Buscar

Avaliando 1,2,3,4 Civil III

Prévia do material em texto

Avaliando 1
	
	
	
	Desempenho: 0,5 de 0,5
	Data: 28/04/2017 
	
	 1a Questão (Ref.: 201303608234)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(OAB) Eliane trabalha em determinada empresa para a qual uma seguradora apresentou proposta de seguro de vida e acidentes pessoais aos empregados. Eliane preencheu o formulário entregue pela seguradora e, dias depois, recebeu comunicado escrito informando, sem motivo justificado, a recusa da seguradora para a contratação por Eliane. Partindo da situação fática narrada, à luz da legislação vigente, assinale a afirmativa correta.
		
	
	Por se tratar de contrato bilateral, a seguradora poderia ter se recusado a ser contratada por Eliane nos termos do Código Civil, norma aplicável ao caso, que assegura que a proposta não obriga o proponente.
	
	Trata-se de hipótese de aplicação da legislação consumerista, mas, a despeito das garantias conferidas ao consumidor, em hipóteses como a narrada no caso, é facultado à seguradora recusar a contratação antes da assinatura do contrato.
	 
	Eliane pode exigir o cumprimento forçado da obrigação nos termos do serviço apresentado, já que a oferta obriga a seguradora e a negativa constituiu prática abusiva pela recusa infundada de prestação de serviço.
	
	A seguradora não está obrigada a se vincular a Eliane, já que a proposta de seguro e acidentes pessoais dos empregados não configura oferta, nos termos do Código do Consumidor.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201303610332)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(OAB 2009-1) De acordo com o que dispõe o Código Civil a respeito dos contratos, assinale a opção correta.
		
	 
	Considere que um indivíduo ofereça ao seu credor, com o consenso deste, um terreno em substituição à dívida no valor de R$ 30 mil, a título de dação em pagamento. Nessa situação, se o credor for evicto do terreno recebido, será restabelecida a obrigação primitiva com o devedor, ficando sem efeito a quitação dada, ressalvados os direitos de terceiros.
	
	A resilição bilateral não se submete à forma exigida para o contrato.
	
	A onerosidade excessiva, oriunda de acontecimento extraordinário e imprevisível, ainda que dificulte extremamente o adimplemento da obrigação de uma das partes em contrato de execução continuada, não enseja a revisão contratual, visto que as partes ficam vinculadas ao que foi originariamente pactuado.
	
	O evicto pode demandar pela evicção, por meio de ação contra o transmitente, mesmo sabendo que a coisa adquirida era alheia ou litigiosa.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201303150910)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Assinale a alternativa CORRETA:
		
	 
	Na estipulação em favor de terceiro, o estipulante pode se reservar o direito de substituir o terceiro designado no contrato, independentemente de sua anuência e a do outro contratante
	
	A oferta ao público sempre equivale à proposta, pelo que sempre será obrigatória para o oblato
	
	O direito de arrependimento, salvo no compromisso de compra e venda de bens imóveis, é inerente ao contrato preliminar
	
	A proposta de contrato entre ausentes que chega ao conhecimento do oblato deixa de ser obrigatória se, 24 horas depois dela, chegar ao consentimento do oblato a retratação do policiante.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201303211025)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	VIII EXAME DE ORDEM UNIFICADO
Embora sujeito às constantes mutações e às diferenças de contexto em que é aplicado, o conceito tradicional de contrato sugere que ele representa o acordo de vontades estabelecido com a finalidade de produzir efeitos jurídicos. Tomando por base a teoria geral dos contratos, assinale a afirmativa correta.
		
	
	A liberdade de contratar é limitada pela função social do contrato e os contratantes deverão guardar, assim na conclusão, como em sua execução, os princípios da probidade e da boa‐fé subjetiva, princípios esses ligados ao voluntarismo e ao individualismo que informam o nosso Código Civil.
	
	Será obrigatoriamente declarado nulo o contrato de adesão que contiver cláusulas ambíguas ou contraditórias.
	 
	A atipicidade contratual é possível, mas, de outro lado, há regra específica prevendo não ser lícita a contratação que tenha por objeto a herança de pessoa viva, seja por meio de contrato típico ou não.
	
