Buscar

Efeitos colaterais dos anticoncepcionais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Efeitos Colaterais - Prós e Contras
Camisinha
Vantagens: Além de evitar a gravidez, a camisinha também é a única maneira de prevenir doenças sexualmente transmissíveis. Quando usada de forma correta tem uma taxa de eficiência de 98% na prevenção da gravidez. É também a contracepção mais barata e fácil de achar.
Desvantagens: O preservativo pode rasgar se for colocado de forma incorreta. Algumas pessoas podem ser alérgicas ao látex
Pilula
Vantagens: Uma das formas de contracepção mais seguras disponíveis, com até 99% de eficiência, se utilizada corretamente. Além disso, a pílula também diminui a TPM, evita a endometriose e reduz o fluxo e a cólica menstruais.
Desvantagens: Não evita as doenças sexualmente transmissíveis. Algumas mulheres podem apresentar um pequeno ganho de peso. É preciso cuidado para tomar todos os dias no mesmo horário. Erros podem levar a gravidez.
Pílula do dia seguinte
Vantagens: Impede a fecundação do óvulo quando há falha de outra contracepção se tomada ate 72 horas após a relação desprotegida.
Desvantagens: Não é um método de rotina. A taxa de eficiência é mais baixa que de uma pílula comum e é reduzida se for tomada repetidas vezes. A carga de hormônios é muito alta, o que pode causar enjoos e sangramentos. Não protege contra DSTs.
DIU
Vantagens: é um método tão seguro quanto a pílula. Por não utilizar hormônios, não afeta o equilíbrio do organismo da mulher. Tem uma longa duração, podendo ficar no útero por ate cerca de 5 anos.
Desvantagens: o processo de inserção pode ser um pouco desconfortável. É necessário visitas regulares ao medico para monitoramento. Algumas mulheres apresentam aumento no fluxo e nas cólicas menstruais. Não previne DSTs.
Diafragma
Vantagens: Pode ser usado pela mulher algumas horas antes da relação sexual. É discreto e ninguém percebe que ela esta usando. Nem a mulher nem o parceiro sentem a presença durando o ato sexual.
Desvantagens: o tamanho precisa ser medido por um medico. A eficiência é menor do que a da camisinha, gira em torno de 94%. Pode aumentar o risco de infecção urinaria. Não protege contra DSTs.
Injeção:
Vantagens: Indicado para mulheres que se esquecem de tomar a pílula tem uma alta taxa de eficiência.
Desvantagens: O uso regular de injeções pode ser desconfortável. Em algumas mulheres, há desregulação do ciclo menstrual e ganho de peso. Não previne DSTs.
Anel vaginal:
Vantagens: A eficácia é mais alta que da pílula. A carga hormonal é mais baixa, já que é absorvida diretamente pela vagina, o que reduz os efeitos colaterais. Como é mensal, reduz o risco de esquecimento. Não atrapalha a relação sexual.
Desvantagens: Algumas mulheres sentem a presença do anel. Não previne DSTs.
Adesivo:
Vantagens: A eficácia é mais alta que a da pílula. A carga hormonal é mais baixa, já que é absorvida diretamente pela corrente sanguínea, o que reduz os efeitos colaterais. Diminui o risco de esquecimento.
Desvantagens: Não previne DSTs.
Tabelinha:
Vantagens: Nenhuma
Desvantagens: É um método perigoso, porque o ciclo menstrual pode variar muito de mulher para mulher e de mês para mês. Não previne DSTs.

Continue navegando