Buscar

A avaliação física

Prévia do material em texto

A avaliação física é um processo de diagnóstico e um meio de comparação dos resultados do treinamento. Por isso é recomendado que antes de se iniciar o treinamento e durante o processo do treinamento avaliar o praticante. 
Antes de iniciarmos qualquer tipo de exercício físico devemos nos conhecer. A melhor forma de reduzir o risco de lesões, potencializar nossos resultados e ter meios de controle da resposta do nosso corpo ao treinamento é realizando a avaliação física.
A possibilidade que temos de estratificar riscos e direcionar o treinamento da melhor forma através da avaliação física, torna essa ferramenta muito importante. Durante a realização da avaliação física, podemos avaliar a composição corporal, analisar a postura, avaliar a força e a resistência do praticante. 
A avaliação física da criança e do adolescente é de suma importância, pois visa o acompanhamento minucioso de seu desenvolvimento e principalmente o de identificar possíveis distúrbios de ordem motora, postural e metabólica. Assim podem-se classificar indivíduos ou grupos de risco e elaborar programas preventivos ou de intervenção dentro deste contexto. Os distúrbios mais comuns encontrados entre crianças e adolescentes segundo Almeida, Barros (2007) são:
A obesidade, os desvios posturais, as alterações no crescimento e o comprometimento dos padrões motores. Também, vale ressaltar que níveis mínimos de aptidão física fazem com que as pessoas possam realizar suas tarefas com mais facilidade e menos desgaste fisiológico, por isso é importante avaliar estes níveis de aptidão física e elaborar posteriormente programas que venham a suprir estas deficiências. 
Bibliografia: 
http://www.ciaap.org.br/artigos/headline.php?n_id=106&u=1%5C
 http://www.webartigos.com/artigos/a-importancia-da-avaliacao-fisica/72572/
Aluno 1: César Menotti Marone Safe Silveira 
Sexo: Masculino		Peso (kg): 113,4
Estatura(m): 170,00	Idade: 13 anos
IMC: formula 
Materiais: balança e estadiômentro
Aluno 2: Ana Clara Lopes 
Sexo: feminino		Peso (kg): 57,50
Estatura(m):157,00 	Idade: 16 anos
Dobras cutâneas (mm)
Subescapular: 12,00	 Tríceps: 19,00	 Torácica: 4,00	 
Suprailíaca: 31,00		Coxa: 25,00		Bíceps: 9,00
Abdominal: 22,00		Panturrilha: 17,00	Materiais: Plicômentro 
Observação:
Após realizar os teste de IMC no aluno 1 e o teste de dobras cutâneas no aluno 2, observamos que o aluno 1 esta em obesidade grau 2 (severa) onde já representa sintomas de doenças relacionada a obesidade, como colesterol elevado. (exame de sangue apresentado pelo aluno).
O aluno 2 aplicamos o teste de dobras cutâneas, onde iremos avaliar o mesmo novamente após 4 meses aonde constataremos se objetivo do aluno está sendo alcançado.

Continue navegando