Buscar

DESAFIO PROFISSIONAL Brinquedoteca

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ANHANGUERA DE SÃO PAULO- UNIDADE BELENZINHO
PEDAGOGIA
MARISA APARECIDA QUILLES DE LIMA RA: 2862991685
ELAINE GOMES DA SILVA DOS REIS RA: 2863996661
SONIA APARECIDA DE OLIVEIRA RA: 2856146944
SILVANIA MENDES VIEIRA RA: 2834296365
FRANCISCA JOILIA SATURNINO DE MOURA ARAUJO
RA: 2841290297
DESAFIO PROFISSIONAL
ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA E EDUCAÇÃO INFANTIL, BRINQUEDOTECA E ELEMENTO LÚDICO, DIDÁTICA DE CONTAR HISÓRIAS, LITERATURA INFRANTOJUVENIL E MULTIMEIOS APLICADOS Á EDUCAÇÃO.
SÃO PAULO, 19 DE NOVEMBRO DE 2016.
UNIVERSIDADE ANHANGUERA DE SÃO PAULO
MARISA APARECIDA QUILLES DE LIMA RA: 2862991685
ELAINE GOMES DA SILVA DOS REIS RA: 2863996661
SONIA APARECIDA DE OLIVEIRA RA: 2856146944
SILVANIA MENDES VIEIRA RA: 283429636
 FRANCISCA JOILIA SATURNINO DE MOURA ARAUJO
RA: 2841290297
DESAFIO PROFISSIONAL 
Trabalho Bimestral para avaliação do curso de apresentado aos tutores da Universidade Anhanguera de São Paulo. Unidade Belenzinho como requisito para obtenção de nota bimestral sob orientação da tutora: ALINE RODRIGUES DA SILVA
SÃO PAULO
2016
Sumario
INTRODUÇÃO	3
1	COMO AS CRIANÇAS SE DESENVOLVEM	4
2	A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR.	5
3	DIFERENÇA ENTRE BRINCAR E BRINCADEIRA	6
4	OS OBJETIVOS DA BRINQUEDOTECA	6
5	TECNOLOGIA E LITERATURA PARA Á CRIANÇA.	7
6	PLANO DE AÇÃO: IMPLANTAÇÃO DA BRINQUEDOTECA	7
6.1	Justificativa	7
6.2	Objetivos	7
6.3	Ações a ser desenvolvida	8
6.4	Recursos	8
6.5	Avaliação	9
CONSIDERAÇÃO FINAL	10
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS	11
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo apresentar através de uma brinquedoteca é que a criança interage, há diferentes tipos de brincadeiras tradicionais, como as brincadeiras de roda, amarelinhas entre outras, brincadeiras de faz de conta, brincadeiras de construção e brinquedos educativos.
As vantagens dos jogos lúdicos podem trazer muito prazer às crianças e através da literatura infantil é um divertido meio de ensinar às crianças e sim um recurso rico em informação, através das histórias as crianças aprendem a lidar com as emoções. A brinquedoteca traz tudo que uma criança precisa para se desenvolver, se motivar com os diferentes tipos de cantinho, cantinho da leitura com os diversos livros e gibis, cantinho dos jogos, cantinho das músicas onde a criança aprende cantando e dançando e o cantinho da criatividade onde interage e aprende brincando com as diversas atividades.
Hoje sabemos que brincando se aprende e essas ações foram proporcionadas com o foco na aprendizagem isso faz com que as crianças se apropriam de conhecimentos possibilitando suas ações por meio que se encontra, ou seja, por meio das brincadeiras.
Esses momentos possibilitam que as crianças criarem múltiplos conceitos, propiciados de maneira lúdica e prazerosa, podem gerar mais interesse, para esse processo de desenvolvimento.
Através dos equipamentos tecnológicos como data show capta a imagem e será exibida na tela e projetada no telão de forma ampliada.
O computador será usado no auxilio do dia a dia, acessando sites e para pesquisas, permite que as crianças obtenham mais informações, estimula curiosidades e desenvolvem a imaginação e criatividades.
