Buscar

saúde do trabalhador2 (1)

Prévia do material em texto

Saúde do trabalhador
HISTÒRIA DA SAÙDE DO TRABALHADOR NO BRASIL
Em1990, por meio da Lei Orgânica da Saúde (LOS, n 8080, artigo 6) a saúde do trabalhador passou aos poucos a ser incorporada nas ações do SUS (Sistema Único de Saúde).
CONCEITO: É uma área técnica da Saúde Pública que visa interceder na relação entre o sistema produtivo (grupo interdependente deque trabalham juntas visando um objetivo comum) e a saúde, que de forma incorporada com outros saberes da saúde visam preservar a saúde do trabalhador. Possuem uma visão de prevenir, reabilitar e readaptar o trabalhador ao seu trabalho
FINALIDADE: promover um meio ambiente de trabalho saudável, livre de doenças e acidentes decorrentes do trabalho, buscando assim melhorar as condições de trabalho e diminuir as ocorrências prejudiciais e colaborar na construção de uma política social que esteja interessada em proporcionar a saúde preventiva nos ambientes de trabalho. 
ATUAÇÃO DO PSICOLOGO: O Psicólogo tem uma atuação de muita importância no que diz respeito a saúde do trabalhador. Revisando tratamentos médicos no que diz respeito a doenças no sentido psicológico. 
Examina algumas questões que podem ter colaborado com o surgimento da doença em determinado trabalhador, tais como: exigência de resultados imediatos, cobrança excessiva de cumprimento de prazos, horas extras, excesso de trabalho e etc. A sua atuação deve ser colocada de forma a entender a dinâmica do local em que aquele profissional trabalha, já que por exemplo é sabido que vendedores, bancários tem como particularidade a questão da cobrança excessiva é cultural. Cabe a ele então ajudar ao trabalhador a traçar metas que o leve a conseguir realizar o seu trabalho da melhor maneira possível.O psicólogo necessita ter uma boa percepção para detectar o problema elaborar estratégicas sana-lo. Nunca, porém esquecendo as necessidades das duas partes envolvidas (Trabalhador x Empresa). Assim levando o trabalhador a ter uma melhor qualidade de vida dentro do trabalho, com menos doenças e a empresa a manter suas metas.
PRINCIPAIS DESAFIOS: O psicólogo que trabalha visando a saúde do trabalhador precisa enfrentar várias barreiras, pois muitas vezes falta apoio das lideranças no que concerne à saúde do trabalhador muitas empresas veem isso como responsabilidade única e exclusivamente do indivíduo, onde a empresa não se vê a saúde principalmente a psicológica como uma prioridade. Assim sendo as ações elaboradas visam mais a saúde física do que a emocional. 
ALGUMAS DOENÇAS DO TRABALHO:
1° Lugar - Depressão 
Temos hoje esta patologia como sendo o transtorno mental mais incidente no mercado de trabalho, onde as mulheres são as mais afetadas, correspondendo 3 entre 4 pessoas a apresentarem esta doença. 
2° Lugar - Ansiedade
Patologia que atinge principalmente vendedores que precisam cumprir metas quase impossíveis; executivos que tomam decisões vitais para a companhia; policiais, bombeiros e seguranças, que correm risco iminente de morte; profissionais da saúde etc.
3° Lugar - Vícios 
Pessoas que executam atividades repetitivas podem acabar por telas como um incentivo ao uso de substancias como álcool, cigarro etc.. Também recorrem a elas profissionais que precisam lidar com aspectos indesejáveis do cotidiano, como os coveiros e os lixeiros.
4° Lugar - Síndrome de Burnout 
Ocorre através de um total esgotamento emocional. Temos como exemplos os policiais, motoristas de ônibus etc
Todas essas doenças são de fundo emocional o que por muitas vezes não é detectado pelo portador que julga estar somente triste ou desanimados. 
ASSÉDIO MORAL: Temos como conceito de assédio moral, toda atitude que acontece de forma reincidente com objetivo de torturar, violentar e humilhar emocionalmente uma pessoa durante sua jornada de trabalho e no exercício de suas funções. O que poderá levar o trabalhador ao adoecimento, desenvolvendo desde um quatro de ansiedade até mesmo a uma depressão.
ASSÉDIO SEXUAL: Inclui qualquer comportamento sexual indesejado como por exemplo, tocar ou até mesmo fazer comentários de conotação sexual. Quando existe a intenção de ter contato físico com o outro muitas vezes através de coação, constrangimentos físicos e emocionais.
BIBLIOGRAFIA :
http://www.saude.pr.gov.br/modules/conteudo/print.php?conteudo=323. Acesso em 16 out.2017.
http://saude.to.gov.br/vigilancia-em-saude/ambiental-e-saude-do-trabalhador/saude-do-trabalhador/ Acesso em 16 out.2017
http://www.rhportal.com.br/artigos-rh/transtornos-mentais-relacionados-ao-trabalho/ Acesso em 16 out.2017
http://redehumanizasus.net/83789-a-atuacao-do-psicologo-e-a-saude-do-trabalhador/ Acesso em 16 out.2017

Continue navegando