Buscar

introduçao da psico

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1) Qual a relação entre cotidiano e conhecimen to científico? Dê um exemplo de uso cotidiano do conhecimento científico (em qualquer área)
. R: No nosso cotidiano às vezes usamos conhecimento científico mesmo que não tenhamos estudado sobre o assunto. Algumas coisas nós precisamos saber, pois usamos no nosso dia a dia, como um básico sobre a eletricidade, por exemplo, e o fato de que a gravidade existe . Se uma pessoa diz para outra, que é leiga em Psicologia, que está com depressão, a pessoa irá entender a situação da outra mesmo sem ter estudado sobre Transtorno Depressivo. 
 2) Explique o que é senso comum. Dê um exemplo desse tipo de conhecim ento. 
R: Senso comum é uma das formas de ver o mundo. É um conhecimento adquirido de forma empírica e passado de geração em geração, sendo tido como verdade para a maioria das pessoas. Um exemplo é a utilização de ervas para fins medicinais quando não se s abe seu princípio ativo, apenas cresceu ouvindo de seus parentes que determinada erva ajudava em determinada situação. 
3) Explique o que você entendeu por visão -de-mundo. 
R: Existem diferentes formas de ver o mundo, como a ciência, a rel igião, a arte, o s enso comum, a mitologi a e a filosofia. Cada uma tem um ponto de vista e todos eles são importantes para que possamos enxergar cada aspecto da realidade. Cada uma dessas formas traz uma contribuição para o saber acumulado pelos humanos. 
4) Cite alguns exemplos de conhecimentos da Psicologia apropriados pelo senso comum. 
R: Atualmente, vê-se os co nceitos de "depre ssão", "euforia", "bipolaridade" e "TOC" sendo utilizados pelos leigos em Psicologia. Alé m dessa d istorção do si gnificado desses p roblemas psicológicos, existe a psicologia do senso comum. Di z-se que um vendedor usar de psicologia para convencer o cliente a comprar determinado produto, que a mulher usa de psicologia para seduzir um homem ou vice-versa. Essa "psicol ogia" é um jogo mental. Você tem que saber as palavras e atitudes certas para induzir a pessoa a fazer o que você quer. 
 5) Quais as características atribuídas ao conhecimento científico?
 R: Objetividade, positividade, racionalidade e autonomia, separa-se da fil osofia e da fé. 
6) Quais as diferenças entre senso comum e conhecimento científico?
 R: O senso comum q uando não está interpretado incorretamente é pouco aprofundado e tem diversidade cultural. Já o conhecimento científico está correto , é de sabedoria mundial e é completamente explorado e comprovado. 
 7) Quais os possíveis objetos de estudo da Psicologia? 
R: A Psicologia tem como o o bjeto de estudo o ser humano, a mente humana, mais corretamente, mas dependendo da vertente pode ser escolhida uma determinada parte da mente a ser estudada, como a consciência, o inconsciente, o comportamento, a personalidade, os p rocessos mentais, etc. Em um todo , a subjetividade relacionada ao ser humano. 
8) Quais os motivos responsáveis pela diversidade de objetos para a Psicologia? 
R: A mente humana é muit o subjetiva e , para a Psicologia ganhar st atus de Ci ência, era preciso algo mais concreto para ser observado e estudado, alguém que de sse para ver, como o comportamento. Outros acreditam que mesmo que a mente humana não po ssa ser vista funcionando, ai nda dá para estudá-l a através d os relatos das pessoas. Através de ssa divergência de o piniões surgiram as diversas escolas, cada uma focando no q ue acha mais vital saber sobre a mente humana. 
 9) O que é subjetividade? Por que a subjetividade não é in ata?
 R: A subjetividade é a maneira de sentir, pensar, fantasiar, se comportar, sonhar, amar de cada um. É o que constitui o nosso modo de ser. Ela não é inata pois se constrói ao s poucoscom o passar do tempo vamos nos moldando, adquirindo e mudando cara cterísticas do nosso modo de pensar e agir.
 10) Por que as práticas místicas não compõem o campo da Psicologia científica? 
 R: As práticas místi cas são assim denominadas por não terem nenhuma comprovação científica de sua existência ou eficácia. A Psicologia, como Ciência, necessita dessa comprovação, precisa lidar apenas com fatos reais.
