Buscar

PROVA MET. PRAT. DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO AV

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201201183741)
	Pontos: 0,5  / 1,0
	Tendo como base o período colonial brasileiro, descreva como era estruturada a alfabetização nesse período e analise a relação existente entre a alfabetização, a aprendizagem de língua e o poder.
		
	
Resposta: No período colonial brasileiro a alfabetização era metodologia tradicional, parte da crença de que, ensinando-a a decodificar e codificar, a criança aprende a ler e escrever.
	
Gabarito: Era um processo de alfabetização que acontecia através da ação intencional e planejada dos Jesuítas que compunham a Companhia de Jesus, cujo objetivo maior era trazer mais nativos da Colônia para compartilhar a fé Católica e para se comunicarem com a Língua Portuguesa. Mais que alfabetizar, queria unificar a fé e a cultura dos nativos da Colônia, o quem bastante relação com o poder, pois a religião e fé, se apresentam, ao longo da História, como importantes elementos que geram ora dominação ora poder.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Era um processo de alfabetização que acontecia através da ação intencional e planejada dos Jesuítas que compunham a Companhia de Jesus, cujo objetivo maior era trazer mais nativos da Colônia para compartilhar a fé Católica e para se comunicarem com a Língua Portuguesa. Mais que alfabetizar, queria unificar a fé e a cultura dos nativos da Colônia, o quem bastante relação com o poder, pois a religião e fé, se apresentam, ao longo da História, como importantes elementos que geram ora dominação ora poder.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201201160547)
	Pontos: 0,5  / 1,0
	Sabendo-se que mesmo quando se trata de um indivíduo que apresente níveis de letramento, há diferentes níveis, explique: Quais são as habilidades de um indivíduo com nível de alfabetismo rudimentar
		
	
Resposta: As habilidades de um indivívio com nível de alfabetismo rudimentar são: Ter capacidade de ler rótulos, letreiros, placas e seu próprio nome.
	
Gabarito: Esse indivíduo é capaz de localizar informação explícita em textos curtos e familiares (como um anúncio ou pequena carta); leitura e escrita de números simples; realizar operações simples de matemática como o pagamento de pequenas quantias ou fazer medidas de comprimento usando a fita métrica.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Esse indivíduo é capaz de localizar informação explícita em textos curtos e familiares (como um anúncio ou pequena carta); leitura e escrita de números simples; realizar operações simples de matemática como o pagamento de pequenas quantias ou fazer medidas de comprimento usando a fita métrica.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201201161025)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Vygotsky considera que há relação entre pensamento e linguagem e, como consequência, afirma que a linguagem percorre um duplo percurso entre sujeito e realidade. Qual das afirmativas abaixo NÃO se relaciona à aplicação das ideias de Vygotsky?
		
	
	A criança, ao chegar à escola, traz consigo sua história e sua cultura e isso deve ser considerado como algo relevante no processo de alfabetização.
	
	Aos 3 anos de idade pensamento e linguagem se unem e nunca mais se dissociam, dando origem aos mecanismos mais complexos de reaciocíno.
	 
	A criança não precisa participar de forma ativa no processo de aprendizagem: suas experiências culturais (não-escolares) com a leitura e a escrita não precisam ser valorizadas pela escola.
	
	Fazer uso da leitura e da escrita é também organizar a nossa linguagem na oralidade, no pensamento, fazendo uso das letras.
	
	A apropriação da leitura e da escrita deve ser pensada dentro de um processo de troca e compreensão de sentidos que se dão nas interações entre os diferentes sujeitos.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201201182894)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Marque (M) para modelo mecanicista e (D) para modelo dialógico no que se refere às práticas utilizadas na formação de leitores e escritores na fase da alfabetização.
(__) Primeiro é importante ensinar a decodificação para somente depois trabalhar a interpretação/ construção de significados.
(__) A boa leitura deve trabalhar concomitantemente tanto os aspectos sonoros quanto os elementos semânticos, ou seja, o que se compreende do texto.
(__) O mais importante no ensino de leitura é atentar para a sintaxe do texto, pois a criança precisa conhecer desde o início quais elementos forma esse texto.
(__) Na alfabetização as palavras devem ser apresentadas de acordo com as dificuldades ortográficas, pois as crianças precisam ler inicialmente para conhecer à língua e depois, para compreender o que estão lendo.
Como ficou a ordem correta?
		
