Buscar

Lista de questões

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Disciplina: História do Direito Brasileiro
Professor: Odair José T. de Araújo
Prezados alunos,
As questões que se seguem foram aplicadas em provas anteriores, o objetivo aqui de divulgá-las é, tão somente, para contribuir nos estudos individuais e na preparação para a nossa prova. Ou seja, tem objetivo pedagógico e didático, mas não tem qualquer valor avaliativo, tampouco vincula à prova (AV1).
Brasília, 15/09/2017
Prof. Odair
Q1.: A Conjuração Mineira é um dos fatos mais estudados pela historiografia brasileira, principalmente em função do uso ideológico desse episódio. O fato ocorreu em 1789 e em 21 de abril de 1792 ocorreu o cumprimento da sentença contra o réu Joaquim José da Silva Xavier, conhecido por Tiradentes. À época estavam vigentes as Ordenados Filipinas que estabeleciam quatro tipos diferentes de pena de morte. Assinale um “x” sobre a letra que corresponde corretamente a pena aplicada a Tiradentes.
Morte natural
Morte natural para sempre 
Morte natural cruelmente
Morte pelo fogo 
Q2.: A transferência da Coroa Portuguesa para o Brasil mudou definitivamente o seu status. Logo de início o príncipe regente, D. João VI, assinou um decreto que abria os portos do Brasil às nações amigas. Esse decreto permitiu que:
O Brasil realizasse acordos internacionais de eliminação das barreiras alfandegárias.
O Brasil realizasse comércio com qualquer outra nação, desde que obtivesse o aval de Lisboa.
O Brasil comercializasse metais preciosos com a França e com a Inglaterra sem o intermédio de Lisboa.
O Brasil realizasse comércio com outras nações amigas sem o intermédio de Lisboa. 
Q3.: As ordenações manuelinas estiveram vigentes no período de 1521 a 1603. A principal diferença que essas ordenações apresentam em relação as anteriores, as Afonsinas, diz respeito ao seu estilo, decretório, ou seja, a redação é em decretos, como se todas as normas fossem novas, independentemente de serem apenas novas formas de leis já vigentes. Sobre esse tema, assinale um “x” sobre a letra que corresponde corretamente a um aspecto específico das Ordenações Manuelinas.
O Direito Marítimo é tratado de forma específica em função das grandes alterações promovidas pelas grandes navegações e o comércio intenso da época.
Revogação completa do Direito Romano, exceto para os casos não tratado nas ordenações.
Manutenção do crime de Lesa Majestade como crime de menor potencial ofensivo quando não dirigido diretamente ao monarca.
Princípio da isonomia como regra geral para aplicação das leis, independentemente do crime ou da origem social e étnica do autor do delito. 
Q4.: A Coroa Portuguesa iniciou efetivamente o processo de colonização do Brasil a partir da implantação das Capitanias Hereditárias no ano de 1534. E apesar de não ter obtido sucesso nesse empreendimento, uma vez que apenas duas capitanias prosperam, São Vicente e Pernambuco, esse foi um passo importante para o estabelecimento do domínio português sobre sua colônia. Desse período há três documentos jurídicos de extrema relevância, são eles: Carta de Doação, Carta de Foral e Sesmaria. Acerca desses documentos, assinale um “x” sobre a letra que corresponde corretamente à Carta de Foral.
Normatiza a distribuição de terras.
Estabelece proibições, como revender as terras recebidas e explorar o pau-brasil.
Concessão da capitania, estabelecendo a condição de posse.
Determina os direitos dos donatários, como as exceções em que as terras poderão ser vendidas.
Q5.: A Constituição de 1824 é um importante fato na História do Direito Brasileiro, trata-se da primeira Constituição do Brasil depois de ter se tornado independente e, nesse sentido, representa um marco legal de grande relevância para o jovem país soberano. Sobre essa Constituição leia as afirmativas abaixo e assinale um “x” sobre a letra que corresponde corretamente a uma de suas características.
