Buscar

Aula 5 Estrategias de Avaliacao e Acompanhamento do Clima Organizacional

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Capítulo 2: Estratégias de Avaliação e Acompanhamento do Clima
Organizacional
Aula 5 - A pesquisa de clima organizacional
Juliana França
Aula passada 
A responsabilidade pela avaliação e acompanhamento do clima organizacional
Estratégias de avaliação e acompanhamento do clima organizacional
A pesquisa de clima organizacional
A pesquisa de clima organizacional é uma estratégia utilizada pelas organizações para mensurar a qualidade do ambiente de trabalho, detectar problemas interpessoais e avaliar a satisfação dos colaboradores com a organização. 
É uma oportunidade para que os funcionários expressem seus pensamentos e sentimentos em relação à empresa, possibilitando a prevenção de possíveis conflitos entre colaborador e organização.
A pesquisa de clima organizacional
Trata-se de uma ferramenta que busca o levantamento de opiniões que caracterizam a representação da realidade organizacional, retratando o que as pessoas acreditam que está ocorrendo em um determinado momento. 
É por meio da pesquisa de clima que se investiga como está o relacionamento entre colaboradores e empresa.
A pesquisa de clima organizacional
A pesquisa de clima investiga itens e assuntos importantes que devem ser avaliados em uma organização. 
Assim, é preciso cuidado ao escolher os temas e as questões que serão abordados na pesquisa, visto que estes dão um direcionamento para as variáveis que se quer investigar. 
Cada organização terá suas necessidades de mapeamento.
 Dependendo das formas pelas quais o clima se manifesta, a pesquisa deve ser direcionada para investigar as variáveis intervenientes. 
A pesquisa de clima organizacional
Se em uma empresa está havendo alta rotatividade, por exemplo, é preciso averiguar o que está provocando essa situação e, para isso, as perguntas da pesquisa de clima devem ser elaboradas com o devido cuidado para se ir diretamente ao ponto.
A pesquisa de clima organizacional
Trata-se de uma ferramenta que deve ser desenvolvida junto ao público interno da organização, sendo importantíssima para que esta identifique as percepções dos profissionais em relação ao ambiente de trabalho e aos pares. 
As pesquisas são úteis na medida em que elas contribuem para a aferição de providências necessárias à melhoria do clima organizacional, que é básico para a organização obter um adequado nível de competitividade e qualidade.
A pesquisa de clima organizacional
É um método formal para avaliação e monitoramento do ambiente de trabalho.
Em geral, deve ser realizada anualmente ou a cada dois anos, visto que períodos superiores a este podem trazer surpresas para as empresas. 
É importante não deixar o tempo passar sem que os problemas referentes ao ambiente laboral sejam resolvidos, a fim de proporcionar intervenções a curto e médio prazo.
A pesquisa de clima organizacional
A pesquisa de clima organizacional
O objetivo dessa ferramenta é medir a satisfação dos colaboradores e seus pontos de descontentamento a fim de construir um ambiente de trabalho que auxilie e aprimore a relação de parceria entre colaborador e organização. 
A pesquisa de clima permite a investigação de variáveis do ambiente interno, apurando seus pontos fortes e pontos fracos. 
Os principais objetivos na realização de uma pesquisa de clima são:
A pesquisa de clima organizacional
• Estudar a cultura organizacional da empresa.
• Avaliar a imagem que os diferentes segmentos de funcionários têm sobre ela, sua missão e seus objetivos.
• Medir o grau de satisfação dos funcionários com relação aos diferentes aspectos da organização.
• Analisar os padrões de motivação e satisfação, além das necessidades e expectativas dos funcionários.
• Verificar se existe integração entre os objetivos dos funcionários e os da organização.
• Verificar se existe correlação entre a satisfação da organização com a oferta do composto de benefícios e serviços.
• Verificar o nível de integração entre suas áreas/ departamentos.
• Estudar o relacionamento entre empregados e as relações funcionais existentes.
• Analisar padrões de produtividade.
• Medir o grau de envolvimento dos diferentes níveis de empregados com suas tarefas, responsabilidades, clientes e agentes internos e externos.
Modelos teóricos da pesquisa de clima organizacional
Compreendendo a importância da gestão do clima organizacional nas empresas, teóricos da área preocuparam-se em definir dimensões gerais do clima organizacional que devem ser investigadas na pesquisa de clima. 
A seguir, apresentamos os três principais modelos teóricos resultantes das pesquisas empíricas, os quais são utilizados pelas empresas e servem de base para o conteúdo de investigação da pesquisa de clima:
Modelos teóricos da pesquisa de clima organizacional
	• Modelo de Liwin e Stringer
Esse modelo utiliza nove fatores ou indicadores que devem ser investigados na pesquisa de clima organizacional, sendo eles:
Estrutura: percepção dos colaboradores sobre as restrições em seu trabalho, regras, regulamentos e outras limitações apresentadas para o desenvolvimento do trabalho.
Responsabilidade: sentimento de autonomia ao realizar tarefas e tomar decisões.
Desafio: sentimento de risco ao realizar tarefas e tomar decisões.
Modelos teóricos da pesquisa de clima organizacional
Recompensa: sentimento de ser recompensado por um trabalho bem feito e de justiça no sistema de promoção e remuneração, com ênfase em incentivos positivos e não em punições.
Relacionamento: sentimento de camaradagem e ajuda mútua entre os membros da organização.
Cooperação: percepção de ajuda e mútuo apoio vindo de diferentes direções na hierarquia (desde os gestores até os subordinados).
Modelos teóricos da pesquisa de clima organizacional
Conflito: sentimento de que a administração não teme opiniões discrepantes e a forma mediadora para a solução de conflitos.
Identidade: sentimento de pertencer à empresa como elementos valioso e importante dentro do grupo, compartilhando objetivos individuais com os objetivos organizacionais.
Padrões: grau em que a empresa enfatiza normas e processos.
Modelos teóricos da pesquisa de clima organizacional
	• Modelo de Kolb
O modelo de Kolb utiliza sete fatores ou indicadores. Além da responsabilidade, padrões e recompensas, já vistos no modelo anterior, há ainda os seguintes:
Conformismo: sentimento da existência de muitas limitações externamente impostas na organização, impedindo o colaborador de realizar as suas tarefas de trabalho como gostaria.
Clareza organizacional: percepção clara da organização da empresa e dos objetivos a serem atingidos,
Modelos teóricos da pesquisa de clima organizacional
Calor e apoio: sentimento de apoio e confiança mútua entre os membros da organização, proporcionando bom relacionamento interpessoal.
Liderança: disposição dos membros da empresa em aceitar a liderança e direção de outros colaboradores; os membros sentem-se livres para liderar quando há tal necessidade, sendo recompensados pela liderança bem sucedida.
Modelos teóricos da pesquisa de clima organizacional
	• Modelo de Sbragia
O modelo de Sbragia possui 20 fatores. Além de conformidade, estrutura, recompensas, cooperação, padrões, conflitos e identidade, há os seguintes:
Estado de tensão: descreve o quanto as ações das pessoas são mais dominadas pela lógica e racionalidade do que pelas emoções.
Ênfase na participação: descreve o quanto as pessoas são consultadas e envolvidas nas decisões e o quanto suas ideias e sugestões são aceitas.
Modelos teóricos da pesquisa de clima organizacional
Proximidade da supervisão: descreve o quanto a administração deixa de praticar um controle cerrado sobre as pessoas e o quanto estas têm liberdade para fixar seus métodos de trabalho e tomar iniciativas.
Consideração humana: descreve o quanto as pessoas são tratadas como seres humanos.
Autonomia presente: descreve o quanto as pessoas se sentem como seus próprios patrões.
Modelos
teóricos da pesquisa de clima organizacional
Prestígio obtido: descreve a percepção das pessoas sobre sua imagem no ambiente externo pelo fato de pertencerem à organização.
Tolerância existente: descreve o grau com que os erros das pessoas são tratados de forma suportável e construtiva antes do que punitiva.
Clareza percebida: descreve o grau de conhecimento das pessoas relativamente aos assuntos que lhes dizem respeito, ou seja, o quanto a organização informa às pessoas as formas e condições de progresso.
Modelos teóricos da pesquisa de clima organizacional
Justiça predominante: descreve o grau que predomina nos critérios de decisão; as habilidades e desempenhos antes dos aspectos políticos, pessoais ou credenciais.