 11) Você leu no texto e discutiu em sala de aula, que existem a Psicologia científica e a Psicologia do senso comum. Supondo que o s eu contato até o momento s ó tenha sido com a psi cologia do senso comum, relacione uma situação do cotidiano em que você ou as pessoas com quem convive usem essa psicologia (deve ser um exemplo da área da Psicologia). 
 R:Quando um p arente ou coleg a muda de humor facilmente e constantemente fala mos "Nossa, você é bipolar". Nosso conceito de bipolaridade se resumo à mudança de humor, o que é correto, mas muito raso. A pro fundidade e as características das mudanças d e humor em uma pessoa com Transtorno Bipolar nos são desconhecidas. Se soubéssemos da diferença, não chamaríamos ninguém de bipolar baseando -nos apenas em leves alterações de humor como a que vemos diariamente.
 12) O que é a atitude científica e por que ela é i mportante para o pensamento crítico? 
R: É a curiosidade que nos impulsiona a testar as ideias e a expor suas suposições fundamentais, difundi da para a vida coti diana na forma de pensamento crítico. Ajudando a separar a realidade da fant asia, a sensatez do absurdo, sendo céptico sem ser cí nico, aberto sem ser ingênuo. 
13) Quais os element os fortes e fracos dos três métodos usados pelos psicólogos para descrever o comportamento – estudo de casos, levantamentos e observação naturalista? 
R: O estudo de casos tem como elemento forte o estudo aprofundado de um individuo na esperança de revelar fatos verdadeiros sobre todos nós e, como elemento fraco, a informação não representativa, afinal, cada um pensa de uma maneira então aquilo que um pensa pode não ser o mesmo que outro individuo. O resultado não pode ser generalizado. Os levantamentos tem como elemento forte o fato de examinar muitos casos, mas tem como elemento fraco a falta de profundidade As observações naturistas tem como elemento forte o registro do comportamento do objeto estudado em seu ambiente natural, mas tem como elemento fraco a influência da cultura e do clima local no comportamento do objeto estudado. 
 14) Você rec orda algum exemplo de levantamento en ganoso que tenha li do ou tenha si do veiculado pelos meios de comunicação? Q ue p rincípios d e uma boa amostra foram violados? 
R: As pesquisas feitas de inte nção de votos para governo do Estado do Rio de Janeiro,em que o candidato que liderava sequer chegou ao segundo turno,as amostras q ue foram violadas foram as cidades que foram realizados o levantamento em que em cada cidade havia uma preferência.
 15) Aqui são relatas algumas correlações recentemente veiculadas, com interpretações fei tas por jornalistas. Pesquisas adicionais, quase sempre i ncluindo experimentos, esclareceram a relação de causa e efeito em cada caso. Conhecendo estas correlações, você pode sugerir o utras possíveis explicações para cada uma delas? a) O uso de bebidas alcoólicas está associado à vi olência. (Uma inter pretação: beber favorece ou desencadeia o comportamento agressiv o).
 R: Segunda interpretação: Pessoas de personalidade violenta costumam beber bebidas alcoólicas. b) Pessoas cultas vivem mais, em média, do que as pessoas menos cultas. (Uma interpretação: a educação prolonga a vida e melhora a saúde). R: Segunda interpretação: Em geral, as pessoas m ais
cultas são as que t em condições financeiras de pagar p or bons colégios e, portanto, com condição para pagar bons tratamentos de saúde, tendo uma vida mais saudável e vivendo mais
c) Adolescentes que praticam es portes de equipe são menos propensos a usar drogas, fumar, praticar sexo, portar armas e comer alimentos não nutritivos do que aqueles que não os praticam. (Uma interpretação: esportes de equipe incentivam a vida saudável). R: Segunda interpretação: Adolescentes q ue praticam e sportes de equipe em g eral tem menos tempo livre por causa dos treinos e sabem q ue pre cisam se manter em forma e saudáveis caso queiram continuar na equipe. d) Adolescentes que veem com f requência pessoas fumando nos fi lmes são mais propensos a fumar. (Uma interpretação: o comporta mento das estrelas de cinema influencia os adolescentes impressionáveis). R: Segunda interpretação: Numa fase em que os valores são adquiridos, ver pessoas nos ci nemas fumando faz parecer ai nda mai s normal e socialmente aceitável do que pessoas comuns fumando, pois os filmes são e xtremamente divulgados mundialmente. O conceito de que o fumo é algo normal , popular e até chique incentiva os adolescentes a praticarem o hábito. 
