Buscar

Atividade de administração estratégica A curva S

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A curva S
O que é a Curva S:
Segundo Richard N Foster a Curva-S é um gráfico da relação entre o esforço monetário despendido em melhorar um produto ou método e os resultados obtidos como retorno desse investimento. 
É denominada Curva-S porque, quando os resultados são delineados, o que geralmente aparece é uma linha em forma de S, alongada para a direita no topo, e para a esquerda na base.
Ou seja, a Curva S é um eficiente instrumento gerencial de acompanhamento de projetos. Por sua concepção é possível identificar claramente os desvios entre o planejado e o realizado, de forma instantânea. Pelo histórico e o status atual podemos visualizar tendências, uma vez que seus resultados contemplam todo o ciclo de vida do projeto. As informações abaixo são relevantes e necessárias para a elaboração da Curva de evolução física e financeira de seu projeto. Por experiência em projetos de diversos segmentos e variada complexidade.
Para que serve a Curva S:
A Curva S Física serve para análise de progresso de tempo do projeto. Paralelamente, a Curva S Financeira serve para análise de progresso de custos do projeto.
Existe um grande número de pessoas que desconhece essa ferramenta. Assim, urge a necessidade de demonstrar a aplicabilidade da Curva S na identificação de possíveis desvios, bem como de tendências para o restante de um projeto. 
OBS: Em termos práticos, uma curva S em gerenciamento de projetos tem como foco principal melhorar o gerenciamento e o controle de um projeto específico ou de toda uma carteira de projetos.
Exemplos de Curva S:
A curva S é uma ferramenta para acompanhamento mais utilizada no gerenciamento de projetos, visando a melhoria do controle do projeto. Trata-se de uma curva do tipo acumulação, também considerada curva de Gauss, permitindo avaliar o Previsto x Planejado de praticamente tudo, como por exemplo, de materiais gastos, valores pagos, avanço físico, dentre outros.
 Veja os exemplos abaixo:
A curva S permite também:
Visualizar as tendências;
Auxiliar na tomada de decisão;
Identificar os desvios de custo e prazo;
Controlar os desvios de custo e prazo;
Atuar na correção dos problemas relacionados ao planejamento e execução;
Manter os resultados durante todo o ciclo de vida de um projeto.
Podemos concluir que, a Curva-S pode ser utilizada em análises de desvios acumulativos de um conjunto de medições em projetos, onde se podem ter os valores Planejados x Realizado. No entanto, para termos a visão de tendência do projeto, é necessária a utilização do valor agregado.

Continue navegando