Buscar

SAUDE DA MULHER

Prévia do material em texto

ulado: SDE0533_SM_201407150138 V.1  
	Aluno(a): LECIMARA DOMINGUES LOPES
	Matrícula: 201407150138 
	Desempenho: 0,3 de 0,5
	Data: 25/10/2017 18:57:53 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201407930985)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	O Assoalho Pélvico compreende um grupo de tecidos que recobre a abertura criada na base da pelve óssea e que tem como função dar sustentação aos órgãos e estruturas da pelve. Assim, é correto afirmar que: 
		
	
	c) Os músculos íleococcígeo e o esfíncter anal externo não fazem parte deste assoalho.
	
	e) Alterações no funcionamento dos músculos do assoalho pélvico pouco interferem no controle da micção.
	
	d) O canal vaginal mantém-se tenso a custa da contração dos músculos Bulboesponjoso e levantador do ânus.
	
	a) O músculo elevador do ânus atua especificamente na continência Anal, não tendo atuação na continência urinária.
	
	b) O músculo Detrusor é o maior músculo que compõe o assoalho pélvico.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201407822662)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Sobre a atividade física na gestação, indique a correta: 
		
	
	O treino de equilíbrio em superfícies irregulares e o treino de apoio unipodal devem ser realizados na gestação, pelas alterações que apresentam. 
	
	Um dos objetivos da atividade física é o controle e prevenção do diabetes gestacional, em decorrência da atividade física levar a uma diminuição da sensibilidade à insulina. 
	
	É importante a diminuição da intensidade dos exercícios durante a gravidez, em todas as gestantes, em razão das alterações decorrentes de fatores hormonais. 
	
	A prática de atividade física deve ser realizada de forma regular, com intensidade de leve a moderada, sendo uma das formas de determinação a faixa de frequência cardíaca (FC) de 60-75% da frequência cardíaca máxima (FCM). 
	
	O centro de gravidade na gestante se desloca anteriormente e inferiormente, em virtude do aumento do útero e das mamas, sendo importante o fortalecimento muscular como técnica de tratamento. 
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201407840833)
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	Considerando que a expectativa de vida para as mulheres brasileiras é de 72,4 anos, segundo o IBGE, e que a menopausa, no geral, ocorre em torno dos 45-50 anos, ainda restam às mulheres muitos anos de vida após a menopausa. Percebe-se na sociedade brasileira uma discriminação sistemática contra as pessoas por sua idade cronológica. No caso das mulheres, essa discriminação é mais evidente e acontece não só em relação ao corpo físico - alimentada pela supervalorização da maternidade em relação a outras capacidades e pelo mito da eterna juventude - como a outros aspectos da vida. Numa sociedade patriarcal, em que juventude e beleza são relacionadas ao sucesso, entrar na "meia idade" pode trazer, para muitas mulheres, a impressão de que "tudo acabou". O climatério/menopausa não é uma doença e sim uma fase da vida da mulher. A maioria das mulheres passa por ela sem apresentar queixas e sem necessitar de medicamentos, porém, outras apresentam sintomas de intensidade variável e que são, geralmente, transitórios (BRASIL, 2004). Leia e reflita atentamente as afirmações a seguir, destacando APENAS aquela que é falsa:
		
	
	No Brasil, a saúde da mulher foi incorporada às políticas nacionais de saúde nas primeiras décadas do século XX, sendo limitada, nesse período, às demandas relativas à gravidez e ao parto. Demandas em relação ao climatério/menopausa só foram inseridas posteriormente, sendo contemplada na Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher.
	
	O combate ao sedentarismo no climatério/menopausa mostra-se eficaz em melhorar a aptidão física e favorecer a disposição para viver. Por este motivo, a fisioterapia deve atuar nessa etapa da vida da mulher no sentido da promoção da saúde.
	
	O aumento da expectativa de vida e seu impacto sobre a saúde da população feminina tornam imperiosa a necessidade da adoção de medidas visando à obtenção de melhor qualidade de vida durante e após o climatério. Nesse sentido, o combate ao sedentarismo não é necessário, visto que não apresenta correlação com a presença de doenças crônico-degenerativas (de elevada morbiletalidade). 
	
	No âmbito do setor Saúde, a execução de ações no climatério/menopausa será pactuada entre todos os níveis hierárquicos, visando a uma atuação mais abrangente e horizontal, além de permitir o ajuste às diferentes realidades regionais.
	