Consagração do modelo de monarquia unitarista, na qual o imperador nomeia os presidentes de província, subordinando-os diretamente à autoridade central.
A instituição do padroado, segundo o qual a Igreja Católica no Brasil mantinha autonomia e superioridade em relação à Coroa Real.
Sistema de eleição direta e universal, na qual as restrições alcançavam apenas os que ainda não tivessem alcançado a maioridade civil, ou que possuíssem algum impedimento legal.
Divisão dos Poderes em três, mas com uma novidade em relação ao modelo de Montesquieu, uma vez que substituiu o Poder Executivo pelo Poder Moderador.
Q6.: A Constituição de 1824 foi reformada em 1834 por um Ato Adicional votado pela Câmara, que recebera para isso mandato especial dos eleitores. Foi a única reforma constitu​cional feita durante o Império. O Ato Adicional concedeu:
Aos presidentes das províncias o direito de exercer o Poder Moderador em suas respectivas províncias, desde que não conflitasse com o Poder Moderador exercido pelo Imperador. 
Às províncias a liberdade de realização de eleições diretas para escolha dos juízes singulares, exceto para os cargos de juízes republicanos, uma vez que esses eram escolhidos diretamente pelo Imperador.
Às províncias permitiu maior liberdade política e administrativa, tais como autonomia para definição dos seus próprios orçamentos e aos seus presidentes provinciais deu poderes de nomeação e transfe​rência de funcionários públicos.
Ao Presidente da Assembleia Nacional o direito de exercer o Poder Moderador em caso de vacância imperial por questões de saúde ou de viagem internacional.
Q7.: A independência do Brasil é marcada por uma série de controvérsias, uma delas está ligada diretamente a manutenção do regime monárquico, tendo à frente desse regime o filho de D. João VI. Contudo, a duração do primeiro reinado não foi longa, D. Pedro I acabou abdicando ao trono em 1831. Uma das razões da sua abdicação foi:
Interesse na sucessão portuguesa.
Conflito com os Jesuítas em função da escravidão de índios no interior de Goiás.
Pressão dos ingleses para abertura dos portos.
Pressão de fazendeiros pela abolição da escravatura.
Q8.: O Código Penal de 1830 revogou o Livro V das Ordenações Filipinas e manteve-se próximo aos princípios da Constituição de 1824, mas ainda assim verificou-se a presença de norma contrária ao que determinava aquela constituição. Desse modo, observe as afirmativas abaixo e assinale a única alternativa que corresponde corretamente a essa divergência.
Açoite para os escravos
Previsão de crimes contra a civilidade 
Tipificação criminal da Prostituição 
Previsão de crimes contra os bons costumes
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
QUESTÕES DISCURSIVAS
Para resolução das questões 9 e 10 leia o texto abaixo:
Na década de 1850, passados cerca de trinta anos do início da cons​trução do Brasil imperial, já era possível notar os seus resultados: o Bra​sil dos anos de 1850 era uma nação com relativa estabilidade, sem ris​cos aparentes de fragmentação e com a identidade nacional fortalecida por uma vigorosa produção artística e intelectual. No campo jurídico vimos a emergência de duas leis importantes, Lei Eusébio de Queirós e a Lei de Terras.
Q9.: Com base nas informações acima, bem como na leitura do livro didático, responda: (a) do que tratava a Lei Eusébio de Queirós? (b) Apresente uma das punições previstas aos que desrespeitassem essa lei. 
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________Q10.: A Lei Eusébio de Queirós foi aprovada num momento em que os conservadores estavam a frente do Governo e tinham, em larga medida, interesses contrários ao que estabeleciam a referida lei. Ainda assim ela foi aprovada. Apresente e explique os motivos que levaram os conservadores a aprovarem uma lei contrária aos seus interesses.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
�PAGE \* MERGEFORMAT�3�

Continue navegando