Buscar

ETICA ESTACIO

Prévia do material em texto

Acertos: 8,0 de 10,0
	Data: 24/10/2017 14:20:54 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201203389335)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Sobre o Estado Democrático de Direito, analise as proposições a seguir: 
I - O Estado é democrático no sentido de salvaguardar aos cidadãos o exercício efetivo dos direitos civis, políticos, econômicos, sociais e culturais.
II - Com o advento do Estado e o monopólio da jurisdição, a autotutela foi restringida. Assim, para obter a tutela jurídica estatal, surgiu a necessidade do processo judicial.
III - O advogado tem o papel de intermediar a relação entre juiz, Estado e cidadão na busca de uma prestação jurisdicional justa (artigo 2º da lei nº 8.906/1994 c/c a norma constitucional).
IV - O profissional do Direito que efetua a defesa e a interpretação do ordenamento jurídico. Por isso, ele deve pugnar pelos direitos fundamentais e humanos, pela justiça social, entre outros elementos presentes no EOAB.
Estão corretas somente as seguintes proposições:
 
		
	
	I, II e IV.
	
	I e II.
	 
	I, II, III e IV.
	
	II e IV.
	
	I, II e III
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201203310977)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	(2010/Exame Unificado OAB/ADAPTADA) - Prescinde-se de constituição de advogado regularmente inscrito na OAB para o ajuizamento de ação na 1.ª instância da justiça do trabalho, ação, no valor de até vinte salários mínimos, no juizado especial cível,
		
	
	habeas data e mandado de injunção.
	 
	habeas corpus
	
	habeas corpus e ação popular
	
	habeas corpus e mandado de segurança
	
	mandado de segurança.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201203388491)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Aponte a alternativa INCORRETA quanto à prova dos requisitos para obtenção de nova inscrição nos quadros de advogados de Seccional competente:
		
	
	Capacidade civil.
	
	Idoneidade moral.
	
	Prestar compromisso perante o Conselho.
	
	Não exercer atividade incompatível com a advocacia.
	 
	Aprovação em novo Exame de Ordem.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201202416296)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	EXAME DE ORDEM A intervenção nas Subseções do Conselho Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil poderá ocorrer por deliberação
		
	
	de 2/3 dos membros do Conselho Federal.
	 
	de 2/3 dos membros do Conselho Seccional.
	
	da maioria dos membros do Conselho Seccional, referendada pelo Conselho Federal.
	
	da maioria dos membros do Conselho Federal.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201203389370)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	O artigo 6º e seu parágrafo único do EOAB ressalta o princípio constitucional da isonomia e independência que visam garantir o efetivo exercício profissional da advocacia.
Devemos combiná-los com os artigos 133, CR/88, art. 2°, 27 e 28, CED que tratam da importante atuação do advogado na administração da justiça e do seu dever de urbanidade.
Tendo em vista o que foi afirmado acima, assinale a aletrnativa incorreta:
		
	 
	O advogado tem o dever de urbanidade, ou seja, deve tratar a todos com respeito e consideração, ao mesmo tempo em que preservará seus direitos e prerrogativas, devendo exigir igual tratamento de todos com quem se relacione.
	
	O advogado observará, nas suas relações com os colegas de profissão, agentes políticos, autoridades, servidores públicos e terceiros em geral, o dever de urbanidade, tratando a todos com respeito e consideração, ao mesmo tempo em que preservará seus direitos e prerrogativas, devendo exigir igual tratamento de todos com quem se relacione.
	 
	No caso de ofensa à honra do advogado ou à imagem da instituição, adotar-se-ão as medidas cabíveis, instaurando-se apenas processo ético-disciplinar.
	
	O dever de urbanidade há de ser observado, da mesma forma, nos atos e manifestações relacionados aos pleitos eleitorais no âmbito da Ordem dos Advogados do Brasil.
	
	As autoridades, os servidores públicos e os serventuários da justiça devem dispensar ao advogado, no exercício da profissão, tratamento compatível com a dignidade da advocacia e condições adequadas a seu desempenho.
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201203243490)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	(XVII Exame Unificado/2015/ADAPTADA) - Patrícia foi aprovada em concurso público e tomou posse como Procuradora do Município em que reside. Como não pretendia mais exercer a advocacia privada, mas apenas atuar como Procuradora do Município, pediu o cancelamento de sua inscrição na OAB. A partir da hipótese apresentada, assinale a afirmativa correta.
		
