Buscar

Espasticidade, aumento do tônus muscular

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Espasticidade 
É o aumento do tônus muscular, no momento da contração, ocasionado por uma condição neurológica, podendo ser fásica (espasmos), ou tônico (rigidez constante), aonde a contração muscular é mais forte do que em músculos normais, levando também mais tempo para relaxarem.
Essa condição ocorre em pessoas com doença neurológica, tais como, paralisia cerebral, acidente vascular encefálico, esclerose múltipla, traumatismo craniano, lesão medular, onde há lesão dos neurônios motores, que são responsáveis pelo controle dos movimentos voluntários.
A espasticidade pode ser desencadeada por movimentos bruscos, ou alguma estimulação, e se apresenta por sinais inadequados que ao invés de relaxarem a musculatura, a contraem de forma rápida e inadequada.
Para o controle da espasticidade é importante que se controle os estímulos que a desencadeia, como a dor, infecções, temperatura elevada, dentre outros.
Pode haver deformidades que são representadas por contraturas na musculatura envolvida, clônus, espasmos musculares, podendo causar dor e impedimento de certas posturas normais, impossibilitando o controle dos músculos, dificultando assim a realização de atividades do nosso contidiano.
Para o tratamento da espasticidade convém que a pessoa adote um programa regular de exercícios físicos como o RPG (Reeducação Postural) que provoquem o estiramento da fibra muscular, sempre orientado por um fisioterapeuta. Alguns medicamentos podem ser usados para causar o relaxamento da musculatura afetada. Injeções de substância botulínica também podem ser administradas pelo médico.

Outros materiais