Buscar

1ª AULA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Quais as características dos sistemas abertos?
Resposta: Um sistema aberto é aquele que sofre interferência do ambiente externo e também interfere nesse meio. Um empresa, por exemplo, é um sistema aberto uma vez que tudo que acontece a seu redor interfere em sua rotina. Por outro lado, as ações da empresa também interferem nas rotinas das demais empresas. Cordialmente, Janaina Águia
Qual é o impacto da Globalização no sucesso das empresas nos dias de hoje?
Resposta: Com a Globalização associada à Tecnologia da informação são eliminadas as barreiras entre os países, diminuindo os espaços entre as nações. No entanto, os concorrentes de outras nações parecem vir de nenhum lugar e abocanham participação de mercado. A Globalização gera uma competição cada vez mais acirrada, margens de lucros menores em função do aumento da concorrência, uma maior diversidade de produtos e serviços, exigindo um diferencial competitivo das empresas.
Quais são os ambientes que uma empresa precisa monitorar constantemente?
Resposta: Toda empresa possui dois ambientes, dividido em interno (que ela pode controlar) e externo (que ela não pode controlar). O ambiente externo é dividido em Ambiente Específico (Microambiente) e Ambiente Geral (Macroambiente).
Quais são os cenários que fazem parte do Macroambiente ou Ambiente Geral?
Resposta: Cenários Social, Político, Tecnológico, Econômico, Sindical, Demográfico, Legal, Cultural, Ecológico e Mercadológico.
Quais são os elementos que fazem parte do Microambiente ou Ambiente Específico?
Resposta: Clientes, Concorrentes, Fornecedores, Grupos regulamentadores.
Qual a diferença entre ambiente interno e ambiente de tarefa?
Resposta: O ambiente interno é constituído pelos processos internos localizados nas diversas áreas da organização, onde encontramos pessoas, equipamentos e demais recursos organizacionais. O ambiente de tarefa faz parte do ambiente externo das organizações, é o ambiente mais próximo também chamado de ambiente direto, ou ainda ambiente operacional. Esse ambiente é constituído por variáveis como fornecedores, clientes, concorrente e órgão de classe. É importante ressaltar que a empresa tem total domínio de seu ambiente interno o que não acontece com o ambiente de tarefa, uma vez que ele é composto por variáveis que não podem ser controladas pela organização.
Como se compõe a sustentabilidade do negócio de uma empresa?
Resposta: Uma empresa, para tornar possível sua permanência no mercado deve, prioritariamente, fazer o gerenciamento estratégico da tecnologia e inovação. O gerenciamento da tecnologia inclui principalmente, a observação, identificação e avaliação da tecnologia concorrente para atender necessidade de mercado e a seleção da mais relevante para possibilitar vantagem competitiva. O gerenciamento da inovação inclui entre outros, a promoção para a inovação, novas idéias, propostas, a seleção de inovação relevante para a organização, o gerenciamento do portfólio de produtos e serviços , oportunidades de inovação que sejam acessíveis financeiramente e que correspondam às expectativas de marketing.
Quais são os tipos de mudanças mais comuns nas organizações?
Resposta: Na maioria das vezes, é imprescindível que as empresas passem por mudanças para que tenham sucesso e garantam a sua sustentabilidade no mercado. As mudanças mais comuns são: - as de estrutura organizacional e de processos de trabalho - onde se faz a adequação das unidades organizacionais em termos de tamanho e/ou de redefinição de atribuições e as atividades e recursos utilizados são racionalizados, buscando uma maior eficiência, e - as relacionadas à mudança da cultura, que significa envolver todas as pessoas da empresa, criando uma nova cultura que se quer dentro da organização. As mudanças estrutural e de processos são mais utilizadas quando o objetivo maior é a redução de custos. Contudo, a união dos dois tipos de mudança é que traz efetivamente mais resultado.
Como se deve estruturar uma empresa para mudar e inovar?