	
	Patrícia agiu corretamente, pois, uma vez que os advogados públicos não podem exercer a advocacia privada, estão obrigados a requerer o cancelamento de suas inscrições.
	
	Patrícia poderia ter pedido o licenciamento do exercício da advocacia, mas nada a impede de pedir o cancelamento de sua inscrição, caso não deseje mais exercer a advocacia privada.
	 
	Patrícia não agiu corretamente, pois os advogados públicos estão obrigados à inscrição na OAB para o exercício de suas atividades.
	
	Patrícia não agiu corretamente, pois deveria ter requerido apenas o licenciamento do exercício da advocacia e não o cancelamento de sua inscrição.
	
	Patrícia não agiu corretamente, pois como é advogada pública está impedida de exercer a advogacia em qualquer hipótese.
		
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201202416325)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	EXAME DE ORDEM Em obediência ao que dispõe o Estatuto da Advocacia e da OAB, o advogado que, por motivos pessoais, não mais deseje continuar patrocinando determinada causa deve:
		
	 
	comunicar ao cliente a renúncia ao mandato e funcionar no processo nos dez dias subsequentes, caso outro advogado não se habilite antes.
	
	renunciar ao mandato e continuar representando seu cliente por trinta dias, salvo se este constituir novo advogado antes do término do prazo.
	
	comunicar ao cliente a desistência do mandato e indicar outro advogado para a causa, o qual deve ser, obrigatoriamente, contratado pelo cliente.
	
	fazer um substabelecimento sem reservas de poderes para outro advogado e depois comunicar o fato ao cliente.
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201202524834)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	VII Exame de Ordem Unificado
Esculápio, advogado, deseja comprovar o exercício da atividade advocatícia, pois inscreveu‐se em processo seletivo para contratação por empresa de grande porte, sendo esse um dos documentos essenciais para o certame. Diante do narrado, à luz das normas do Regulamento Geral do Estatuto da Advocacia e da OAB, o efetivo exercício da advocacia é comprovado pela participação anual mínima em
		
	 
	cinco atos privativos de advogado.
	
	seis petições iniciais civis.
	
	três participações em audiências.
	
	quatro peças defensivas gerais.
		
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201203399653)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Nas recomendações do Código de Ética para a publicidade feita por advogados, permite-se:
		
	 
	o uso de um conteúdo com finalidade informativa, contendo os títulos e qualificações do profissional.
	
	o uso de frases de efeito para captação de clientela.
	
	o uso de pequena fotografia, desde que acompanhada do símbolo da OAB.
	 
	o uso de ilustrações e desenhos com cores discretas.
	
	a menção a cargo público anteriormente exercido.
		
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201203389421)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O art. 40 do CED estabelece que os meios utilizados para a publicidade profissional hão de ser aqueles compatíveis com o que se entende por publicidade informativa. Assinale a alternativa descontextualizada ao que foi mencionado no referido artigo.
		
	 
	A telefonia e a internet podem ser utilizadas como veículo de publicidade, inclusive para o envio de mensagens adestinatários certos, sem nenhum tipo de restrição ou impedimento.
	
	O uso de recurso de mala direta. Merece destaque a observação do art. 40, inciso VI do CED que veda expressamente a utilização de mala direta, a distribuição de panfletos ou formas assemelhadas de publicidade, com o intuito de captação de clientela. Ressalte-se que o artigo menciona a distribuição de tais documentos.
	
	As inscrições em muros, paredes, veículos, elevadores ou em qualquer espaço público são igualmente vedadas (inciso III), bem como, a divulgação de serviços de advocacia juntamente com a de outras atividades ou, até mesmo, a indicação de vínculos entre uns e outras (inciso IV).
	
	O oferecimento de dados de contato, como endereço e telefone, em colunas ou artigos literários, culturais, acadêmicos ou jurídicos, publicados na imprensa, bem assim quando de eventual participação em programas de rádio ou televisão, ou em veiculação de matérias pela internet, sendo permitida a referência a e-mail (inciso V).
	
	A publicidade em veículos como rádio, cinema e televisão (inciso I). Proíbem-se, também, o uso de outdoors, painéis luminosos ou formas assemelhadas de publicidade (incisos II c/c Art. 6º, a - d, do Prov. 94/2000).

Continue navegando