 16) Você pode pensar em um exem plo de pe squisa correlativa que tenha ouvido recentemente veiculado pelos meios de comunicação? Houve conclusão não justificável?
 R: Uma pesqui sa que correlaciona o desinteresse dos alunos com determinadas mat érias e seu desempenho nelas. Houve uma conclusão justificável, po is quando o aluno não go sta de alguma matéria, ou acha el a "inútil", t ende a prestar menos atenção na aula, tendo mais dificuldade na hora de estudar para a prova. 
 17) Por q ue, ao tes tar um novo remédio para contracepção, aprenderíamos mais sobre a sua eficácia se déssemos o remédio à m etade dos participantes em um grupo de 1.000 do que se déssemos a todos os participantes?
 R: A percep ção nesse p rocedimento seria melhor pois t eria como comparar um g rupo ao outro e analisar a diferença e seus efeitos de quem recebeu o remédio e o controle de quem não recebeu. 
18) Se você é um pesquisador em psicologia, que questões você gostaria de explorar por meio da condução de experimentos? 
 R: O que realmente leva um indivíduo ao Transtorno Bipolar e a Síndrome do Pânico e de que forma isso interfere em sua vida na sociedade. 
 19) En contre u m gráfico de um anúncio popular em uma revis ta. De que modo o anunciante usou a estatística para lograr seu intento? 
R: A interpretação dos dados nesse anúncio ficou bem claro e de fácil percepção através das cores, desenhos e legenda fácil. 
20) Qual o papel de Wundt na história da Psicologia? 
R: Wilhelm Wundt é conhecido como o fundador da Psicologia por ter feito dela uma Ciência separada da filosofia e da fisiologia ao montar o primeiro laboratório experimental da área em Leipzig, Alemanha, no ano de 1879, quando ele tinha 47 anos. 
 21) Quais os critérios que a Psicologia deveria satis fazer para adquirir o status de ciência? 
R: Os fenômenos psi cológicos vão adq uirindo status científicos p orque para a concepção da época, o que não era mesurável não era p assível de estudo científico. Seu status de ci ência é contido a partir que se li berta da filosofia e assim atrai novos estudiosos e pesquisadores q ue a partir dai começam a definir seu método ou métodos.
 22) O que caracteriza o Funcionalismo, o Associacionismo e o Estruturalismo?
 R: O Funcionalismo estuda a m ente para descob rir "o que os homens fazem" e "por que". O Associacionismo acredita que o aprendizado acontece quando há a associação das id eias mais simples co m as mais complexas. O Estruturalismo foca em descobrir as diferentes partes da mente, suas estruturas fisiológicas. 
23) Quais as principais teorias em Psicologia, no século 20? 
R: As princip ais teori as em Psicol ogia no século 20 foram a Psicanálise d e Freud, que dava importância para o inconsciente e a afetividade, o Behaviorismo, que estudava o comportamento, e a Gestalt, que falava da importância de se estudar o homem em sua totalidade. 
24) Quem é o fundador do Behaviorismo e quais as diferentes denominações dessa tendência teórica? 
R: John B. Watson e para denominar essa tendência teórica, além de Behaviorismo é usado, Comportamentalismo, Teoria Comportamental, Analise Experimental do Comportamento, Analise do Comportamento. 
25) Qual o mais importante teórico do Behaviorismo?
 R: Apesar de ter sido John Wat son a fundar o Behaviorismo, foi Skinner quem mais se destacou nesta tendência teórica. 
26) Para os behavioristas, qual é o objeto da Psi cologia e como é caracterizado? 
R: O objet o de estudo dos behaviori stas e ra o comportamento, caracterizado como ob jeto observável e com resultados que poderi am ser re petidos em diferentes condi ções e indivíduos. 
27) O que é comportamento reflexo ou respondente? Dê exemplos. 
R: É o compo rtamento "não-voluntário", como a contração das pupil as com incidência de luz, o arrepio quando se está com frio e o choro por causa da ardência das cebolas.
 28) O que comportamento operante? Dê exemplos? 
R: O condicionamento o perante considera q ue as consequências de um comportamento podem influenciar a probabilidade de este ocorrer novamente. Por exemplo, se essa consequência for agradável, a frequência do compo rtamento vai aumentar (reforço), mas se a consequência for desagradável a frequência do comportamento vai diminuir (punição). 
29) O que é reforço? O que é reforço negativo e positivo? Dê exemplos para cada caso.