Condições de progresso: descreve a ênfase com que a organização provê oportunidades de crescimento e avanço a seus membros, atendendo às suas aspirações e expectativas de progresso.
Apoio logístico proporcionado: descreve o quanto a organização provê às pessoas as condições e os instrumentos de trabalho necessários para um bom desempenho.
Modelos teóricos da pesquisa de clima organizacional
Reconhecimento proporcionado: descreve o quanto a organização valoriza um desempenho ou uma atuação acima do padrão por parte de seus membros.
Forma de controle: descreve o quanto a organização usa custos, produtividade e outros dados de controle para efeito de auto orientação e solução de problemas antes do policiamento e do castigo.
Modelos teóricos da pesquisa de clima organizacional
Embora haja modelos que podem direcionar a pesquisa de clima organizacional, é importante que cada firma faça uma avaliação de suas necessidades. 
Os modelos teóricos apresentados ressaltam dimensões que devem ser investigadas nas empresas, mas cabe a estas adequarem a pesquisa à sua realidade para que possam atingir seus objetivos. 
Técnicas de pesquisa de clima organizacional
A pesquisa de clima pode ser realizada por diferentes técnicas. Podemos assumir como as principais técnicas na realização de uma pesquisa de clima: o questionário, a entrevista e o painel de debates. 
A seguir, vamos analisar as principais características de cada uma delas.
Técnicas de pesquisa de clima organizacional
• Questionário
O questionário é a principal técnica utilizada na pesquisa de clima organizacional. 
Uma das principais características dessa técnica é abranger ampla amostra da população da organização, podendo ser auto preenchível, o que facilita sua aplicação. 
Em geral, o questionário apresenta uma abordagem quantitativa. Trata-se de um instrumento que contém itens que expressam os principais assuntos a serem avaliados na pesquisa de clima, os quais geralmente podem ser respondidos por meio de uma escala com respostas fechadas. 
Técnicas de pesquisa de clima organizacional
Entretanto, também é possível colocar questões abertas no questionário, a fim de permitir ao colaborador expressar sentimentos e opiniões. 
O quadro a seguir ilustra um breve exemplo de itens de um questionário de pesquisa de clima organizacional. 
Nesse caso, o assunto avaliado é a comunicação.
Técnicas de pesquisa de clima organizacional
Comunicação
1. Como a direção da empresa se comunica com seus funcionários?
( ) Adequadamente ( ) Razoavelmente ( ) Inadequadamente
2. Os funcionários sentem-se seguros em dizer o que pensam ?
( ) Sempre ( ) Quase sempre ( ) Raramente ( ) Nunca ( ) Não tenho opinião
3. A empresa é aberta a receber e reconhecer as críticas, opiniões e contribuições de seus funcionários?
( ) Sempre ( ) Quase sempre ( ) Raramente ( ) Nunca ( ) Não tenho opinião
4. As orientações que você recebe sobre o seu trabalho são claras e objetivas?
( ) Sempre ( ) Quase sempre ( ) Raramente ( ) Nunca ( ) Não tenho opinião
Técnicas de pesquisa de clima organizacional
Algumas características dessa técnica:
	
	• Custo relativamente baixo,
	• Maior credibilidade – garantia de anonimato
	• Uso de perguntas abertas ou fechadas
	• Inclusão de perguntas cruzadas para checar a consistência 	de algumas respostas
	• Teste e validação antes de sua utilização
	• Possibilidade de remessa aos respondentes ou 	apresentação “in loco”
	• Não se exige espaço físico para a aplicação
Técnicas de pesquisa de clima organizacional
• Entrevista
A entrevista permite ao entrevistador, geralmente um profissional da área de RH, obter uma profundidade nas respostas em diferentes níveis hierárquicos. 
Essa técnica, diferentemente do questionário, apresenta uma abordagem qualitativa. 
As perguntas podem ser abertas ou semiestruturas para direcionar a conversa e auxiliar o bate-papo entre o colaborador entrevistado e o entrevistador. 
Técnicas de pesquisa de clima organizacional
As perguntas devem conter os principais temas a serem analisados na pesquisa. 
É importante ressaltar que, nesse caso, o entrevistador deve ter habilidades para não gerar um clima de tensão e insegurança durante a entrevista, garantindo uma abordagem ética e a livre expressão do colaborador entrevistado. 