	A celebração de contrato atípico, fora do rol contido na legislação, não é lícita, pois as partes não dispõem da liberdade de celebrar negócios não expressamente regulamentados por lei.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201303203701)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	VII EXAME DE ORDEM UNIFICADO Mauro, entristecido com a fuga das cadelinhas Lila e Gopi de sua residência, às quais dedicava grande carinho e afeição, promete uma vultosa recompensa para quem eventualmente viesse a encontrá‐las. Ocorre que, no mesmo dia em que coloca os avisos públicos da recompensa, ao conversar privadamente com seu vizinho João, afirma que não irá, na realidade, dar a recompensa anunciada, embora assim o tenha prometido. Por coincidência, no dia seguinte, João encontra as cadelinhas passeando tranquilamente em seu quintal e as devolve imediatamente a Mauro. Neste caso, é correto afirmar que
		
	
	a manifestação de vontade no sentido da recompensa subsiste em relação a toda e qualquer pessoa, pois a reserva mental não tem o condão de modificar a vontade originalmente tornada pública.
	
	a manifestação de vontade no sentido da recompensa não mais terá validade em relação a qualquer pessoa, pois ela foi alterada a partir do momento em que foi feita a reserva mental por parte de Mauro.
	
	a manifestação de vontade no sentido da recompensa subsiste em relação a João ainda que Mauro tenha feito a reserva mental de não querer o que manifestou originariamente.
	 
	a manifestação de vontade no sentido da recompensa não subsiste em relação a João, pois este tomou conhecimento da alteração da vontade original de Mauro.
		
Avaliando2
	
	
	
	Desempenho: 0,5 de 0,5
	Data: 28/04/2017 
	
	 1a Questão (Ref.: 201303680328)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(FCC ¿ TJ/GO ¿ Juiz Substituto - 2015) Renato adquiriu imóvel e assinou contrato no âmbito do qual foi excluída, por cláusula expressa, a responsabilidade pela evicção. A cláusula é:
		
	
	Nula, porque fere preceito de ordem pública.
	 
	Válida, mas, se Renato restar evicto, terá direito de receber o preço que pagou pelo imóvel, se não soube do risco da evicção ou se, dele informado, não o assumiu.
	
	Válida, mas, se Renato restar evicto, terá direito de receber o preço que pagou pelo imóvel mais indenização pelos prejuízos decorrentes da evicção, tais como despesas de contrato e custas judiciais, se não soube do risco da evicção ou se, dele informado, não o assumiu.
	
	Válida, mas, se Renato restar evicto, terá direito de receber o preço que pagou pelo imóvel, ainda que soubesse do risco da evicção.
	
	Válida, excluindo, em qualquer caso, o direito de Renato receber quaisquer valores em caso de evicção.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201303150932)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Marcos emprestou para Caio sua moto, por um dia. Caio estava trafegando pela cidade, quando foi assaltado. Nesse caso:
		
	
	Caio terá que restituir o valor do automóvel, pura e simplesmente
	 
	Caio nada terá que restituir a Marcos
	
	Caio terá que restituir o valor do automóvel, mais perdas e danos
	
	Caio terá que pagar, tão somente perdas e danos
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201303127124)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	 (TRF 1ª Região Juiz) Determinado indivíduo comprou um carro e, após dez dias utilizando-o, constatou defeito que diminuiu sensivelmente o valor do veículo. O adquirente desconhecia o defeito no momento da realização do negócio jurídico e, se dele tivesse conhecimento, não o teria celebrado. Em relação à situaçãohipotética acima, julgue os itens subseqüentes.
I- A hermenêutica contratual moderna impõe o princípio da sociabilidade dos contratos como limitação à liberdade contratual.
II- O adquirente pode redibir o contrato ou reclamar abatimento do preço.
III- O erro como vício de consentimento e o vício redibitório confundem-se porque, em ambos, o negócio jurídico contém defeito que vicia a vontade do adquirente.
IV- O adquirente, se optar pela ação redibitória, deverá observar o prazo prescricional fixado em lei. Estão certos apenas os itens
		
	
	I, II e III.
	 
	 I e II.
	
	II, III e IV.
	
	III e IV.
	
	 I e IV.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201303083842)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(Questão 1 20º Exame OAB-RJ) No que se refere à promessa de fato de terceiro, assinale a alternativa INCORRETA:
		
	 
	A obrigação do promitente é uma obrigação de meio, de envidar o melhor dos seus esforços para conseguir a prestação;
	
	Trata-se de vínculo jurídico previsto no ordenamento.
	
	Nessa promessa, o terceiro cumpre uma obrigação assumida pelo promitente.
	