	 
	M D M M
	
	M M D D
	
	M M M M
	
	D M D D
	
	D D M D
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201201182886)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Barboza 1994), no livro Alfabetização e Leitura, destaca que "a cartilha, coerente com os postulados das metodologias tradicionais, parte da crença de que, ensinando-a a decodificar e codificar, a criança aprende a ler e escrever" (p.54). Concepção diferente é apresentada por teóricos que defendem a alfabetização como um processo de letramento. Das respostas abaixo, qual é a única que apresenta um argumento correto ao defender as concepções de leitura e escrita letradas? Marque-a.
		
	
	Ler e escrever fazem parte de práticas culturais, mas a escola deve se limitar a trabalhar apenas os gêneros discursivos mais importantes na vida escolar.
	 
	Ler e escrever devem ser ações condizentes com o contexto sociocultural em que o sujeito vive e com as demandas sociais.
	
	A escrita é mais importante que a leitura na concepção de alfabetização como letramento, pois só lemos o que está escrito.
	
	A leitura é a sonorização de escrita e, por isso deve-se copiar bastante para treinar a emissão correta dos fonemas.
	 
	Leitura e escrita precisam ser treinadas corretamente para uma boa alfabetização.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201201155816)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Finalmente chegou o momento da professora Marta iniciar, sistematicamente, o processo de construção da escrita com as crianças no primeiro ano do ensino fundamental. Ela trouxe uma atividade para ser feita coletivamente com todas as crianças na rodinha: dividiu uma folha de papel pardo em quatro partes iguais e em cada uma escreveu: letra, número, desenho e palavra. Deixou que as crianças explorassem livremente revistas e selecionassem os elementos que deveriam ser colocados em cada parte da folha, classificando-os em letras, números, desenhos e palavras. Foi um sucesso, mas muitas crianças ainda tinham dúvidas em relação à classificação. Esta é uma atividade típica para trabalhar as questões cognitivas da fase:
		
	 
	Pré-silábica
	
	Alfabética
	
	Silábica
	
	Alfabética-ortográfica
	
	Silábico-alfabética
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201201161020)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Considerando-se as ideias de Vygotsky em relação à linguagem, é INCORRETO afirmar que ela é:
		
	
	uma forma de materializar o pensamento.
	 
	desenvolvida a partir de práticas repetitivas
	
	sem ela não haveria pensamento
	
	responsável pela interação e, por isso, é social.
	
	relaciona o sujeito à realidade que o cerca.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201201161046)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A palavra Letramento representa uma tradução da palavra inglesa litteracy. Atualmente, utlizamos esse conceito para indicar:
		
	
	A aprendizagem da escrita concebida como o domínio de um código de transcrição.
	
	Aquisição de habilidades motoras: uso de instrumentos da escrita tais como lápis, caneta, régua, máquinas de calcular, etc
	
	O estado daquele que sabe ler e escrever seu nome.
	
	Pessoas analfabetas funcionais que são extremamente letradas mesmo sendo analfabetas.
	 
	A inserção efetiva dos indivíduos em práticas sociais de leitura e escrita.9a Questão (Ref.: 201201155665)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Veja a seguinte lição retirada de uma cartilha: b Boi - boa - aba - beba - bata- baba - batia Após essa apresentação, segue um exercício de cópia das mesmas palavras em letra bastão e por fim, um ditado com as palavras: bebê, Biba, Bola e boneca. Como a cartilha trabalha com as estruturas menores da língua portuguesa e segue para as estruturas maiores fazendo um movimento de síntese para a aprendizagem da leitura, podemos afirmar que se trata de um método:
		
	
	Letramento
	
	Analítico
	
	Analítico-sintético
	 
	Sintético
	
	Misto
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201201803652)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Algumas crianças da turma do terceiro ano do Ensino Fundamental apresentam características de competitividade e recusam-se a possibilidade de realizarem atividades juntas. Visando dirimir essa situação de competição, a professora incentivou os alunos a trabalhar em grupo, "para que pudessem aprender mais". Ao fazer esta análise, a professora faz referência ao princípio de que a aprendizagem é um processo:
		
	
	condicionante.
	
	empírico.
	
	gestáltico.
	
	inato.
	 
	social.
Nota da Prova: 6,0

Continue navegando