Buscar

Texto Neurose e Psicose Freud

Prévia do material em texto

TEXTO "NEUROSE E PSICOSE"
-Diferença genética entre neurose e psicose
neurose-> conflito entre o EU e o ISSO
psicose-> confltio entre o EU e o MUNDO EXTERIOR
- Neuroses se originam quando o EU não aceita uma pulsão (vinda do ISSO), barra essa pulsão e cria o mecanismo de defesa do recalcamento - este material recalcado cria um substituto através do mecanismo que o EU não tem inferência: surge o sintoma. O EU prossegue na luta contra o sintoma e daí surge o quadro neurótico
- Psicose ->amência de Meynert (confusão alucinatória)_> mundo exterior não é percebido. Em situação normal, o mundo exterior é percebido por percepções atuais e pelo repertório de percepções antigas. Na psicose as percepções novas são recusadas e as antigas tem sua significação retirada - o EU cria para ele um novo modo interior e exterior de acordo com o desejo do ISSO. O motivo dessa ruptura com o mundo exterior teria sido um impedimento grave do desejo pela realidade.
- Esquizofrenias-> rompimento com o mundo exterior/embotamento afetivo. O delírio se apresenta como um "remendo", onde houve o rompimento do EU com o mundo exterior.
- Etiologias de ambas-> impedimento de algum desejo da infância pela realidade ou pelo supereu (assumindo as exigências da realidade)- o efeito depende do EU tentar silenciar o ISSO ou se deixar subjugar pelo ISSO (saindo desta forma da realidade). O SUPEREU deve estar inserido em todas as formas de adoecimento psíquico.
*neurose de transferência- conflito EUxISSO
*neurose narcísica-conflito EUxSUPEREU
*psicose- conflito EU x mundo exterior

Continue navegando