Buscar

DEDUÇÃO NATURAL


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

Seminários I
Resenha: Dedução
 
 No processo dedutivo, você caminha do geral para o específico, ou seja, parte de sentenças tidas como verdadeiras que são chamadas premissas, e dessas premissas tira-se a conclusão. Dedução vem do verbo deduzir, diminuir ou seja uma conclusão tirada de um raciocínio. Premissas verdadeiras conduzem a conclusões verdadeiras, mas tais conclusões contêm informações contidas no conjunto das premissas. O processo dedutivo mantém, portanto, a verdade das premissas (se houver), mas não traz novos conhecimentos.
 A dedução que significa "levar longe" é o método pelo qual alguém descreve fenômenos com base em um conjunto de premissas que ele já conhece. A dedução lógica escrita requer que o pensador demonstre suas premissas por meio de uma linguagem matemática, pois isso faz com que as conclusões sejam mais fáceis e mais precisas.
Na Matemática não é diferente, Dedução é um processo que estabelece a validade de tais argumentos e chega a conclusão desse argumento através de premissas, utilizando um sistema de regras de inferências que são ferramentas básicas para o determinar o valor-verdade das
proposições. Quando queremos provar algo de que é verdadeiro formamos um conjunto de premissas que passará por um processo e chegará a uma conclusão lógica dessas premissas.
Referências
Irving M. Copi, Introdução à Lógica, Edição 3, ed. Mestre Jou,1981.
Mortari,Cezar A, Introdução a Lógica, São Paulo, ed. UNESP,2001.