Buscar

Avaliação de Alfabetização e Letramento (copiado) Avaliar 10,00 de um máximo de 10,00(100%) Questão 1 Para que as práticas avaliativas realizadas d...

Avaliação de Alfabetização e Letramento (copiado) Avaliar 10,00 de um máximo de 10,00(100%) Questão 1 Para que as práticas avaliativas realizadas durante o período de alfabetização de fato contemplem suas principais finalidades, os professores alfabetizadores devem ter claro entendimento dos conceitos de alfabetização e letramento. Sobre a avaliação durante o período de alfabetização, analise as seguintes asserções e a relação proposta entre elas: I – A alfabetização é um processo que exige o desenvolvimento de capacidades motoras e cognitivas dos estudantes, que precisam ser diagnosticadas ao longo deste para que os professores intervenham quando necessário. Além dessas habilidades a desenvolver, deve-se considerar o letramento. PORQUE II – As crianças, antes de entrarem na escola, já se encontram vivenciando ambientes sociais onde percebem a escrita e seu impacto na vida cotidiana. Além disso, o letramento contribui para a construção de significados sobre as palavras e os textos produzidos ou lidos pelos estudantes. A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:

I – A alfabetização é um processo que exige o desenvolvimento de capacidades motoras e cognitivas dos estudantes, que precisam ser diagnosticadas ao longo deste para que os professores intervenham quando necessário. Além dessas habilidades a desenvolver, deve-se considerar o letramento.
PORQUE
II – As crianças, antes de entrarem na escola, já se encontram vivenciando ambientes sociais onde percebem a escrita e seu impacto na vida cotidiana. Além disso, o letramento contribui para a construção de significados sobre as palavras e os textos produzidos ou lidos pelos estudantes.
a. A asserção I é uma proposição verdadeira e a asserção II é uma proposição falsa.
b. A asserção I é uma proposição falsa e a asserção II é uma proposição verdadeira.
c. As asserções I e II são verdadeiras, e a asserção II é uma justificativa correta da asserção I.
d. As asserções I e II são proposições falsas.
e. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a asserção II não é uma justificativa da asserção I.

Essa pergunta também está no material:

20Avaliação de Alfabetização e Letramento (copiado)
3 pág.

Alfabetização e Letramento Faculdade Campos ElíseosFaculdade Campos Elíseos

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra C: As asserções I e II são verdadeiras, e a asserção II é uma justificativa correta da asserção I. A primeira asserção está correta, pois a alfabetização é um processo que envolve o desenvolvimento de habilidades motoras e cognitivas dos estudantes, que precisam ser diagnosticadas ao longo do processo para que os professores possam intervir quando necessário. Além disso, é importante considerar o letramento, que é a capacidade de compreender e produzir textos em diferentes contextos sociais. A segunda asserção também está correta, pois as crianças já estão em contato com a escrita antes mesmo de entrarem na escola, em ambientes sociais onde percebem a importância da escrita em suas vidas cotidianas. O letramento contribui para a construção de significados sobre as palavras e textos produzidos ou lidos pelos estudantes. A relação proposta entre as asserções é correta, pois a segunda asserção justifica a importância de considerar o letramento no processo de alfabetização.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais