Buscar

p2-bioquimica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
Instituto de Ciências Exatas (ICE)
Departamento de Química (DEQUIM)
Setor de Bioquímica – Prof. Cristiano Riger
Química, Engenharia Química e Engenharia de Alimentos
Disciplina de Bioquímica I (IC392)
Em termos evolutivos, podemos sugerir que os seres capazes de fermentar a glicose são os ancestrais dos seres capazes de oxidá-la através da respiração?
Numa célula muscular, qual é o fator que pode definir o destino catabólico do piruvato?
Um homogeneizado de tecido muscular foi deixado numa solução fisiológica por algum tempo. Explique porque foi encontrada nesta solução uma alta concentração de lactato após este período, fazendo uma correlação deste composto com a cadeia respiratória.
O infarto agudo do miocárdio caracteriza-se pela obstrução de artérias que levam o sangue a uma dada região do coração. Na região que tem o fluxo de sangue completamente interrompido observa-se morte celular e lesão irreversível do tecido. Há, no entanto, uma região periférica ao infarto, onde a obstrução não é completa, de modo que o tecido recebe, através de circulação colateral, um fluxo limitado de sangue. Como conseqüências disto, as células desta região experimentam uma situação de hipóxia, isto é, são submetidas a baixas concentrações de oxigênio. Após a ocorrência de um infarto observa-se acentuado aumento da concentração de Pi, seguido de redução do pH intracelular. Pergunta-se:
Discuta as modificações ocorrem no metabolismo da região do tecido cardíaco periférica ao infarto?
A falta de oxigenação acarreta em falta de transporte de elétrons na cadeia respiratória, ocasionando baixa produção de ATP. 
Em um hospital, um médico de plantão recebe um paciente infartado. Vai ao armário de medicamentos e encontra analgésicos, antissépticos, insulina, antiinflamatórios e vasodilatadores. Qual destes medicamentos ele deveria administrar prioritariamente ao paciente? E que mudanças no metabolismo da região periférica ao infarto você espera que ocorra com a administração do medicamento.
De que modo um aumento da relação ADP/ATP afeta a atividade da isocitrato-desidrogenase, uma enzima do ciclo de Krebs?
Explique de que forma o Ciclo de Krebs e a cadeia respiratória se interrelacionam para a produção de energia para a célula?
Um indivíduo bem magro apresenta constantemente os sintomas de fraqueza muscular e é criticado por sua mãe, que coloca a culpa no rapaz dizendo que o mesmo não se alimenta bem (come pouco). Porém, durante uma ida ao médico o rapaz comentou que se alimenta normalmente como as outras pessoas. Após uma investigação, identificou-se que o rapaz possuía uma deficiência genética na proteína receptora de insulina das células musculares. Explique sob a ótica bioquímica os quadros de magreza e fraqueza relacionados com o problema genético detectado pelo médico.
Explique quais as funções da ubiquinona, do oxigênio molecular e do ciclo Q na cadeia transportadora de elétrons.
Analise as afirmações abaixo apontando quais estão corretas e quais estão incorretas, fornecendo uma justificativa para as incorretas.
A – O NAD+ desempenha papel central no metabolismo energético das células, captando elétrons de alta energia;
B – A glicólise é uma etapa anaeróbica do processo de degradação da glicose, pois não necessita de oxigênio para ocorrer;
C – O Ciclo de Krebs tem início com uma reação entre acetil-CoA e oxaloacetato, liberando uma molécula de coenzima A e gerando citrato;
D – A maior parte do NADH é produzido no interior da mitocôndria, durante a transformação do piruvato em acetil-CoA e no Ciclo de Krebs.
Explique bioquimicamente como é controlada a concentração de glicose sanguínea através da insulina logo após uma alimentação balanceada, correlacionando a mesma com os valores de Km altos e baixos do pâncreas e do cérebro, respectivamente.
Uma pessoa com carência de vitamina B1 acaba tendo baixas concentrações de tiamina nas células. Explique a importância da tiamina para o correto funcionamento do Ciclo de Krebs no cérebro? Isto tem o mesmo efeito em outros órgãos e tecidos? Explique.
� EMBED StaticMetafile ���
� EMBED StaticMetafile ���
_1421398990.unknown
_1421398991.unknown

Outros materiais