	A Política de Atenção à Saúde da Mulher deve contemplar as mulheres em todos os ciclos de vida, resguardadas as especificidades das diferentes faixas etárias (desde adolescente até o climatério/menopausa) e dos distintos grupos populacionais (mulheres negras, indígenas, residentes em áreas urbanas e rurais, residentes em locais de difícil acesso, em situação de risco, presidiárias, de orientação homossexual, com deficiência, dentre outras).
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201407907236)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Um grupo de 6 gestantes de baixo risco, sendentárias antes de engravidar, reúne-se semanalmente para praticar atividade física desde que tinham 15 semanas de idade gestacional. Atualmente, a idade gestacional delas varia de 23 a 27 semanas. Como elas não dispõem do acompanhamento de nenhum profissional de saúde para o exercício, confira abaixo se estão praticando corretamente ou não. (1 ponto) I- Todas realizam alongamentos apenas da musculatura de quadríceps femoral e peitoral, por 4 segundos. II- Três vezes por semana realizam caminhada por 50 minutos, num ritmo em que conseguem andar e falar, sem que ocorra batimento de asa de nariz. III- Elas acreditam que podem continuar fazendo a caminhada até o final da gravidez. IV- As gestantes fazem a caminhada com tênis e roupa bem aquecida, pois acreditam que seja bom suar bastante para manter o ganho de peso adequado. 
		
	
	Apenas o item I é falso.
	
	Apenas os itens II e III são corretos.
	
	Apenas o item II é correto.
	
	Apenas o itens ímpares são corretos.
	
	Apenas os itens pares são corretos.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201407766733)
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	A gestante realiza algumas compensações durante o ato de levantar-se de uma cadeira. Observe as alternativas e assinale com (V) as sentenças verdadeiras e com (F) as falsas.
		
	
	A propulsão para frente é feita de maneira rapidamente.
	
	A propulsão para frente é feita de maneira mais cautelosa.
	
	Ocorre aumento do movimento do segmento torácico.
	
	Há ampliação da base de apoio.
	
	Observa-se redução da base de apoio.
		
	mulado: SDE0533_SM_201407150138 V.1  
	Aluno(a): LECIMARA DOMINGUES LOPES
	Matrícula: 201407150138 
	Desempenho: 0,5 de 0,5
	Data: 28/10/2017 14:00:52 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201407343868)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Assinale a INCORRETA: 
		
	
	Devido à frouxidão ligamentar generalizada, provocada pela ação da relaxina, devemos tomar cuidado com entorses.
	
	O estrógeno é responsável pela: hipertrofia do útero e mamas, crescimento dos órgãos genitais externos, metabolismo de cálcio materno e retenção hídrica.
	
	A relaxina provoca substituição gradual do colágeno por uma forma mais flexível e extensível (nas articulações sacrais e sínfise púbica).
	
	Os efeitos da progesterona são: diminuição do tônus dos mm liso, efeito sedativo nas contrações uterinas, aumento do depósito de gordura, aumento da temperatura corpórea e atuação no centro respiratório.
	
	A prolactina é responsável pela ejeção do leite e pelas contrações uterinas. 
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201408269820)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	A osteoporose é uma afecção bastante conhecida. Assinale a alternativa que relaciona algumas de suas causas.
		
	
	Pós-menopausa, uso de esteroides por terapia sistêmica, paralisiaespástica e flebite crônica.
	
	Pós-menopausa, uso de esteroides por terapia local, paralisia espástica e artrite reumatoide.
	
	Pré-menopausa, uso de esteroides por terapia local, paralisia flácida e flebite crônica
	
	Pós-menopausa, uso de esteroides por terapia sistêmica, paralisia flácida e artrite reumatoide.
	
	Pré-menopausa, uso de esteroides por terapia sistêmica, paralisia flácida e artrite reumatoide.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201407338261)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Quanto ao ciclo menstrual é correto afirmar que:
		
	
	A progesterona é um hormônio liberado pelo corpo lúteo e tem a função de promover o aumento do endométrio na segunda metade do ciclo menstrual.
	
	A progesterona é um hormônio liberado pelo corpo lúteo e tem a função de promover o aumento do endométrio na primeira metade do ciclo menstrual. 
	
	O hormônio folículo estimulante, liberado pelo útero na segunda metade do ciclo menstrual, atua no ovário para manter a produção de progesterona por este órgão.
	
	O estrogênio é um hormônio liberado pelo corpo lúteo e tem a função de promover o aumento do endométrio na primeira metade do ciclo menstrual. 
	
	Na segunda metade do ciclo, o hormônio luteinizante liberado pelo hipotálamo, atua no ovário para manter a produção de progesterona por este órgão. 
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201407428669)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Se a gravidez modifica o corpo feminino para permitir o crescimento e desenvolvimento do feto, no puerpério há o retorno dos órgãos ao estado não-grávido. Complete as frases a seguir com as palavras/termos que melhor descrevem esse período: A involução do útero durante o puerpério imediato ocorre devido à constante atividade contrátil uterina. Esse fato promove a _________________ do sítio placentário e pode ser acelerado com a lactação, pois o hormônio _______________ atua ___________________ do leite e ___________________ do útero.
		
	
	hemostasia; ocitocina; na ejeção; na contração
	
	hemostasia; ocitocina; na contração; na ejeção
	
	hemostasia; prolactina; na ejeção; na contração
	
	hemorragia; ocitocina; na ejeção; na contração
	
	hemorragia; prolactina; na ejeção; na contração
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201407766603)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	"A maior parte da literatura aponta aumento da lordose lombar como a principal compensação postural ao crescimento uterino" (LEMOS A., 2013). Reflita sobre esta afirmação e escolha a única opção que a justifica.
		
	
	A explanação plausível indica que a retração do útero provocaria uma inclinação anterior da pelve e aumento da flexão dos quadris, com consequente aumento da curvatura sagital lombar e esforço extra nos discos e nas articulações intervertebrais. 
	
	A explanação plausível indica que a expansão do útero provocaria uma inclinação posterior da pelve e aumento da flexão dos quadris, com consequente aumento da curvatura sagital lombar e esforço extra nos discos e nas articulações intervertebrais. 
	
	A explanação plausível indica que a expansão do útero provocaria uma inclinação anterior da pelve e aumento da flexão dos quadris, com consequente aumento da curvatura sagital lombar e esforço extra nos discos e nas articulações intervertebrais. 
	
	A explanação plausível indica que a expansão do útero provocaria uma inclinação anterior da pelve e diminuição da flexão dos quadris, com consequente aumento da curvatura sagital lombar e esforço extra nos discos e nas articulações intervertebrais. 
	
	A explanação plausível indica que a expansão do útero provocaria uma inclinação anterior da pelve e aumento da flexão dos quadris, com consequente aumento da curvatura sagital torácica e esforço extra nos discos e
	1a Questão (Ref.: 201407314280)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Na gestação acontece uma seqüência de mudanças no corpo da mulher, seu útero está em constante crescimento, formando um abdômen protruso. Há o deslocamento de seu centro de gravidade, além da liberação de hormônios, como estrógeno e relaxina, que ocasionam um crescente afrouxamento dos ligamentos. Todas essas modificações causam uma lordose exagerada, fazendo com que ela sobrecarregue os músculos lombares e posteriores da coxa, gerando um processo doloroso:
		
	
	A cervicalgia. 
	
	A cefaleia. 
	
	A pubalgia. 
	
	A lombalgia. 
	
	A gonalgia. 
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201407421754)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Segundo a OMS, a sexualidade corresponde a um dos 4 pilares da qualidade de vida do indivíduo. Baseado nesse conhecimento, complete a frase a seguir com as palavras das opções abaixo: Na disfunção orgástica, há _______________________ recorrente de orgasmo após fase ___________ de _____________, ou grande ______________ da sua intensidade. 
		
	
	aumento exagerado ou ausência; normal; desejo; retardo.
	
	retardo ou ausência; anormal; excitação; diminuição.
	
	aumento exagerado ou ausência; normal; excitação; retardo.
	
	retardo ou ausência; normal; desejo; variação.
	
	retardo ou ausência; normal; excitação; diminuição.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201407421203)
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	Dentre alguns sintomas urológicos estudados, leia as afirmações abaixo e identifique a que se encontra verdadeira. 
		
	
	Sintomas miccionais ocorrem durante a fase de retenção urinária voluntária.
	
	Sintomas urológicos associados ao coito ocorrem, obrigatoriamente, antes, durante e após o ato sexual.
	
	Sintomas pós-miccionais são aqueles experimentados imediatamente após a micção.
	
	Sintomas de armazenamento são aqueles experimentados durante a fase de esvaziamento vesical.
	
	Sintomas pós-miccionais são aqueles experimentados imediatamente após 15 minutos da micção.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201407911172)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	O diário miccional consiste na anotação do horário e volume urinado a cada micção, no período de 3 a 7 dias e dos eventuais episódios de perda. Essa medida simples pode diferenciar condições da bexiga, e é especialmente importante para diagnóstico em:
		
	
	pacientes idosos. 
	
	crianças com enurese noturna.
	
	incontinência urinária de urgência. 
	
	incontinência urinária de esforço. 
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201407315549)
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	"Pode ser prevenida por vacinas. Temos a faixa etária de até 19 anos, preferencial para o uso da vacina, mas para a qual a vacinação ainda é muito baixa, principalmente a partir dos 11 anos de idade", afirmou Mariângela, revelando que o ministério estuda as medidas para ampliar a faixa etária e melhorar a cobertura entre a faixa etária de 11 a 19 anos. As principais formas de infecção ... pode ocorrer pela relação sexual sem o uso de preservativo, pelo compartilhamento de objetos contaminados (lâminas de barbear, escovas de dente, alicates de unha, materiais para a colocação de piercing e para tatuagens) entre outros equipamentos e objetos, como por usuários de drogas injetáveis. (Folha de S.Paulo 27.10.2009)" (http://www.infoescola.com/doencas, 2012).
 A descrição acima diz respeito a seguinte doença que pode também ser transmitida sexualmente 
		
