Buscar

DIREITO TRIBUTARIO II

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201301995870)
	A pessoa jurídica X foi contemplada com isenção do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) do imóvel utilizado para suas atividades comerciais. A referida isenção foi concedida pelo prazo de 5 (cinco) anos e sob a condição de que o imóvel seja utilizado para a produção de artesanato regional. Com base no caso apresentado, sobre a referida isenção assinale a opção correta:
		
	
	Poderá ser suprimida por decreto, a qualquer tempo, ainda que o contribuinte cumpra a condição de utilizar o imóvel para a produção de artesanato regional.
	
	Não poderá ser suprimida no prazo de 5 (cinco) anos, ainda que o contribuinte utilize o imóvel para a realização de atividades comerciais diversas da produção de artesanato regional.
	
	Não poderá ser suprimida no prazo de 5 (cinco) anos, caso o contribuinte cumpra a condição de utilizar o imóvel para a produção de artesanato regional.
	
	Poderá ser suprimida por lei, a qualquer tempo, ainda que o contribuinte atenda à condição de utilizar o imóvel para a produção de artesanato regional.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301313347)
	ENADE 2006
O Superior Tribunal de Justiça proferiu decisão da qual se extrai o seguinte:
Tributário. IPTU e ITR. Incidência. Imóvel urbano. Imóvel rural. Critérios a serem observados. Localização e destinação. o Decreto-lei n 57/1966. Vigência.
........................................................................................................
........................................................................................................
o
3. O Decreto-Lei n 57/1966, recebido pela Constituição de 1967 como lei complementar, por versar normas gerais de direito tributário, particularmente sobre o ITR, abrandou o princípio da localização do imóvel, consolidando a prevalência do critério da destinação econômica. O referido diploma legal permanece em vigor, sobretudo porque, alçado à condição de lei complementar, não poderia ser atingido pela revogação prescrita na forma do o art. 12 da Lei n 5868/1972.
4. O ITR não incide somente sobre os imóveis localizados na zona rural do Município, mas também sobre aqueles que, situados na área urbana, são comprovadamente utilizados em exploração extrativa, vegetal, pecuária ou agroindustrial.
5. Recurso especial a que se nega provimento. (Resp n 472.628/RS, Relator Ministro João Otávio de Noronha, Segunda Turma, julgado em 17.08.2004, DJ de 27.09.2004 p.
310).
É possível concluir desse julgamento que
		
	
	o imposto federal e o imposto municipal incidem sempre cumulativamente sobre os imóveis destinados à atividade rural, se situados na zona urbana.
	
	somente o imposto municipal incidirá sobre os imóveis rurais, mesmo que situados na zona urbana.
	
	o imposto federal incide sobre imóvel localizado na zona urbana, se tiver destinação agrícola.
	
	o imposto federal sempre incidirá sobre os imóveis urbanos, qualquer que seja sua destinação
	
	o imposto municipal incidirá sempre sobre imóvel situado na zona urbana, qualquer que seja sua destinação.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301961306)
	Marque a alternativa incorreta:
		
	
	Responde pelo pagamento do crédito tributário a totalidade dos bens do contribuinte, salvo os declarados por lei como absolutamente impenhoráveis.
	
	O preenchimento dos requisitos da ¿penhora¿ online autoriza o juiz deferi a indisponibilidade dos bens e direitos do sujeito passivo
	
	Toda alienação ou oneração de bens ou rendas, por sujeito passivo em débito para com a Fazenda Pública, com crédito tributário inscrito em dívida ativa, será presumidamente fraudulenta
	
	Nenhuma sentença de julgamento de partilha ou adjudicação será proferida sem a prova da quitação de todos os tributos relativos aos bens do espólio
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301790672)
	XIV EXAME DE ORDEM UNIFICADO Presume-se fraudulenta a alienação ou oneração de bens ou rendas por sujeito passivo em débito para com a Fazenda Pública
		
	
	por crédito tributário ainda não inscrito em dívida ativa, desde que não tenham sido reservados pelo devedor bens ou rendas suficientes ao total pagamento da dívida.
	
	por crédito tributário regularmente inscrito em dívida ativa, desde que não tenham sido reservados pelo devedor bens ou rendas suficientes ao total pagamento da dívida inscrita.
	
	por crédito tributário regularmente inscrito em dívida ativa, mesmo que tenham sido reservados pelo devedor bens ou rendas suficientes ao total pagamento da dívida inscrita.
	
	por crédito tributário ainda não inscrito em dívida ativa, objeto de impugnação administrativa oferecida pelo contribuinte.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301969942)
	(TCE-SP/2008) De acordo com o Código Tributário Nacional, é caso de exclusão do crédito tributário:
		
	
	c) Transação.
	
	d) Remissão.
	
	b) Moratória.
	
	e) Dação em pagamento em bens imóveis.
	
	a) Isenção.

Continue navegando