Buscar

Estudo de caso Hotel Urbano

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Trabalho em grupo: Hotel Urbano
*Quem faltou a aula deverá entregar de forma individual
Estudo de Caso: Hotel Urbano, um caso de sucesso da Artsoft Sistemas e SAP.
Desde que foi fundado, em janeiro de 2011, o Hotel Urbano tornou-se a agência de viagens online líder no mercado brasileiro. Em 2012, comercializou 1,6 milhão de diárias, o que significa mais de uma diária vendida a cada 20 segundos. Diariamente a empresa oferece mais de três mil opções de viagens a preços acessíveis para os principais destinos turísticos do Brasil e do exterior em seu site, além de mais de 180 mil opções de hospedagens em todo o mundo.
Todas essas transações são realizadas por meio de uma plataforma online chamada Admin, desenvolvida internamente pela equipe de Tecnologia da Informação (TI) do Hotel Urbano. Através desse sistema, a agência publica todas as suas ofertas, que mudam diariamente, e administra e gerencia as vendas das diárias e pacotes via site. A solução possui capacidade para lidar com o grande volume de vendas. No entanto, a partir de um dado momento, os controles financeiros eram realizados manualmente através de planilhas, e ficaram muito difíceis de gerenciar. 
No início de 2012, o Hotel Urbano entendeu que era hora de implementar uma solução de gestão corporativa para automatizar os processos financeiros por trás de seus serviços. A companhia optou pelo SAP Business One, e escolheu a Artsoft Sistemas para cuidar do projeto de implementação da solução. Uma equipe de 15 profissionais, entre especialistas de TI do Hotel Urbano e consultores da Artsoft Sistemas, integrou o SAP Business One ao Admin em apenas cinco meses. 
Atualmente o SAP Business One cuida de toda a parte financeira do Hotel Urbano. O Admin realiza as vendas e envia para o novo sistema de gestão as informações sobre valores, formas de pagamento, validade do pacote e números de pedido de cada compra. A partir daí o SAP Business One cuida de todo o processo, até a emissão das notas fiscais para o cliente. Também ficam a cargo do SAP Business One os processos de fechamento financeiro do Hotel Urbano. Com o SAP Business One, o Hotel Urbano ganhou muito mais velocidade em suas rotinas contábeis e fechamento financeiro.
Além de processos mais rápidos e confiáveis, o Hotel Urbano passou a contar com relatórios detalhados sobre os seus negócios. O SAP Business One gera dashboards que permitem aos executivos do Hotel Urbano identificar as regiões para as quais mais vendem, bem como os destinos turísticos mais procurados. Também é possível saber quais os tipos de produtos, parceiros de hospedagem ou companhias aéreas mais rentáveis. 
Com a adoção da solução SAP o Hotel Urbano ganhou fôlego para seguir crescendo rapidamente. Os resultados do rápido processamento de dados financeiros, somado à facilidade de contar com informações relevantes que garantem inteligência ao negócio já levam o Hotel Urbano a estudar a adoção do SAP HANA como forma de ganhar ainda mais velocidade no levantamento e análise de relatórios e dashboards que suportam decisões estratégicas na companhia.
 
 Fonte: http://www.artsoftsistemas.com.br/en/blog/hotel-urbano-um-caso-de-sucesso-da-artsoft-sistemas-e-sap
 
Responda: [Utilize o livro-texto para embasar melhor as respostas]
 
a) a) Como o ERP auxilia nas decisões de negócios? [Fale sobre as funcionalidades do ERP e como elas são aplicadas, dentro do caso descrito]
b) b) Quais os benefícios do ERP para os processos existentes na empresa Hotel Urbano?

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais