Buscar

Questionário Complementos de Mecânica dos Solos e Fundações

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

DISCIPLINA: DE COMPLEMENTOS DE SOLOS E FUNDAÇÕES
7º E 8º PERÍODOS
DOCENTE: HÉLITON LOURENÇO
CURSO: ENGENHARIA CIVIL
QUESTIONÁRIO DE FUNDAÇÕES RASAS – SAPATAS
	O objetivo da investigação geológica é delimitar espacialmente as unidades geológicas e determinar suas características e propriedades geomecânicas através de um conjunto de métodos de investigação. Os métodos de investigação estão divididos em dois grandes grupos, quais são eles? Defina e explique-os resumidamente.
Com palavras retiradas do slide da aula 1 do professor, há dois tipos de métodos, os métodos diretos e os métodos indiretos.
Métodos diretos: Os resultados de ensaios são aplicados à previsão de propriedades constitutivas de solos, possibilitando a adoção de conceitos e formulações clássicas de Mecânica dos Solos com abordagem de projeto. Em ensaios (exemplo) de Palheta e Pressiômetro são assumidas algumas simplificações, passíveis de interpretação analítica; a cravação de um cone em depósito argiloso pode ser interpretada através de abordagens numéricas. Da natureza empírica ou semi-empíricas, tem fundamentação estatística, a partir das quais as medidas de ensaios são correlacionadas diretamente ao desempenho de obras geotécnicas. O SPT (Sondagem de simples reconhecimento a percussão) constitui o mais conhecido exemplo brasileiro de uso de método diretos de previsão, tanto aplicado à estimativa de recalques quanto à capacidade de carga de fundações. São métodos que permitem o acesso e a retirada do material investigado, seja do solo “in situ”, e consequentemente: Identificação do solo, Classificação do solo, e Resistência das diversas camadas de solo. Um exemplo típico é o Ensaio SPT - Standard
Penetration Test.
Métodos indiretos: São métodos que não permitem o acesso ao material investigado, Permitem determinar apenas a existência de singularidades no terreno: presença de grandes blocos de rocha, cavidades subterrâneas, espessuras de camadas e a presença ou não de lençol freático. São importantes para o estudo preliminar de grandes obras de engenharias (barragens, aeroportos, ...). Devem ser utilizados em conjunto com Métodos Diretos. INTERPRETAÇÃO DE IMAGENS: Sensoriamento remoto: imagens obtidas por satélites e por radar Fotografias aéreas, em diversas escalas Essenciais em estudos regionais e na determinação de estruturas geológicas.
Fonte (slide aula 1): <https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=sites&srcid=ZGVmYXVsdGRvbWFpbnxwcm9maGVsaXRvbmxvdXJlbmNvfGd4OjI3NDdlMjMzOTQ5YmNmYjg>
	As fórmulas de capacidade de carga são hoje um instrumento bastante eficaz na previsão da tensão admissível, destacando-se dentre as inúmeras formulações: a de Terzaghi. Contudo, as fórmulas de capacidade de carga são determinadas a partir do conhecimento do tipo de ruptura que o solo pode sofrer. Logo, ao se aplicar uma carga sobre uma fundação, podem-se provocar três tipos de ruptura no solo, considerando-o como meio elástico, homogêneo, isotrópico, semi-infinito. Quais são os três tipos de ruptura? Cite e explique-os resumidamente:
Com palavras retiradas do slide da aula 2 do professor, há três métodos: ruptura geral, ruptura local e ruptura por puncionamento.
Ruptura geral: Na ruptura geral, ocorre a formação de uma cunha, que tem movimento vertical para baixo, e que empurra lateralmente duas outras cunhas, que tendem a levantar o solo adjacente à fundação. Na Figura 1 (a) pode-se ver que a superfície de ruptura é bem definida e na Figura 1(b) nota-se bem um ponto de carga máxima na curva carga X recalque. A ruptura geral ocorre na maioria das fundações em solos pouco compressíveis de resistência finita e para certas dimensões de sapatas. Este tipo de ruptura ocorre nos solos mais rigidos, como areia compactada e muito compactas e argilas rijas e duras.
Ruptura local: Neste tipo de ruptura, forma-se uma cunha no solo, mas a superfície de deslizamento não é bem definida, a menos que o recalque atinja um valor igual à metade da largura da fundação (Figura 2). A ruptura local ocorre em solos mais deformáveis, como areias fofos e argilas médias e moles
Ruptura por puncionamento: Quando ocorre este tipo de ruptura nota-se um movimento vertical da fundação,e a ruptura só é verificada medindo-se os recalques da fundação (Figura 3). A ruptura porpuncionamento ocorre em solos muito compressíveis, em fundações profundas ou em radiers.
Fonte: <https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=sites&srcid=ZGVmYXVsdGRvbWFpbnxwcm9maGVsaXRvbmxvdXJlbmNvfGd4OjQyZmZkNmQ2NDhiZWJlMjU>
	Quais os objetivos de um programa de investigação geotécnica?
O objetivo da investigação geológica é: delimitar espacialmente as unidades geológicas e determinar suas características e propriedades geomecânicas através de um plano de investigações. Plano de investigações: conjunto de métodos de investigação aplicado num local para o conhecimento das unidades geológicas. As principais limitações são resolução: capacidade do método de fornecer a informação desejada; a resolução de cada método pode variar conforme a solicitação ou ambiente; Prazo: o prazo disponível para as investigações pode limitar ou até impedir a aplicação de determinados métodos em função do tempo de execução; Custo: o custo das investigações varia entre um e três por cento do custo do empreendimento ou obra, exceto em casos especiais; Custo x benefício: há uma relação ótima entre o volume de investigação, que se reflete no custo das investigações e as informações obtidas, ou seja, o benefício alcançado.
Fonte (slide aula 1): <https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=sites&srcid=ZGVmYXVsdGRvbWFpbnxwcm9maGVsaXRvbmxvdXJlbmNvfGd4OjI3NDdlMjMzOTQ5YmNmYjg>
	Explique o que é capacidade de carga do solo:
Essa eu não achei no slide, encontrei num pdf da net.
A pressão de ruptura ou capacidade de carga de um solo é, assim, a pressão pr, que aplicada ao solo causa a sua ruptura. Adotando um adequado coeficiente de segurança, da ordem de 2 a 3, obtém-se a pressão admissível, a qual deverá ser “admissível” não só à ruptura com também às deformações excessivas do solo. 
Fonte (ufjf) <http://www.ufjf.br/nugeo/files/2009/11/09-MS-Unidade-07-Capacidade-de-Carga-2013.pdf>
	Explique o método de funcionamento do ensaio de placa? E quais são os parâmetros medidos?
Realização de prova de caga sobre placa: O objetivo é reproduzir o comportamento da solicitação de uma fundação. Aplica-se uma placa rígida de ferro fundido com 80 cm de diâmetro, carregada através de um macaco hidráulico. Com base no valor da pressão aplicada, o recalque medido no deflectômetro, é possível traçar a curva de pressão X recalque.
A pressão é aplicada em estágios; A curva é obtida ligando-se os pontos estabilizados.
Ainda, a curva pode ser representada entre dois casos extremos: Solos que apresentam ruptura geral, ou seja, tensão de ruptura bem definida: Solos de alta resistência – argilas rijas e areias compactas. Solos que apresentam ruptura local, ou seja, não há definição do valor da tensão de ruptura: Solos de baixas resistência – argilas moles e areias fofas.
Com este ensaio é possível prever a capacidade de carga tanto para solos com predominância de ruptura geral, quanto local.
	Quanto às fundações de edifícios, elas podem ser classificadas em dois grandes grupos. Descreva-os e explique-os?
Peguei na net… 
Existem dois grupos, fundações diretas ou rasas e fundações indiretas ou profundas. Fundações diretas ou rasas São aquelas em que a carga da estrutura é transmitida diretamente ao solo pela base da fundação. São executadas em valas rasas, com profundidade máxima de 3,0 metros, e caracterizadas por blocos, alicerces, sapatas e radiers. Quando a camada resistente à carga da edificação, ou seja, onde a base da fundação está implantada, não excede a duas vezes a sua menor dimensão ou se encontre a menos de 3 m de profundidade. As fundações superficiais são tipicamente projetadas com pequenas escavações no solo não sendo necessários grandes
equipamentos para execução. São tipos de fundações superficiais as sapatas (sapatas isoladas, sapatas associadas, vigas de fundação e sapatas corridas), os blocos, os radiers. Fundações indiretas ou profundas São aquelas que transferem a carga por efeito de atrito lateral do elemento com o solo e por meio de um fuste. Estas estruturas de transmissão podem ser estacas ou tubulões. São aquelas cujas bases estão implantadas a mais de duas vezes a sua menor dimensão, e a mais de 3 m de profundidade. As fundações profundas são utilizadas geralmente em projetos grandes que precisam transmitir maiores cargas ao terreno e quando as camadas superficiais do solo são pobres ou fracas. Incluem-se neste tipo de fundação as estacas, tubulões e caixões.
Fonte <http://construfacilrj.com.br/tipos-de-fundacoes-de-edificios/> 
	Por que é interessante fazer os balanços iguais nas sapatas isoladas? Isso é
obrigatório?.
Com minhas palavras tentando lembrar do que o professor disse…
É importante fazer balanços iguais para que os momentos solicitantes internos sejam iguais nas duas direções, facilitando assim o calculo da armadura da sapata; porém não é obrigatório porque em algumas situações isso não vai ser possível (ex.: sapatas de divisa, sapatas associadas).
	Defina o que é sapata associada e quando deve ser usada?
Com minhas palavras tentando lembrar do que o professor disse:
Sapata associada é a sapata de dois ou mais pilares não alinhados. Utilizam-se sapatas associadas quando a proximidade entre pilares é tanta que se considerássemos áreas de sapatas isoladas para cada pilar, estas ficariam uma sobreposta à outra; então a solução seria adotar uma sapata apenas para estes pilares. 
	Por que fazer viga alavanca em pilar de divisa?
Retirei do livro que o professor recomendou:
A primeira solução é criar uma viga de equilíbrio VE ou viga alavancada ligada a outro pilar e assim obter um esquema estrutural cuja função é a de absorver o momento resultante da excentricidade decorrente de o pilar ficar excêntrico com a sapata.
Fonte: Exercícios de fundações (Urbano Rodrigues Alonso).

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais