Buscar

FORMULARIO DE FICHAMENTO DO ESTUDO DE CASO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

�
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM CIÊNCIA DE DADOS E BIG DATA ANALYTICS
Fichamento de Estudo de Caso
Whallysson A. E. Avelino
Trabalho da disciplina Governança Corporativa e Excelência Empresarial
 Tutor: Prof. Marta Celia Chaves Cavalcante
Campo Maior / PI
2017
Estudo de Caso de Harvard: GOVERNANÇA CORPORATIVA E ÉTICA EMPRESARIAL - 
Fraude Contábil na WorldCom
Referência: Kaplan, Robert S.; Kiron, David;. Fraude Contábil na WorldCom. Harvard Business School, 110 – P02, 2007.
Texto do Fichamento: 
O estudo de caso da WorldCom Group relata o ágil crescimento da empresa no ramo de telecomunicações tendo em vista agregações de empresas menores e a evolução da indústria de telecomunicações na década de 90. No artigo percebemos que a empresa era totalmente fragmentada e que cada departamento tinha um estilo de gerência, o CEO Ebbers era egoísta, centralizador e julgava itens importantes como a elaboração do código de conduta como perda de tempo.
 Devido à fragmentação dos departamentos a empresa era carente de controles internos em contabilidade, jurídico e governança coorporativa itens fundamentais para o gerenciamento da empresa e operações. Através destes controles é que a empresa elabora estratégias, acompanha metas, estabelece e monitora objetivos. Neste ponto vale ressaltar a importância dos controles internos, de um conselho de administração participativo e bem estruturado, de uma liderança eficaz, de organização, participação dos colaboradores nos assuntos, pois conhecem as dificuldades e pontos de melhoria na operação da empresa. 
 Em resumo no artigo consta que através da auditoria interna, de grande importância, foram identificados na WorldCom gastos injustificados pela diretoria, capital impróprio, falta de gestão, ausência de liderança, pouco envolvimento dos colaboradores e o pior fraudes.
 A empresa fracassou e suas ações passaram a valer praticamente zero. Faltaram controles internos, governança corporativa, ética, responsabilidade, gestores comprometidos e uma diretoria sem interesses pessoais. A empresa poderia ter alcançado o sucesso, mas, pela sequência de erros e falhas fracassou.
O estoque da WorldCom, antes avaliado em $180 bilhões, tornou-se quase sem valor. Dezessete mil funcionários perderam seus empregos; muitos deixaram a empresa com contas de aposentadorias insignificantes. A falência da empresa também prejudicou os serviços prestados pela WorlCom a 20 milhões de clientes de varejo, a contratos governamentais afetando 80 milhões de beneficiários da Seguridade Social, ao controle de tráfego aéreo para a Associação Federal de Aviação, ao gerenciamento de redes para o Departamento de Defesa, e os serviços de longa distância para ambas as Casas do Congresso e para o Escritório Geral de Contabilidade.
A LDDS (acrônimo para Serviços de Longa Distância com Desconto) começou a operar e m 1984, oferecendo seus serviços a consumidores locais de varejo e comerciais nos estados do Sul, onde empresas de longa distância bem estabelecidas com a MCI e a Sprint tinham pouca esperança. A LDDS começou com cerca de $650.000 em capital, mas logo acumulou $1,5 milhões em débitos, uma vez que não tinha conhecimento técnico para lidar com contas de grandes empresas que tinham sistemas de comutação complexos. A empresa voltou-se para Bernard J. (Bernie) Ebbers, um dos nove investidores originais para dirigir as coisas. A LDDS cresceu rapidamente através de aquisições no Sul e no Oeste estadunidenses e se expandiu internacionalmente mediante aquisições na Europa e na América Latina. Em 1989, a LDDS tornou-se uma empresa aberta, por meio de fusão com a Advantage Companies, uma empresa já listada na Nasdaq. No fim de 1993, a LDDS era a quarta maior operadora de longa distância nos Estados Unidos. Em maio de 1995, a empresa ficou oficialmente conhecida como WorldCom.
O crescimento da WorldCom com aquisições conduziu uma miscelânea de pessoas e culturas. O departa mento de finanças perde o controle. As informações dos sistemas de contabilidade tornam-se incompatíveis herdados demais de 60 companhias adquiridas.
As condições da indústria começam a se deteriorar em 2000, devido a maior competição, ao excesso de capacidade e à demanda reduzida para serviços de telecomunicação no início da recessão econômica após o estouro da bolha de empresas ponto.com.
Entretanto, como as operações comerciais continuaram a declinar, o CFO Sullivan decidiu usar dados contábeis para conseguir o desempenho almejado. Sullivan e sua equipe usaram duas táticas principais da contabilidade: reversão de provisionamentos (accruals) em 1999 e 2000, e a capitalização das despesas com linhas e m 2001 e 2002.
�

Outros materiais