 R: Reforço é quando é dada uma recompensa após um ato que você quer que se repita. O reforço positivo, por exemplo, é quando uma mãe dá um presente para o seu filho que tirou nota máxima em uma prova. O reforço negativo é q uando você recompensa um at o que você não quer que se repita, por exemplo, quando uma cri ança quer uma bala e a mãe não permite, ela chora e a mãe dá a bala para fazê -la parar de chorar. Nest e caso, a mãe e stá recompensando um ato que não quer que seja repetido. 
30) O que é p unição? O que é punição negativa e positiva? Dê exe mplos para ca da caso.
 R: Punição é uma forma de castigo após um comportamento que você não quer que se repita. A punição positiva é quando você insere uma consequência desagradável, como quando o filho t ira not as ruins na escol a e o s pais o mandam l avar a louça por uma semana. A p unição negati va é q uando você retira algo agradável, como q uando a criança bate no irmão e fica proibida de brincar com os amigos por determinado tempo
31) Quais os três usos do termo Psicanálise? 
R: Uma teoria, um método de investigação e uma prática profissional. 
32) Quais as práticas de Freud que antecederam a formulação da teoria psicanalítica?
 R: Praticava a Hipnose,a técnica da concentração e o abandono dos questionamentos inici ais de uma seção. 
 33) Como se caracteriz a a primeira teoria sobre a estrutura do aparel ho psíquico? - 1ª Tópica. 
R: Inconsciente, pré-consciente e consciente. 
 34) Como se carac teriza a segunda teo ria sobre a es trutura do aparelho psí quico? - 2ª Tópica.
 R: Ego, ID e Superego. 
 35) O que Freud descobriu de importante sobre a sexualidade?
 R: Descobriu que a maioria de pe nsamentos e d esejos re primidos referiam -se a conflito s de ordem
sexual, lo calizado nos prime iros anos de vida dos indivíduos, isto é, que na vida infantil estavam as experiências de caráter traumático, reprimidas, que se confi guravam como origem dos sintomas atuais.
 36) Como se caracterizam as fases do desenvolvimento sexual? 
R: Fase Oral (nascimento - 1º ano), Fase Anal (1 a 3 anos), Fase Fálica (3 a 5 anos), Período de Latência (6 a 12 anos) e Fase Genital (12 a 18 anos). 
37) Caracterize o Complexo de Édipo.
 R: O complexo de Édipo surge durante a fase fálica (3 a 5/6 anos) e se resume ao amor da criança pela mãe e ao ódio por qualquer elemento que a afaste dela (pai, trabalho, etc). 
 38) Como se caracteriza o método de inves tigação da Psicanálise? E a prática terapêutica?
 R: A Psicanálise, e nquanto mé todo de investigação, caracteriza-se p elo método interpretativo, q ue busca o significado oculto daquilo que é manifesto por meio de ações e palavras ou pelas produções i maginárias, como os sonhos, os delírios, as associações livres, os atos falhos. A prática terapêuta refere-se à forma de tratamento — a Análise — que busca o autoconhecimento ou a cura, que ocorre através desse autoconhecimento 
39)Qual a contribuição social da Psicanálise? 
R: Freud, através d a criação da Psicanálise, colocou os mistérios do psiquismo, a área obscura de nossa mente, como as fantasias, os sonhos, os esquecimentos, a i nterioridade do homem, como pro blemas científicos de e xtrema relevância para o enten dimento do ser humano. Problemas estes que, anteriormente , não tinham importância alguma. 
 40) Qual o ponto de partida da teoria da Gestalt?
 R: O ponto de partida da Gestalt é a percepção. 
 41) Qual a crítica que a Gestalt faz ao Behaviorismo?
 R: A crítica dos gestaltistas ao Behaviorismo é de que o comportamento deve ser visto como um todo, pois para eles o todos é maior que a soma de suas partes. 
 42) Qual a importância da percepção do estímulo para a compreensão do comportamento humano, na teoria da Gestalt? 
R: Cada ação gera uma reação. A reação à qualquer e stímulo é fator determinante para a análise deste comport amento na medida em que a ação deste estímulo seja premeditada. 
43) Cite um exem plo que mostre uma percepção do a mbiente diferente de sua realidade.
 R: Quando vejo um conjunto d e formas que não compreendo inicialmente, tendo a aproximá-lo de algo que compreendo, facilitando meu entendimento. Aos poucos a verdadeira forma vai se revelando.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando