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201703694330)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Leia o texto a seguir e identifique entre as alternativas abaixo aquela que contém o nome do órgão com as características aqui relatadas: 'Órgão túbulo muscular localizado dentro do testículo, com a função de armazenar e amadurecer os espermatozoides até a ejaculação'. A frase acima descreve:
		
	
	a glândula bulbouretral
	
	o testículo
	
	a vesícula seminal
	 
	o epidídimo
	
	a próstata
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201703345560)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	No momento em que ocorre a fecundação, óvulo e espermatozoide se encontram na tuba uterina. De qual região especificamente estamos falando?
		
	
	Ístimo
	
	Fimbrias
	
	Infundíbulo
	
	Ovário
	 
	Ampola
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201703727600)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sobre a estrutura da célula feminina que se situa no ovário e tem seu amadurecimento proporcionado a partir da puberdade, em ciclos que variam em torno de 28 dias, pode-se afirmar que:
		
	 
	As membranas servem a duas funções básicas: proteger o DNA da célula e selecionar àquele espermatozoide que realmente tem melhores características para ser o futuro pai.
	 
	A corona radiata recebe até 100 espermatozoides e no máximo dois ou três irão penetrar, pois é o número mais comuns de gêmeos que se formam.
	 
	Quanto mais membranas a célula possui pior para ela, pois repele os espermatozoides e evitam com frequência a fertilização.
	 
	As membranas plasmáticas e vitelínicas atraem o espermatozoide enquanto a corona radiata repele.
	 
	A membrana plasmática é totalmente bloqueada para o meio externo da célula, assim, mesmo que as outras membranas falhem, esta não deixará jamais qualquer estrutura de outra célula adentrar.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201703795608)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O câncer do colo uterino apresenta-se como importante problema de saúde pública mundial, principalmente nas regiões menos desenvolvidas, as quais apresentam 83% dos coeficientes totais de incidência e 86% da mortalidade. Para o ano de 2015, são esperados em todo o mundo 320.000 novos casos, saltando para 435.000 em 2030. Entre todas as neoplasias, a do colo uterino tem um dos mais altos potenciais de prevenção e cura, além de bom prognóstico quando diagnosticado precocemente, entretanto o diagnóstico realizado tardiamente pode ser o principal responsável pela manutenção das altas taxas de mortalidade (Mascarello KC, Silva NF, Piske MT, Viana KCG, Zandonade E, Amorim MHC. Perfil Sociodemográfico e Clínico de Mulheres com Câncer do Colo do Útero Associado ao Estadiamento Inicial). A respeito das características do aparelho reprodutor feminino, pode-se dizer:
		
	
	Os ovários em nada tem a ver com a menstruação, uma vez que essa é a descamação da mucosa uterina propiciada pela queda brusca de estrógeno.
	
	A menstruação é um termo genérico dado à perda do ovócito secundário das tubas uterinas e em um ciclo normal ocorre a cada 28 dias.
	
	O endométrio é um tecido de revestimento interno da tuba uterina e útero que se descama no momento da menstruação.
	
	A cérvix é uma válvula musculosa que se insere ainda na parte inferior do útero e normalmente se dilata em torno de 5 a 9 cm para que ocorra a subida do sêmen.
	 
	No momento do parto natural, há dilatação da cérvix que em outros momentos deve permanecer fechada. Essa é também revestida internamente pelo endométrio e sua reposição ocorre a cada ciclo menstrual.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201703340070)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Na primeira semana do desenvolvimento embrionário, ocorre, após a fecundação, um processo denominado CLIVAGEM que significa:
		
	
	Transformação de ovócito primário em secundário;
	 
	Sucessivas divisões mitóticas do ovo ou zigoto, ao longo da tuba uterina;
	 
	A perda da zona pelúcida do ovo ou zigoto.
	
	Transformação de ovócito em corpo lúteo;
	
	Um estímulo do FSH nos túbulos seminíferos;

Outros materiais