	O fato de terceiro é o objeto da prestação da avença;
	
	O terceiro não pode ser obrigado pela avença; se o contratante não obtiver o fato prometido, responderá por perdas e danos;
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201303126498)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Determinado indivíduo comprou um carro e, após dez dias utilizando-o, constatou defeito que diminuiu sensivelmente o valor do veículo. O adquirente desconhecia o defeito no momento da realização do negócio jurídico e, se dele tivesse conhecimento, não o teria celebrado. Em relação à situação hipotética acima, julgue os itens subsequentes. I A hermenêutica contratual moderna impõe o princípio da sociabilidade dos contratos como limitação à liberdade contratual. II O adquirente pode redibir o contrato ou reclamar abatimento do preço. III O erro como vício de consentimento e o vício redibitório confundem-se porque, em ambos, o negócio jurídico contém defeito que vicia a vontade do adquirente. IV O adquirente, se optar pela ação redibitória, deverá observar o prazo prescricional fixado em lei. Estão certos apenas os itens:
		
	
	I, II e III.
	
	II, III e IV
	
	III e IV.
	
	I e IV
	 
	I e II.
		
Avaliando3
	
	
	
	Desempenho: 0,5 de 0,5
	Data: 02/05/2017
	
	 1a Questão (Ref.: 201303083819)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(Questão 26 30º Exame OAB-RJ) Quanto ao vício redibitório é INCORRETO afirmar:
		
	
	O alienante responderá pelo vício, mesmo provando que o desconhecia;
	
	O adquirente pode rejeitar a coisa ou reclamar o abatimento do preço.
	
	O vício redibitório compromete o negócio jurídico.
	 
	O doador, mesmo em se tratando de doação pura, irá responder pelo vício redibitório;
	
	O vício ou defeito na coisa recebida devem ser ocultos;
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201303083653)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(Questão 46 26º Exame OAB-RJ) A quem cabem as despesas com a escritura de compra e venda de imóvel NÃO residencial?
		
	
	Ao vendedor, podendo haver disposição em contrário
	
	Necessariamente ao comprador
	
	Necessariamente ao vendedor
	 
	Ao comprador, podendo haver disposição em contrário
	
	Ao gestor do negócio
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201303211025)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	VIII EXAME DE ORDEM UNIFICADO
Embora sujeito às constantes mutações e às diferenças de contexto em que é aplicado, o conceito tradicional de contrato sugere que ele representa o acordo de vontades estabelecido com a finalidade de produzir efeitos jurídicos. Tomando por base a teoria geral dos contratos, assinale a afirmativa correta.
		
	
	Será obrigatoriamente declarado nulo o contrato de adesão que contiver cláusulas ambíguas ou contraditórias.
	
	A liberdade de contratar é limitada pela função social do contrato e os contratantes deverão guardar, assim na conclusão, como em sua execução, os princípios da probidade e da boa‐fé subjetiva, princípios esses ligados ao voluntarismo e ao individualismo que informam o nosso Código Civil.
	 
	A atipicidade contratual é possível, mas, de outro lado, há regra específica prevendo não ser lícita a contratação que tenha por objeto a herança de pessoa viva, seja por meio de contrato típico ou não.
	
	A celebração de contrato atípico, fora do rol contido na legislação, não é lícita, pois as partes não dispõem da liberdade de celebrar negócios não expressamente regulamentados por lei.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201303083735)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	 
(TJPA/2009  Juiz). Mévio realiza, com a instituição financeira K e K S/A, contrato de mútuo no valor de R$ 45.000,00 (quarenta e cinco mil reais), sendo que Túlio figura como fiador, pela quantia total ajustada. O devedor possuía vasto patrimônio à época do negócio jurídico referido. Posteriormente, faltando o pagamento de dez prestações, o devedor tem sua insolvência decretada, fato que foi comunicado ao fiador e à instituição financeira. Após isso, a instituição financeira pretende cobrar a dívida do fiador. Túlio não renunciou ao beneficio de ordem.
Diante do narrado, analise as afirmativas a seguir.
 I. O fiador poderá requerer, antes de ser cobrado, que o credor busque bens do devedor para satisfazer o seu crédito.
II. O credor pode optar por cobrar do devedor ou do fiador ou, ainda, de ambos, a dívida.
III. O benefício de ordem cede diante da declaração de insolvência do devedor afiançado.
IV. O patrimônio do fiador está protegido diante da inexistência de renúncia ao beneficio de ordem.
V. O fiador, ao pagar a dívida do afiançado, sub-roga-se nos direitos do credor.
 Assinale:
		
	
	se somente as afirmativas II, III, IV e V estiverem corretas.
	
	se somente as afirmativas I, II e III estiverem corretas.
	
	se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
	 
	se somente as afirmativas II, III e V estiverem corretas.
	
	se somente as afirmativas I, II e IV estiverem corretas.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201303083700)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Marque a alternativa CORRETA:
		
	
	Por implicar em restrição de direitos, a ingratidão que justifique a revogação da doação apenas poderá recair sobre o doador.  
	
	A doação é contrato de forma livre.
	
	A doação onerosa jamais poderá ser revogada.
	
	O nascituro, por não ter personalidade jurídica, não pode receber doação.
	 
	A doação de ascendentes a descendentes importa em adiantamento da legítima.
		
Avaliando4
	
	
	
	Desempenho: 0,5 de 0,5
	Data: 15/05/2017 
	
	 1a Questão (Ref.: 201303089489)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(Procurador do Município de Florianópolis/2011) Sobre as formas de desfazimento da relação contratual, assinale a alternativa INCORRETA:
		
	
	A exceção de contrato não cumprido implica, nos contratos bilaterais, a impossibilidade de exigir o implemento da obrigação alheia, antes de cumprida a obrigação própria.
	
	A quitação é um direito do solvens.
	 
	Os efeitos da sentença que decretar a resolução do contrato correrão a partir de sua publicação.
	
	Salvo disposição em contrário, o distrato opera efeitos a partir de sua ultimação.
	
	A resilição é forma de desfazimento voluntário do contrato.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201303124413)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	No tocante ao contrato de locação?
		
	
	O adquirente fica obrigado a respeitar o prazo do contrato de locação da coisa, desde que o mesmo esteja registrado no cartório de registro de imóveis.
	
	No caso de alienação do imóvel, deverá o locatário desocupar o imóvel no prazo de 30 dias contados do recebimento da notificação.
	 
	O adquirente deverá notificar o locatário paraque desocupe o imóvel no prazo de 90 dias, contados do recebimento da notificação, desde que não haja nenhuma restrição.
	
	Em havendo prazo indeterminado, deverá o adquirente respeitar o prazo estipulado no contrato;
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201303680328)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(FCC ¿ TJ/GO ¿ Juiz Substituto - 2015) Renato adquiriu imóvel e assinou contrato no âmbito do qual foi excluída, por cláusula expressa, a responsabilidade pela evicção. A cláusula é:
		
	
	Válida, mas, se Renato restar evicto, terá direito de receber o preço que pagou pelo imóvel, ainda que soubesse do risco da evicção.
	
	Nula, porque fere preceito de ordem pública.
	
	Válida, mas, se Renato restar evicto, terá direito de receber o preço que pagou pelo imóvel mais indenização pelos prejuízos decorrentes da evicção, tais como despesas de contrato e custas judiciais, se não soube do risco da evicção ou se, dele informado, não o assumiu.
	 
	Válida, mas, se Renato restar evicto, terá direito de receber o preço que pagou pelo imóvel, se não soube do risco da evicção ou se, dele informado, não o assumiu.
	
	Válida, excluindo, em qualquer caso, o direito de Renato receber quaisquer valores em caso de evicção.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201303150915)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Assinale a INCORRETA:
		
	 
	É nula a venda de ascendente a descendente quando nem os outros descendentes nem o cõnjuge do alienante deram expresso consentimento
	
	No caso de separação de bens convencional, é lícita a compra e venda, entre cônjuges, de bens excluídos da comunhão
	
	Se, na venda ad mensuram de um imóvel, se verificar que há excesso superior a um vigésimo do total da área enunciada e se o vendedor comprovar que tinha motivos para ignorar a medida exata da área vendida, pode o comprador completar o valor correspondente ou simplesmente devolver o excesso
	
	É nulo o contrato de compra e venda em que se deixa ao arbítrio exclusivo de uma das partes a fixação do preço
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201303211367)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	IX EXAME DE ORDEM UNIFICADO
Marcelo firmou com Augusto contrato de compra e venda de imóvel, tendo sido instituindo no contrato o pacto de preempção. Acerca do instituto da preempção, assinale a afirmativa correta.
		
	
	Trata-se de pacto adjeto ao contrato de compra e venda em que Marcelo se reserva ao direito de recobrar o imóvel vendido a Augusto no prazo máximo de 3 anos, restituindo o preço recebido e reembolsando as despesas do comprador.
	
	Trata-se de pacto adjeto ao contrato de compra e venda em que Marcelo reserva para si a propriedade do imóvel até o momento em que Augusto realize o pagamento integral do preço.
	 
	Trata-se de pacto adjeto ao contrato de compra e venda em que Marcelo impõe a Augusto a obrigação de oferecer a coisa quando vender, ou dar em pagamento, para que use de seu direito de prelação na compra, tanto por tanto.
	
	Trata-se de pacto adjeto ao contrato de compra e venda em que Marcelo, enquanto constituir faculdade de exercício, poderá ceder ou transferir por ato inter vivos.

Continue navegando