Buscar

Fichamento Walmart no Mundo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

�
�
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM ADMINISTRAÇÃO ESTRÁTEGICA
Fichamento de Estudo de Caso
LETÍCIA CARVALHO LADEIRA
Trabalho da disciplina de Globalização e Comércio Exterior
 Tutor: Prof. Maria da Luz Iria Melo 
Rio de Janeiro 
2017
Estudo de Caso :
Walmart no Mundo
Divisão internacional da Wal-Mart Stores, Inc
REFERÊNCIA: Alcácer, Juan, Abhishek Agrawal, e Harshit Vaish, O Walmart no mundo, Harvard Business School, Caso 9-714-431, 06 DE DEZEMBRO DE 2013.
	A grande rede varejista Walmart expande internacional e economistas vêem como a melhor forma de lucro e crescimento para a empresa. Sua trajetória começou em 1991 (México), 1994 (Canadá), 1995 (Brasil e Argentina), 1996 (China), 1997 (Alemanha), 1998 (Coreia do Sul), 1999 (Reino Unido) e 2001 (África). Com muitas tentativas e em sua maior parte o Walmart obteve exceto e grandes margens de lucro estando sempre entre as empresas com a maior fatia do mercado varejista. Se comparado com a Walmart U.S vemos uma taxa de crescimento animadora, e foi com base nesses dados que os executivos da empresa começaram sua expansão internacional, através de investimentos em varejistas que já atuavam dentro dos países empreendidos ou através de novas lojas.
	
	Em parte a grande empresa varejista teve sucesso, mas a cultura, costumes e peculiaridades de cada região trouxeram dificuldades de ambientação e sucesso. Mas os executivos aos poucos foram se adaptando a cada tipo de público.
	Nos mercados que entrou encontrou grande concorrência e disputas por preços e qualidade de atendimento. Os executivos do Walmart tiveram que ser rápidos em relação a adaptação e em alguns casos delegaram poder a gerentes regionais para responder às necessidades que o mercado exigia e criavam grupos de gerentes que faziam um trabalho de verificação de mercado local para evitar erros grosseiros e investimentos desnecessários. Passaram por problemas envolvendo acusações de pagamento de propinas para compra de terrenos, com leis de utilização de mão de obra e em países com a Alemanha e Coreia do Sul a rede varejista não conseguiu aceitação da população e teve que encerrar suas operações.
	A rede Wal-Mart Stores tem feito grandes esforços para expansão da marca internacionalmente. Com mais de duas décadas de experiência internacional a empresa vem conquistando seu espaço em outros países e alcançando grande índices de lucro e de crescimento. 
O Walmart entende perfeitamente a importância da logística, sendo a maior varejista do mundo, há anos no mercado e milhares de lojas lidadas on-line, nela, a cada vez que um produto da marca passa pelo caixa, fica-se sabendo e, automaticamente, programa a 
reposição do estoque.
	Para se tornar a maior rede mundial varejista a Walmart usou a logística como parte central de sua estratégia competitiva, passando a contar com uma ferramenta precisa para medir os reflexos de um bom planejamento na distribuição de suas mercadorias.
	O transporte, manutenção de estoques, armazenagem e manuseio de materiais foi seu principal foco de interesse, desde o início a Walmart procurou realizar grandes investimentos em sistemas informatizados, em veículos de transportes, em centros de distribuição e aperfeiçoamento do controle da cadeia de suprimentos, conseguindo, assim, reduzir os custos e minimizando os ciclos, tornando os preços mais atrativos para os clientes e contribuindo definitivamente para a melhoria dos resultados do negócio. 
	Continuamente a Wal-Mart foca mais na eficácia da cadeia de suprimentos e menos em publicidade, o reflexo são custos menores econsegue praticar preços na média inferiores aos dos concorrentes. O foco nas questões logísticas é a arma que permite à Wal-Mart manter seus preços mais baixos e seus clientes mais satisfeitos,dificilmente os clientes deparariam com gôndolas vazias ou demora na verificação de preços com isso fazendo, quase sempre, o cliente retomar às suas lojas.
	Para que à Wal-Mart atingisse o grau deexcelência que dispõe atualmente, foi preciso ter uma ferramenta de logística que alinhasse todo o complexo do sistema, através da tecnologia de informação, com a finalidade de controlar vendas e estoques,permitindo uma continua troca de informações entre as lojas e fornecedores e para orientar os demais componentes do sistema.
	Depois de atingir os limites de sua expansão bem sucedida nos Estados Unidos no início dos anos 90, o Walmart buscou oportunidades de crescimento em mercados no exterior. Este caso descreve as tentativas de Walmart de replicar seu bem sucedido modelo de negócios dos EUA no México, Canadá, Brasil, Argentina, América Central, China, Coreia do Sul, Japão, Alemanha, U.K. e África. 
	
� PAGE �2�

Outros materiais

Outros materiais