Buscar

CONT. MET. E PRAT. DE ENSINO DE EDUC. FÍSICA 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CONT. MET. E PRAT. DE ENSINO DE EDUC. FÍSICA- 1
1) O corpo é o fundamento da Educação Física e ratifica a relevância da disciplina Conteúdo, Metodologia e Prática de Ensino da Educação Física para uma melhor integração de saberes adquiridos e revela:
I- Como estes saberes são inscritos na memória corporal e constituem sua participação social.
II-Que a base para uma aprendizagem significativa está marcada na qualidade da comunicação corporal
III-Que cada sujeito tem um tempo, uma modalidade de ser, de aprender e de participar do mundo.
IV-Que o corpo humano não é um lugar de aprendizagem.
Dentre as afirmativas, as corretas são:
(X) I,II,III
2) A inclusão da disciplina Conteúdo, Metodologia e Prática de Ensino da Educação Física na estrutura curricular do curso afirma a sua relevância no fazer pedagógico como conhecimento de múltiplas confluências conceituais. Neste sentido, podemos afirmar que do ponto de vista educativo-pedagógico, pode-se dizer que a base para uma aprendizagem significativa na área de educação física está marcada na qualidade:
(X)da comunicação corporal que vai revelar o sujeito da história.
3) A cultura corporal é caracterizada pelos contextos do desenvolvimento humano, presentes em todo percurso da civilização humana.Sendo assim, o conhecimento a respeito da histórica do corpo:
(X)Favorece a problematização de sua constituição no movimento de vir a ser ao longo da história da humanidade;
4) É fundamental que o corpo humano seja referenciado na sua construção histórica, que compõe um cenário diferenciado para cada tempo e condição humana. As cenas marcam os movimentos e as manifestações identidárias que caracterizam a figura humana, o corpo, e os torna o grande centro das atenções. A partir da afirmativa acima podemos dizer que:
I - O corpo passou a ter uma imagem comercial, afetiva e social, a partir daí ele passou a ser mais bem cuidado, para que se tenham as conquistas tanto nos campos afetivos como sociais.
II-A busca desenfreada pelo corpo perfeito fez com as pessoas passassem a ingerir a ingerir os alimentos em demasia e depois como forma de equilíbrio eram obrigadas a expelir o alimento, causando doenças como a bulimia.
III-O corpo almejado da Barbie fez com as mulheres parassem de ingerir alimentos para equilíbrio de peso, gerando assim a anorexia.
IV-A ingestão de vitaminas, remédios para emagrecer ingeridos de forma aleatória na busca do peso ideal não causam nenhuma complicação a saúde do corpo.
Marque a alternativa correta:
(X)As alternativas I, II, III estão corretas.
5) A inclusão da disciplina Conteúdo, Metodologia e Prática de Ensino da Educação Física na estrutura curricular do curso afirma a sua relevância no fazer pedagógico como conhecimento de múltiplas confluências conceituais. Neste sentido, podemos afirmar que do ponto de vista educativo-pedagógico, pode-se dizer que a base para uma aprendizagem significativa na área de educação física está marcada na qualidade:
(X) da comunicação corporal que vai revelar o sujeito da história.
6) Ao desenvolver um trabalho utilizando os diferentes conteúdos da cultura corporal o educador deve buscar a problematização dos diferentes saberes. O ato de refletir e debater sobre as diferentes práticas auxilia na formação de educandos:
(X) Críticos
7) De acordo com a história da Educação Física no Brasil, até a década de 80 do século XX, pode-se afirmar que:
(X) foi, exaustivamente, usada politicamente em projetos cujo êxito de sua contribuição para a melhoria da qualidade de vida do brasileiro pode ser tido como duvidoso;
8) Os anos setenta foram anos de contrastes. Iniciou com o apogeu do golpe militar no Brasil, do regime implantado pelos militares, mas também foi do declínio deste regime. Foram anos de massiva propaganda, anos de ditadura, falta de liberdade, censura e perseguições. Mas também foram anos de resistência, formada pelos intelectuais, estudantes, operários, artistas. Foi também a década em que o futebol esteve em pauta contribuindo para alienação do povo salientado pelo título de tri-campeão mundial, bem no começo da década "noventa milhões em ação". Os objetivos e propostas educacionais da Educação Física sofreram diversas alterações desde a sua introdução no currículo escolar, no final do século XIX. Porém estas perspectivas pedagógicas não aconteceram de forma isolada do contexto político e social em que estavam inseridas. De acordo com o texto acima, de que forma a Educação Física atuou no período da ditadura militar, no Brasil?
(X) Valorizando as atividades esportivas, os campeonatos escolares, principalmente como forma de manutenção da Ordem e do Progresso, pelo controle do corpo.
9) De acordo com o texto atual que trata da Educação Física no parágrafo 3º do artigo 26 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB, Lei Federal nº 9.394 de 1996, podemos entender que é facultativa a participação nas aulas, exclusivamente, aos alunos:
(X) Trabalhadores; maiores de 30 anos de idade; que estiverem prestando serviço militar; acometidos por doenças infectocontagiosas; ou que tenham filhos.
10) Ao identificar uma influência da mídia balizando a opinião dos estudantes nas suas ideias de "corpo ideal", como, por exemplo, corpo musculoso, sarado... A cintura fina, o bumbum empinado e, em geral, bastante magro. Cabe ao professor realizar um planejamento pedagógico fundamentado pelos seguintes objetivos:
(X) despertar nos estudantes um espírito mais crítico com relação à leitura que fazem de imagens e textos sobre uma visão distorcida do ideal de beleza divulgado pela mídia, de modo que a turma reconheça que cada corpo humano é belo em sua singularidade e deve ser respeitado em sua diferença, seja ele: negro, magro, gordo.

Continue navegando