As principais características são:
Técnicas de pesquisa de clima organizacional
Quebra o anonimato da pesquisa;
A aplicação é mais demorada do que o questionário;
Apresenta um custo maior;
Necessita de profissionais especialistas para conduzir a entrevista;
Quando o número de respondentes é muito grande, acaba comprometendo a uniformidade das respostas.
Técnicas de pesquisa de clima organizacional
• Painel de debates
Por último, temos a técnica de painel de debates que corresponde a um entrevistador conduzindo a entrevista entre vários entrevistados. 
Ao invés de ocorrer um bate-papo entre um entrevistador e um colaborador entrevistado, nesta técnica há vários colaboradores que podem compartilhar suas opiniões a respeito dos itens analisados na pesquisa de clima. 
Uma das principais vantagens é que estimula os profissionais a darem seu ponto de vista sobre determinado assunto. 
Técnicas de pesquisa de clima organizacional
Suas principais características são:
Mais econômico do que a entrevista;
Pode ser realizado com grupo de 5 a 8 pessoas;
Há quebra do anonimato;
Exige um espaço físico adequado para sua realização.
Técnicas de pesquisa de clima organizacional
As atividades relacionadas à pesquisa de clima podem ser agrupadas em três etapas.
A primeira deve ter o objetivo de avaliar os elementos relativos ao público interno. 
A segunda deve analisar e mensurar os elementos levantados na fase exploratória, isto é, na primeira etapa. 
Por fim, a terceira deve utilizar os dados levantados para um diagnóstico dos problemas enfrentados pela organização.
Técnicas de pesquisa de clima organizacional
Passo a passo da pesquisa de clima organizacional
Davis e Newstrom (1992)
Luz (2012)
Identificar o motivo da pesquisa.
2. Obter o envolvimento da administração.
3. Desenvolver o instrumento de pesquisa.
4. Aplicar a pesquisa.
5. Tabular os resultados.
6. Analisar os resultados.
7. Oferecer retorno aos participantes.
8. Implementar o plano de ação.
1. Obtenção da aprovação e do apoio da direção
2. Planejamento da pesquisa (objetivos, públicos, quem vai conduzir, técnica a ser usada, coleta, periodicidade, abrangência, tabulação etc.)
3. Definição dos assuntos da pesquisa
4. Montagem e validação dos questionários da pesquisa
5. Parametrização para tabulação das opções de respostas
6. Divulgação da pesquisa
7. Aplicação e coleta da pesquisa
8. Tabulação da pesquisa
9. Emissão de relatórios
10. Divulgação dos resultados da pesquisa
11. Definição de planos de ação na organização
Técnicas de pesquisa de clima organizacional
Podemos concluir até aqui que a pesquisa de clima organizacional é uma ferramenta que deve ser cuidadosamente planejada para ser empregada em uma empresa. 
Ela deve atender às necessidades desta e ser adequada aos objetivos traçados. Assim, para cada organização a pesquisa deve ser planejada individualmente.
Vimos,
então, que dentre as estratégias de avaliação e acompanhamento do clima organizacional, a pesquisa de clima tem sido a ferramenta mais utilizada pelas organizações. 
Técnicas de pesquisa de clima organizacional
Nos capítulos seguintes, vamos aprofundar o conhecimento a respeito do passo a passo da pesquisa de clima, isto é, como planejar o que será avaliado na pesquisa de clima organizacional, sua aplicação, tabulação e análise de dados. 
Por fim, veremos também como gerar relatórios para implementar planos de ação efetivos, além de dar o feedback aos colaboradores a respeito dos resultados encontrados.
Atividades
https://youtu.be/hgvOfxpjPbg
Em uma organização, qual é a responsabilidade do gestor na avaliação e acompanhamento do clima organizacional?
Quem é o setor responsável pela avaliação do clima organizacional no nível institucional? Explique.
Em quais situações, o RH deve pensar em contratar uma consultoria externa para auxiliar na avaliação do clima organizacional?
Defina pesquisa de clima organizacional explicando sua importância para as organizações.
Quais são as principais técnicas de pesquisa de clima organizacional?
Segundo Luz (2012), quais são os 11 passos para o planejamento e aplicação da pesquisa de clima?
Pausa para cineminha!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando