Buscar

Contrato de Locação


Continue navegando


Prévia do material em texto

CONTRATO DE LOCAÇÃO RESIDENCIAL
THIAGO ROBERTO VIEIRA, brasileiro, portador da cédula de identidade n.°40.633.666 SSP/SP, inscrito no CPF sob o n.°351.152.438-57, residente e domiciliado na Rua Doutor Rebouças n°379, na cidade de Sales Oliveira, Estado de São Paulo, neste ato denominado LOCADOR.
De outro lado, denominada LOCATÁRIA, MARIA LÚCIA ZANARDI GOMES, portadora da cédula de identidade n.°06.017.562 SSP/SP, inscrita no CPF sob o n.°019.884.738-61, residente e domiciliada na Rua Quatorze n.º769, Centro, nesta cidade de Orlândia, CEP: 14620-000, Estado de São Paulo.
Tem entre os mesmos, de maneira justa e acordada, o presente INSTRUMENTO PARTICULAR DE LOCAÇÃO PARA FINS COMERCIAIS, ficando desde já aceito, pelas cláusulas abaixo descritas.
CLÁUSULA PRIMEIRA – Objeto do Contrato
			O presente, tem como OBJETO, o imóvel de propriedade do LOCADOR, localizado nesta cidade de Orlândia/SP, na Avenida Dezesseis n.º400, Bairro Jardim Nova Orlândia.
PARÁGRAFO ÚNICO: O imóvel será entregue nesta data a locatária.
CLÁUSULA SEGUNDA – Prazo de Locação
			A presente locação terá ao lapso temporal de validade de 36 (trina três) meses, com início no dia 25 de julho de 2016 e termino no dia 24 julho de 2019, data em que a LOCATÁRIA se obriga a devolvê-lo, livre de coisas e pessoas e em perfeito estado de uso e conservação, salvo se ocorrer prorrogação automática do presente contrato. 
CLÁUSULA TERCEIRA – Valor e pagamento do aluguel, despesas e tributos
			O aluguel mensal inicial ajustado entre as partes é de R$ 1.000,00 (hum mil reais), com reajuste a partir de 25/07/2017, pela variação do IGPM-FGV; no caso de extinção do referido índice o aluguel se reajustará por outro índice determinado por lei que substitua a mesmo.
PARÁGRAFO PRIMEIRO: O aluguel convencionado, deverá ser pago até o dia 10 (dez) do mês subsequente ao vencido.
PARÁGRAFO SEGUNDO: O valor dos alugueis serão pagos em espécie, mediante recibo, na residência do LOCADOR.
CLÁUSULA QUARTA – Despesas e Tributos
			Todas as despesas diretamente ligadas à conservação do imóvel, tais como, água, energia elétrica, telefone, IPTU e todas as multas pecuniárias advindas do não pagamento desses consumos, bem como os tributos e despesas feitas em órgãos públicos, ficarão sob a responsabilidade Da LOCATÁRIA.
PARÁGRAFO ÚNICO: A inadimplência da LOCATÁRIA gerará a faculdade do LOCADOR em rescindir de plano o presente instrumento, sem prejuízo de receber o valor dos alugueis vincendos.
CLÁUSULA QUINTA – Multa por atraso do pagamento do aluguel
			Não vindo a efetuar o pagamento do aluguel até a data estipulada no caput da CLÁUSULA SEGUNDA, fica obrigada a pagar multa de 10% (dez por cento) sobre o valor do aluguel estipulado neste contrato, bem como juros de 2% (dois por cento) ao mês, mais correção monetária.
PARÁGRAFO ÚNICO: Os atos de mera tolerância, referentes ao atraso no pagamento do aluguel ou quaisquer outros tributos e despesas não configurará novação ou adição às cláusulas contidas no presente instrumento. 
CLÁUSULA SEXTA - Utilização do imóvel
			A presente LOCAÇÃO destina-se restritivamente ao uso do imóvel para fins residencial, restando proibido a LOCADORA, subloca-lo ou usá-lo de forma diferente do previsto, sob pena de rescisão contratual.
CLÁUSULA SÉTIMA - Das condições do imóvel
			O imóvel objeto deste contrato será entregue em boas condições, desde já notados pela LOCATÁRIA, ou seja, com instalações elétricas e hidráulicas em perfeito funcionamento, com todos os cômodos e paredes pintados, sendo que portas, portões e acessórios se encontram também em perfeito funcionamento, devendo a LOCATÁRIA, mantê-lo desta forma. 
PARÁGRAFO PRIMEIRO: Fica acordado entre as partes, que o imóvel será devolvido nas mesmas condições que recebera, além de, no ato da entrega das chaves, com todos os tributos e despesas pagas, caso contrário, ficará facultado ao LOCADOR recebe-lo ou não.
 
PARÁGRAFO SEGUNDO: Caso o LOCADOR não receba o imóvel, em virtude do não cumprimento do estipulado no parágrafo primeiro desta cláusula, ficará a LOCATÁRIA compelida a pagar os aluguéis que forem vencendo.
CLÁUSULA OITAVA – Benfeitorias e Construções
				Qualquer benfeitoria ou construção que seja destinada ao imóvel objeto deste, deverá, de imediato, ser submetida a autorização expressa do LOCADOR. Vindo a ser feita alguma benfeitoria, faculta ao LOCADOR aceitar ou não, restando a LOCATÁRIA em caso de o LOCADOR não aceitar, modificar o imóvel da maneira que lhe foi entregue.
 
PARÁGRAFO ÚNICO: As benfeitorias, consertos ou reparos farão parte integrante do imóvel, não assistindo a LOCATÁRIA o direito de retenção ou indenização sobre a mesma.
CLÁUSULA NONA – Da devolução do imóvel findo prazo da locação
				A locatária restituirá o imóvel locado nas mesmas condições as quais o recebeu, sendo que as instalações elétricas, hidráulicos acessórios deverão também, estar perfeitas condições de funcionamento, salvo as deteriorações decorrentes do uso normal e habitual do imóvel.
CLÁUSULA DÉCIMA – Direito de Preferência e Vistorias Esporádicas 
 Findo o prazo estipulado neste contrato e não havendo Ação Renovatória, o mesmo cessará de pleno direito, independentemente de qualquer notificação. A LOCATÁRIA permanecendo no imóvel por mais trinta dias e não havendo oposição do LOCADOR, restará a prorrogação deste instrumento, salvo o disposto na CLÁUSULA SÉTIMA.
PARÁGRAFO PRIMEIRO: A LOCATÁRIA permitirá o LOCADOR, realizar vistorias no imóvel em dia e hora a serem combinados, podendo este último averiguar o funcionamento de todas as instalações, acessórios e equipamentos de segurança. Se constatado algum vício que possa afetar a estrutura física do imóvel, ficará compelida a LOCATÁRIA a realizar o conserto, no prazo de noventa dias. Não ocorrendo o conserto, o LOCADOR ficará facultado rescindir o contrato, sem prejuízo do recebimento dos numerários previsto neste.
PARÁGRAFO SEGUNDO: O LOCADOR, em qualquer tempo, poderá alienar o imóvel, mesmo durante a vigência do presente contrato de locação e, por via de consequência ceder os direitos contidos neste contrato. 
PARÁGRAFO TERCEIRO: A LOCADORA deverá notificar o LOCATÁRIO para que esta possa exercer seu direito de preferência na aquisição do imóvel, nas mesmas condições que for oferecido a terceiros. Para efetivação da preferência deverá a LOCATÁRIA responder a notificação, de maneira inequívoca, no prazo de 30 (trinta) dias, sendo que, está resposta deverá ocorrer via Cartório de Títulos e Documentos.
 
PARÁGRAFO QUARTO: Não havendo interesse na aquisição do imóvel pela LOCATÁRIA, deverá permitir que interessados na compra façam visitas em dias e horários combinados entre LOCATÁRIA e o LOCADOR.
CLÁUSULA DÉCIMA PRIMEIRA – Dos atos de informação entre os contratantes
				As partes integrantes deste contrato ficam desde já acordadas a se comunicarem somente por escrito, através de qualquer meio admitido em direito. Na ausência de qualquer das partes, as mesmas se comprometem desde já, a deixarem nomeados procuradores, responsáveis para tal fim.
CLÁUSULA DÉCIMA SEGUNDA – De eventuais acidentes
				Qualquer acidente que porventura venha a ocorrer no imóvel por culpa ou dolo da LOCADORA, obrigará ao pagamento acrescido de todas as despesas por danos causados ao imóvel, devendo restituí-lo no estado cujo encontrou.
CLÁUSULA DÉCIMA TERCEIRA – Da multa por infração
				As partes estipulam o pagamento de multa no valor de 01 aluguel vigente a época da ocorrência do fato, a ser aplicada àquele que venha a infringir quaisquer das cláusulas contidas neste contrato, exceto quando da ocorrência das hipóteses previstas na CLÁUSULA DÉCIMA QUARTA.
PARÁGRAFO ÚNICO: Caso venha a LOCADORA a devolver o imóvel antes do término do prazo descrito CLÁUSULA SEGUNDA, o mesmo ficará obrigado a pagar os alugueis daquele período, sem prejuízo do disposto no CLÁUSULA QUINTA.
CLÁUSULADÉCIMA QUARTA – Da rescisão contratual
				Ocorrerá a rescisão do presente contrato, independentemente de qualquer comunicação prévia ou indenização por parte do LOCATÁRIO, em caso fortuito ou força maior.
DISPOSIÇÕES FINAIS
				O presente contrato passa a vigorar entre as partes a partir da assinatura do mesmo, as quais elegem o foro da cidade de Orlândia, onde se situa o imóvel, para dirimirem quaisquer dúvidas provenientes da execução e cumprimento do mesmo.
				Os herdeiros, sucessores ou cessionários das partes contratantes se obrigam desde já ao inteiro teor deste contrato.
				
				E, por estarem justas e convencionadas, as partes assinam o presente contrato, em duas vias, de igual forma e teor, na presença das testemunhas.
				Orlândia, 22 de julho de 2016.
__________________________________________________
LOCADOR
__________________________________________________
LOCADORA
__________________________________________________
ARIANE LÚCIA GOMES JACOMETE
CPF: 264.335.978-07
1ª TESTEMUNHA
__________________________________________________
ELLEN CRISTINA NUNES
CPF: 392.945.168-90
2ª TESTEMUNHA
Orlândia/SP – Avenida Dois, n.º 456 - Sala 1 – Centro – CEP: 14.620-000 – Fone: (16) 3726-3797
Morro Agudo/SP– Rua José Bonifácio, n.° 109 – Centro – CEP: 14.640-000 – Fone: (16) 3851-1824
Celular: (16) 99234-8182 – (16) 99174-0808 – (16) 99254-2293
E-mail: v.checoni@hotmail.com