	
	Condiloma acuminado 
	
	Sífilis 
	
	Clamídia 
	
	Hepatite B 
	
	AIDS 
		
	
	1a Questão (Ref.: 201407731697)
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	Em relação ao ciclo menstrual normal, julgue os itens. ( ) É dividida em menstruação, fase folicular, ovulação e fase lútea nessa ordem. ( ) A ovulação ocorre quando a parede folicular se decompõe em resposta ao aparecimento do hormônio luteinizante ( ) A menstruação ocorre quando não há receptores de hormônio luteinizente (LH) no corpo lúteo e ele se degenera. ( ) O ciclo menstrual tem duração de 28 dias. 
		
	
	F, F,F, V; 
	
	V, F, V, V; 
	
	F, F, F, F; 
	
	V, V, V, V 
	
	F, V, F, F; 
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201408307215)
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	Paciente com 45 anos de idade procurou o serviço de fisioterapia com queixas de sintomas no climatério. De acordo com a assistência fisioterapêutica, é correto afirmar como condutas fisioterapêuticas:
		
	
	Realizar Exercícios respiratórios e Cinesioterapia pélvica
	
	Realizar Drenagem linfática e Mobilização apenas de Membros Inferiores
	
	Não realizar Drenagem linfática e cinesioterapia pélvica
	
	Realizar Cinesioterapia pélvica e Mobilização apenas de Membros Superiores
	
	Todas as alternativas estão corretas
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201408307202)
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	De acordo com a Incontinência Urinária, marque a alternativa verdadeira.
		
	
	O Pad Test é um recurso de avaliação na fisioterapia uroginecológica que apesar de ser simples e barato não avalia a perda de urina nos pacientes com Incontinência Urinária de Esforço
	
	O diário miccional não é um instrumento útil para registro da paciente feito diariamente sobre frequência na ingestão de líquidos e perdas urinarias.
	
	A Incontinência Urinária de Esforço é definida como perda urinária involuntária apenas aos grandes esforços, enquanto que a Incontinência Urinária de Urgência é caracterizada pela perda urinária involuntária aos pequenos esforços.
	
	A cinesioterapia pélvica é um recurso da fisioterapia para tratamento da Incontinência Urinária Mista.
	
	Não há alternativa correta.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201407767992)
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	"Vários estudos demonstraram que um número significativo de pacientes em estados iniciais de câncer de mama não apresentavam comprometimento axilar" (BARACHO E., 2012). Diante desta observação, iniciou-se a técnica de cirurgia conservadora da axila, onde se pesquisa o linfonodo sentinela. Leia as afirmativas e assinale a INCORRETA.. 
		
	
	Nos casos em que o linfonodo sentinela é negativo, a paciente é poupada da dissecção axilar.
	
	Nos casos em que o linfonodo sentinela é negativo, evita-se a grande morbidade do procedimento de dissecção axilar, visto que não se faz necessário a sua realização.
	
	Nos casos em que o linfonodo sentinela é positivo, realiza-se o esvaziamento axilar dos níveis 1, 2 e 3.
	
	O linfonodo é ressecado cirurgicamente e submetido a um criterioso estudo histológico para avaliar o comprometimento metastático.
	
	A pesquisa do linfonodo sentinela é realizada na axila contra-lateral à mama acometida.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201407338277)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Cerca de seis milhões de indivíduos morrem por ano vítimas de câncer. Câncer de mama, bem como o de próstata, cólon e reto possuem maior incidência em níveis socioeconômicos menos favorecidos. Desta forma, observa-se que o nível socioeconômico apresenta-se como um fator de risco. Observe as seguintes afirmações quanto aos fatores de risco para o câncer de mama em mulheres. 
I - São fatores de risco muito elevados: Mãe ou irmã com câncer de mama pré-menopausa, antecedente de hiperplasia ou neoplasia, suscetibilidade genética comprovada. 
II - São fatores de risco medianamente elevados: Mãe ou irmã com câncer de mama na pós menopausa, nuliparidade. 
III - São fatores de risco pouco elevados: menarca precoce (<= 12 anos), menopausa tardia (>= 55 anos), primeira gestação após 34 anos, obesidade, dieta gordurosa, sedentarismo, ingestão alcoólica excessiva. 
		
	
	Estão corretas as afirmações I, II e III.
	
	Está correta somente a afirmação III.
	
	Estão corretas as afirmações II e III.
	
	Estão corretas as afirmações I e II.
	
	Estão corretas as afirmações I e III.

Continue navegando