Buscar

Teorias da Administração II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Teorias da Administração II
A administração passou a ocupar lugar de destaque a partir da aplicação de princípios, métodos, e técnicas orientados ao aumento da produtividade e á melhoria da qualidade da vida, associados a diversificação de bens e sérvios produzidos e ofertados em escala mundial,
A administração começou na a sugir na Europa no século XVII durante a revolução industrial nessa época algumas empresas começaram a introduzir a divisão do trabalho, já preconizado por Adan Smth, A partir do século xx,houve a consolidação da Administração Cientifica através dos estudos e pesquisa de Taylor, Ford Fayol e Weber.
 Taylor foi o líder de um grupo que promoveu a administração cientifica, os princípios e as técnicas criadas por Taylor procuravam aumentar a eficiência dos trabalhadores por meio da racionalização do trabalho.
As técnicas se baseava em estudos de tempos e movimentos padronização de ferramentas,padronização de movimentos, sistema de pagamento de acordo com o desempenho.
Ford deu inicio á produção em massa, que é a fabricação de produtos não diferenciados em grandes volumes , os princípios fundamentais da produção em massa eram;divisão do trabalho,fabricação de peças .
Fayol instituiu um sistema de administração que se divide em três partes iguais: A administração é uma função distinta das demais funções da empresa; A administração é um processo de planejamento, coordenação, comando execução e controle.
Max Weber realizou os primeiros estudos sobre burocracia é tão racional que mesmo no caso de revolução ou guerra continua a funcionar. Uniformidade de rotinas e procedimentos que favorece a padronização, a redução de custo e erros, pois as rotinas são definidas por escrito.
A teoria estruturalista destaca a necessidade de compreensão da organização como uma unidade social complexa; é a busca do equilíbrio entre a organização formal e informal.
O homem organizacional deve possuir as seguintes características; ser flexível , resistente á frustração, capaz de adiar recompensas, com desejo permanente de realização, ter participação simultânea em vários sistemas sociais e variação de papeis sociais. 
A teoria contingencial estabelece que não há uma estrutura organizacional única que seja altamente efetiva para todas as organizações , há diversos fatores contingências estratégias , incerteza com relação as tarefas e tecnologia, essa característica refletem a influencia do ambiente. 
As operações ou funções, compreendem um conjunto de atividade afins e basicamente homogêneas. As organizações tem quatro funções principais: produção, comercialização,finanças e administração que se desdobram cada uma em diversas funções 
No contexto da teoria organizacional, a gestão por processo é classificada a partir do conjunto de atividade a partir do conjunto de atividade com ou mais tipos de entrada as quais instituem uma saída de valor para o cliente 
A gestão por processo exige dos membros da estrutura no seu todo o desempenho da atividade voltada ao alcance dos objetivos organizacionais orientado por fatores de eficiência operacional em sintonia absoluta com as demandas externas.o conjunto de tarefas e atividades é o que compõe a formação de um processo.
A palavra mudança é muito presente no discurso dos gestores e a sua materialização exige a revisão continuada dos objetos organizacional das estratégias prioritária e o alinhamento da estrutura e dos recursos mobilizados no processo produtivo. O planejamento é a definição previa dos objetivos das metas e dos indicadores de desempenho organizacional e pessoal.
A mudança bem sucedida não ocorre naturalmente ela sofre intervenções desde sua formulação ate sua consolidação, na organização a mudança exige, portanto a aplicação de fundamentos e modelos administrativos bem sólidos baseados tanto em problemas quanto em oportunidade de motivar as pessoas a mudar, ou seja trata se de fazer uso de um abordagem estratégica para implementa – La.
Indivíduos, equipes e organizações devem ser motivadas a mudar, mas em geral se as pessoas não perceberem uma lacuna não é tão significativa não vão sentir essa motivação, na verdade elas vão resistir a mudança que o administrador tenta introduzir 
Nesse contexto para que possamos lidar com essa questão precisamos compreender por que as pessoas resistem a mudança.
É fundamental que os gestores compreendam a peça chave de todo e qualquer processo de mudança são as pessoas as quais precisam sobretudo estar confortáveis com as novidades inseridas no seu ambiente de trabalho, finalmente não podem os esquecer o poder de influencia da cultura presente na organização sobre o comportamento dos seus integrantes cujas características podem determinar o sucesso ou fracasso da mudança que La se instala.
Não se pode mudar as organizações publicas sem que se antes se mude a cultura das pessoas que atuam nessa organização.

Continue navegando