Buscar

Fichamento pronto pmo

Prévia do material em texto

AtekPC, empresa fabricante de computadores, fundada em 1984, criada para se tornar uma empresa de médio porte nos EAU, tendo em 2006 vendas de $1,9 bilhões, com 2.100 funcionários e 200 de meio período. Em 2007, John Strider, Diretor de Informática da AtekPC, percebendo as a dificuldade e mudanças do mercado de informática e levando em consideração sua experiência ao longo do tempo à frente da empresa decidiu aprovar um escritório de PMO para reestruturar os projetos.
 Enfrentou problemas no que se refere a estruturação e a maturação de um PMO na empresa AteckPC. Em 2007 a indústria de informática passava por uma turbulência onde a alta competividade, a queda dos lucros e o surgimento de novas necessidades do mercado fizeram com que as empresas se tornassem mais competitivas e partissem em busca de inovação desenvolvendo novas tecnologias para atender as demandas do novo mercado.
 Seguindo esses padrões, a AteckPC foi pressionada a padronizar, planejar e melhorar a qualidade de seus projetos, o que consequentemente a levou a adotar o programa de PMO com o objetivo de iniciar projetos de grande importância para poder assumir a liderança nesse mercado.
 Em leitura, nota-se que inicialmente os projetos na AtekPC eram de pequeno e médio porte, eram tratados de forma informal, não possuíam integração e eram solicitados sob demanda de outras áreas, o PMO veio para organizar, planejar, integrar e fornecer estrutura para esses projetos.	
 Houveram muitas dificuldades, em relação a estrutura e organização do escritório e, além disso, a equipe contratada para a função era experiente, mas eram novos no mercado de informática. Este fato era um problema que teria de ser resolvido, pois o PMO passou a ser parte da cultura da empresa, a equipe não poderia lutar contra essa cultura, observando que a preocupação sobre as mudanças culturais era muito grande. O PMO também não tinha uma função definida dentro da empresa, ficando somente ao âmbito dos projetos da área de TI, também havia a necessidade de provar seu valor perante os funcionários da empresa.
 A Falta ou limitação de recursos também era um desafio ao PMO onde o mesmo recebia apoio de outras áreas funcionais. Também não possuía formas de mensurar suas responsabilidades, no entanto estas foram se esclarecendo e evoluindo de acordo com a consolidação do PMO.
 Aconteceu uma série de debates com os diretores, gerentes e analistas sobre qual modelo organizacional do PMO a ser adotado. Pois modelos organizacionais distintos foram levados em consideração: PMO-pesado e o e PMO-leve. O PMO-pesado era totalmente centralizado em uma equipe especializada e gerenciada pelo PMO e o PMO-leve era descentralizado, operado pelas partes funcionais e pelo grupo de TI. A escolha de um desses modelos poderia refletir totalmente na cultura da empresa, era uma decisão difícil. 
 Em relação as mudanças culturais na AtekPC, a implementação do PMO teve grande impacto cultural, resultando em alguns problemas. Ele foi considerado como burocracia. A empresa trabalhava com uma cultura organizacional informal, sem padronização dos processos, tudo funcionando da melhor forma possível aos olhos de todos. Modificar a forma de trabalho, inserir processos e padrões foi um choque, foi totalmente contra a natureza da empresa. Para os envolvidos, consideram como uma barreira, não se sabia o quanto estariam inclinados a mudanças. A estratégia para ter uma implementação do PMO era a de trabalhar com uma cultura flexível resultando em um processo de adaptação e por fim, superar a resistência cultural da empresa e seus envolvidos.
 Outro problema era que governança não teria definido formas de fomentar métricas e obter relatórios de desempenho, era tudo subjetivo. Na AtekPC, só se sabia que o PMO estava funcionando através dos projetos que iam acontecendo. Houve a necessidade de provar o valor do PMO, mostrando seus avanços e seus méritos, mas sem registrar o que estava sendo feito, não era possível. Outra preocupação em relação à governança era a estrutura organizacional, pois a decisão a quem o PMO responderia foi decidido de forma temporária.
 O desafio foi grande, pois se fez necessário deixar a cultura antiga e informal, em que visava somente a produção, para uma cultura metódica e formal implantada, mas não imposta pela PMO. A ideia na AtekPC era que o PMO tivesse êxito, ele poderia ser incluído também em projetos fora da área de TI.

Continue navegando