COMO AS CRIANÇAS SE DESENVOLVEM
Para Piaget o aprendizado é um processo gradual no qual á criança vai se capacitando em níveis cada vez mais complexo do conhecimento, o ser humano se desenvolve a partir das interações com o mundo.
Piaget divide em quatro períodos processo de desenvolvimento cognitivo, período sensório motor, período pré- operatório, período operatório concreto e período operatório formal.
Senso motor de 0 até 2 anos de idade, tratando-se da face inicial da vida a criança baseia se exclusivamente á percepções sensoriais ou esquemas motores para resolverem seus problemas embora as crianças já tenha conduta inteligente, considera se que ela ainda não possui pensamentos, pois nesta idade não dispõe de capacidade de representar eventos, evocar o passado e futuro, as crianças vão construindo e organizando noções nesse período de espaço, tempo e casualidades, começam a ser construídos.
Pré - Operacional dos 2 até 7 anos, este período e o que mais teve atenção de Piaget é marcado pelo aparecimento da outra característica é linguagem a criança constrói esquemas de ações interiores chamadas de esquemas representativos ou simbólicos que são palavras, pensamentos não flexíveis que tem como referencia a criança é o animismo que é atribuição de sentimentos e interação a coisas e animais. 
Operatório Concreto dos 7 até 11 anos recebe este nome, já que a criança age sobre o mundo concreto, real e visível, surge o declínio do egocentrismo sendo substituído pelo pensamento operatório o indivíduo pode, desde já, ver as coisas a partir da perspectiva dos outros. Surge o processo de pensamento lógico, limitados, sendo capazes de serializar, ordenar e agrupar coisas em classes com base em características comuns, assim como a capacidade de conservação e reversibilidade através da observação real o pensamento da criança ainda é de natureza concreta. 
Operatório formal 12 anos até a vida adulta, nesta fase a criança, ampliando as capacidades conquistadas na fase anterior, já consegue raciocinar sobre hipóteses na medida em que ela é capaz de formar esquemas conceituais abstratos e através deles executar operações mentais dentro de princípios da lógica formal. Característica essencial à distinção entre o real e o possível, a criança se torna capaz de raciocinar logicamente.
A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR.
O brincar e importante porque através das brincadeiras é uma oportunidade de desenvolvimento para a criança. Através das brincar a criança aprende, experimenta o mundo, possibilitando relações sociais elabora sua autonomia.
Através dos jogos a criança compreende o mundo á sua volta, aprende regras, testa suas habilidades físicas como, por exemplo, correr e pular e aprende a ganhar e outras vezes perder. O brincar também desenvolve habilidades da linguagem e habilidades motoras.
A brincadeira em grupo favorece para manifestar seus sentimentos e suas emoções.
Brincar é algo natural na vida de uma criança, mas através das brincadeiras ela aprende novos conceitos. A criança aprende brincando, pois a brincadeiras são fontes do desenvolvimento cognitivo e adquiri informações, regras, forma sua personalidade, demonstra seus sentimentos, emoções e prazer, suas angustias, suas realizações, suas dores e suas alegrias a criança aprende a se conhecer.
Aprende através das brincadeiras á criança constrói seu caráter sua formação moral e social de acordo com o ambiente, as criança experimenta, pensa, apreende. É essencial que a criança tenha espaço para descobrir, em contato consigo e explorando o entorno do ambiente.
A valorização do lúdico brincando a criança desenvolve sua imaginação, aprende explorar suas habilidades e atenção de forma natural e agradável.
Há diferentes brinquedos e objetos, instrumentos para utilizar e se divertir.
O brincar está ligado ao lúdico, ao utilizar jogos e brincadeiras nesta dinâmica entre interação e o conhecimento se forma a ludicidade em uma criança.
 DIFERENÇA ENTRE BRINCAR E BRINCADEIRA
Brincar é definido como divertir-se é um comportamento e não deve ser entendido apenas como uma resposta a um estímulo, mas como uma relação estabelecida com um contexto social, implicado dentro de um sistema cultural, o comportamento de brincar precisa de um local para ocorrer, de certos estímulos anteriores e trará consequências a curto, médio e longo prazo para o sujeito que se comporta e para o ambiente em que o faz.