Resposta: Há dois componentes muito importantes para uma empresa inovar e mudar: uma liderança que perceba o momento de mudar e que saiba mobilizar a empresa para mudar, e os mecanismos de gestão. Se a empresa tem mecanismos de gestão que viabilizam o processo de inovação, ela será uma empresa inovadora. Se não houver um processo para fazer as pessoas pensarem e refletirem sobre inovação, a empresa não terá inovação, apesar do discurso de inovar. A empresa precisa ter mecanismos de reconhecimento das pessoas que inovam, valorizando assim a inovação. Estruturar uma empresa para inovar significa desenvolver lideranças que criem mecanismos de gestão que reforcem uma cultura de inovar e mudar porque a cultura deve compatibilizar o discurso com a prática.
Quais são os fatores determinantes para a estruturação de um processo de mudança?
Resposta: Todo processo de mudança precisa se basear em alguns pilares. O primeiro é o senso de urgência. Se as pessoas não tiverem o senso de urgência para mudar, não há mudança. Ou existe um senso de urgência, ou existe um sonho. O segundo pilar é construir uma visão, saber para onde vai. Só se muda quando a gente sabe para onde vai. Terceiro, é preciso fazer com que todos na organização percebam por que motivo a empresa vai mudar, que é o senso de urgência. Se as pessoas não perceberem isso, elas não vão mudar. É preciso também criar uma estrutura para fazer mudanças, ou seja, como se mobilizará a organização, quem vai ajudar na mobilização para vender o senso de urgência e a visão da mudança. Por último, estabelecer quais os valores que se quer que sejam consolidados na organização depois da mudança.
Existe um momento certo para mudar nas organizações?
Resposta: Em princípio, existe sim. Na realidade, tudo na vida funciona dentro de um ciclo. Qual é o tempo deste ciclo? É muito relativo. Então, é importante percebermos qual é o momento em que a empresa começou a se acomodar e aí fazer uma mudança. Esta mudança normalmente tem que envolver a sua estratégia, a sua estrutura, os seus processos e as pessoas. A percepção dessa necessidade vai variar em função do tipo (segmento) de negócio. Por exemplo, numa empresa de telefonia celular, essa mudança é muito acelerada pelo constante avanço tecnológico. Em segmentos mais conservadores, o tempo entre uma mudança e outra é maior.
Sustentabilidade pode ser uma resposta positiva da empresa para o mercado produtivo?
Resposta: - Sustentabilidade na empresa - (traduz o cuidado estratégico em utilizar os Recursos Naturais de forma inteligente, mantendo assim um posicionamento - Ético de Uso- para obtê-lo um consenso da - Boa Valorização de Vida - para as próximas gerações). - Devemos observar os Indicadores de Sustentabilidade - que evidencia no - Balanço Social - o grau de responsabilidade socioambiental corporativa - que empresa está adotando em sua ação de Marketing no mercado/produto. - Ter um produto (indicado) pelos Clientes/Consumidores para o seu consumo - cujo argumento principal: - é o respeito pela qualidade sustentável na dinâmica de fabricação, enfatizar um diferencial para o produto em relação aos concorrentes.
Quais danos uma empresa pode ter quando não trabalha de forma sustentavel?
Resposta: Vários são os problemas que podem ser enfrentados por uma empresa por não praticar a sustentabilidade. O maior deles e o mais abrangente é a perda da vantagem competitiva no mercado. A preocupação com o respeito à legislação e com a adoção de práticas ecologicamente corretas no processo produtivo trazem como benefícios imediatos para a organização, a redução de desperdício na produção e uma imagem mais respeitada perante a sociedade, e isso constitui um grande diferencial competitivo no mercado. Esse comprometimento com a sustentabilidade evita que a empresa, dentre outros aspectos: tenha problemas com clientes, com a comunidade na qual está inserida e com a sociedade em geral; esbarre em dificuldades para conseguir investimentos no mercado; aumente seus custos de produção; inibaseu crescimento e conquista de maior fatia de mercado.

Outros materiais