Buscar

Neuroanato. dos receptores e med. espinhal

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Neuroanatomia dos receptores
Em toda a superfície da pele existem receptores especializados para detectarem estímulos provenientes do meio externo, tais como, os quimiorreceptores, ligados ao olfato e paladar; os fotorreceptores, ligados à visão; as terminações livres; os termorreceptores, ligados à temperatura; e os mecanorreceptores, ligados ao tato e pressão.  
Na anatomia palpatória já que utilizamos a todo o momento o toque para reconhecer uma estrutura ou fazer uma avaliação, os mecanorreceptores são primordiais, e são encontrados na epiderme e derme através dos Discos ou Meniscos de Merkel, localizados na camada basal da epiderme com uma distância uma das outras de 1 cm, são responsáveis pelo tato e pressão leve; os Corpúsculos de Meissner, localizados em grande quantidade nas pontas dos dedos, são responsáveis pelo tato e sensíveis as vibrações; e os Corpúsculos de Vater-Pacini, localizados no tecido subcutâneo e derme, são  responsáveis pelo tato forte e pressões prolongadas. 
Neuroanatomia interna da medula espinhal
Num corte transversal da medula espinhal, podemos observar a distribuição das substâncias branca e cinzenta. A substância cinzenta apresenta uma forma de uma letra H ou até mesmo a de uma borboleta, possui um corno anterior que é mais dilatado por possuir maior concentração de corpos neuronais e se conectam com a raíz anterior do nervo espinhal, é composto por fibras predominantemente amielínicas, sendo uma via eferente ou motora; um corno posterior mais delgado e que recebe a raiz posterior do nervo espinhal, sendo uma via ascendente ou sensitiva; e um corno lateral, que somente é encontrado na região torácica e parte do sacro. A substância branca distribuída em todo o entorno do H medular, serve como via ascendente (posteriormente) e via descendente (anteriormente), conduzindo impulsos nervosos oriundos da periferia para o encéfalo e vice-versa através das fibras predominantemente mielínicas. É subdividida em três grandes funículos, que são áreas onde se concentram os tractos. Entre os cornos anteriores, se encontra o funículo anterior; entre o corno anterior e o corno posterior, se encontra o funículo lateral; e entre os cornos posteriores, se encontra o funículo posterior, que se subdivide em dois fascículos, o fascículo grácil ou antigamente conhecido como fascículo de Goll, localizado medialmente, e conduz todo impulso nervoso motivado nos membros inferiores e parte inferior do tronco; e o fascículo cuneiforme ou fascículo de Burdach, localizado lateralmente, que se relaciona com qualquer impulso nervoso motivado nos membros superiores e parte superior de tronco. Tais impulsos nervosos estão relacionados com a propriocepção consciente, sensibilidade vibratória, tato discriminativo e a estereognosia. 
Propriocepção consciente – percepção consciente de posição e movimentos dos segmentos do corpo.
Sensibilidade vibratória – percepção de qualquer estímulo repetitivo ou vibracional na superfície da pele.
Tato discriminativo – capacidade de saber discriminar tocando dois pontos na superfície da pele.
Estereognosia – capacidade de reconhecer um objeto pelo tato quanto a sua forma e textura, sem o auxílio da visão.

Outros materiais