Brincadeira divertimento, sobretudo entre crianças define brincadeira como sendo a ação que a criança desempenha ao concretizar as regras do jogo, ao mergulhar na ação lúdica significa que a brincadeira é uma atividade que resulta do comportamento de brincar, sendo necessária a constituição de uma situaçãoimaginária lúdica. 
Assim como no brincar a criança constrói regras para o funcionamento da brincadeira, regras que advêm do ambiente em que a criança está inserida e da cultura em que se encontra.
OS OBJETIVOS DA BRINQUEDOTECA 
Os objetivos da brinquedoteca são incentivar o lúdico, ou seja, a imaginação da criança e principalmente incentivar as crianças a brincar e possibilita a criança a ter contato com uma grande variedade de brinquedos.
 Materiais devem ser disponibilizados em uma brinquedoteca oferecer mais opções de brinquedos do que aquelas oferecidas em sala de aula, visando resgatar a cultura lúdica tradicional.
A contação de histórias e a brinquedoteca leva as crianças a terem contato com os livros, tendo em vista o ambiente lúdico proporcionado, onde a criança pode se imaginar participante da história, além é claro de formar um futuro amante da leitura.
Metodologias nesse ambiente a prática de ludicidade e o empréstimo de objetos lúdicos, estabelecendo a construção de aprendizagens nas vivências lúdicas, com significação. Além disso, com o espaço destinado ao trabalho em equipe, encontro e socialização, desenvolvimento da criança, expressão da linguagem infantil, brincadeiras de todas as idades.
TECNOLOGIA E LITERATURA PARA Á CRIANÇA.
Hoje sabemos que brincando se aprende e essas ações proporcionam como um foco na aprendizagem, a criança apropria se de conhecimentos que possibilitam sua ação por meio em que se encontra, por meio das brincadeiras. Oportunizam momentos para as crianças criarem, construírem múltiplos conceitos. Proporcionados de maneira lúdica e prazerosa.
 A literatura infantil é um recurso rico em informações e nos oferece um método prazeroso e divertido de ensinar as crianças. O livro não é o único meio de informação cultura e lazer, mas foi o início com o surgimento dos jornais, revistas, televisão e cinema os meios de cultura se multiplicam. Para as crianças no meu ponto de vista de acordo com o texto, as pinturas tem muita influência ao introduzir as produções literárias as crianças, tendo em vista que elas são muito visuais e as gravuras bem como as fotos lhes chamam bastante a atenção e quando ainda não ainda não sabem ler as figuras servem para interagir com a história através da imaginação.
PLANO DE AÇÃO: IMPLANTAÇÃO DA BRINQUEDOTECA
É estimular uma criança á brincar livremente, com acesso á variedades de brinquedos, jogos e livros em um ambiente lúdico, no qual á criança tem á oportunidade de se relacionar em grupos de forma prazerosa e agradável.
Justificativa 
As brinquedotecas de instituições de educação infantil devem propiciar situações de interação e aprendizagem, possibilitando o desenvolvimento da autonomia e das capacidades afetivas, cognitivas e sociais, constituindo-se em um espaço onde a liberdade, a arte, a vontade, a sensibilidade, a cultura, o prazer de brincar e o respeito à criança estejam sempre presentes.
Objetivos
Criar espaço para a realização de atividades pedagógicas com as crianças mediante o uso de literatura infantil, brinquedos pedagógicos e materiais para pintura, recorte, colagem e atividades manuais diversas, especialmente selecionados para o desenvolvimento de habilidades voltadas para a prática da cooperação, da organização, da interação social, da troca, da ajuda mútua, partilha e coordenação motora, assim como para o aprimoramento da comunicação interpessoal.
Ações a ser desenvolvida
O local de instalação da Brinquedoteca deve ser composto por diferentes ambientes, simples ou sofisticados, com materiais recicláveis (construídos manualmente) ou industrializados (prontos). A literatura é fundamental para aprendizagem, não apenas para crianças de 3 a 6 anos, mas sim para todas as idades, ela contribui no desenvolvimento cognitivo, físico e mental. Não se pode negar que a literatura infantil com seus contos clássicos, poesias e lendas é uma grande aliada do educador no processo de socialização e aprendizagem da criança.
O livro não é composto apenas de linguagem verbal escrita, e não é a única fonte cultural. É dever de todo educador incentivar o desenvolvimento de comportamentos de leitores ,antes mesmo da criança aprender formalmente á ler.
Hoje em dia as crianças passam muito tempo em frente á televisão ao computador, no vídeo game cabe ao educador oferecer á estas crianças a literatura de forma prazerosa e atraente.
Recursos 
Audiovisuais, Revistas, jornais, gibis e livros de literatura infantil. Quebra cabeça, bichos de pelúcia, letras do alfabeto e jogos.
Computador e Tablet para explorar esse universo de tecnologias onde as crianças buscam mais conhecimentos e interage de uma forma rápida e com grande agilidade.
A finalidade de se construir uma brinquedoteca é adquirir mais conhecimentos através dos diversos livros, contos e lendas, socializar e estimular atividades desenvolver á inteligência a criatividade, valorizar cada vez mais os brinquedos, desenvolvimento intelectual e social. Os brinquedos dão imaginação á esse mundo de brincadeiras. Incentivar a valorização do brinquedo é uma atividade geradora do desenvolvimento intelectual, emocional e social.
Avaliação 
Analisar junto á criança suas dificuldades de aprendizagem, oferecendo o jogo como alternativa de ressignificação do aprender. Construir brinquedo e brincadeiras que resgatem a cultura e nacional e demonstra certa estereotipia na escolha das brincadeiras, mas também uma mudança nos valores sociais relacionados ao gênero. 
CONSIDERAÇÃO FINAL
O principal objetivo deste projeto é assegurar à criança este direito básico: brincar, poder ser criança e desenvolver-se por completo dentro de um ambiente propício. A concepção de infância ao longo da história da humanidade já mudou e hoje é reconhecida como uma fase essencial para a constituição do sujeito.
Para que esta constituição seja integral é necessário um ambiente que possibilite experiências e novas relações, sendo esse o papel por excelência da brinquedoteca: oferecer um espaço para que as crianças sejam sujeitos ativos. A brinquedoteca é também um espaço de formação de educadores, pois oferece condições de interação das crianças. Dependendo do foco em que a brinquedoteca é criada, ela é muito importante, pois também por permitir que crianças com privilégios financeiros possa ter acesso a brinquedos variados para brincar, nem que sejam apenas alguns instantes.
Quando se utiliza brinquedos é um espaço destinado ao resgate da ludicidade, do brincar espontâneo da criança e valorizando o brincar. Sendo assim fica caracterizado a sua importância na educação infantil, uma vez que por meio deste espaço e ambiente acolhedor que a mesma deve proporcionar. 
A brinquedoteca tem a função de oportunizar a vivência de diversas situações que as auxiliem no seu desenvolvimento, pois, a criança aprende e se desenvolve afetivamente, cognitivamente, fisicamente e socialmente pode- se assim dizer que a brinquedoteca é um espaço destinado ao resgate da ludicidade, o brincar espontâneo da criança e valorizando o brincar.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 
Jean Piaget – Fases do desenvolvimento disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=EnRlAQDN2go>, acesso em: 05 setembro. 2016
A importância do brincar. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=HpiqpDvJ7-8>, acesso em: 10 setembro. 2016.
Brinquedoteca: “a valorização do lúdico no cotidiano infantil da pré-escola”, de Fabiane Rosa, Helena Kravchychyb e Mauro Vieira, disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-65782010000200002>, acesso em: 12 setembro. 2016. 
Tecnologia e literatura para crianças, de Maria Auxiliadora Baseio e Maria Zilda da Cunha, disponível em: <http://www.revistas.usp.br/literartes/article/view/47172/50903>, acesso em: 28 setembro. 2016.

Continue navegando