Buscar

Questões discursivas com respostas de Orientação Educacional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questões discursivas de Orientação Educacional
O trabalho da orientadora educacional no espaço e no cotidiano da escola brasileira foi sendo modificado de acordo com os paradigmas educacionais prevalecentes e de acordo com a legislação em vigor. De acordo com Grispun (2012, p. 180): "A dimensão atual caminha para a construção de uma nova prática da Orientação, para um novo fazer do orientador, que não está pronto e acabado na escola, e sim deverá ser gerado e iniciado na escola, com o aluno, a partir de suas reais necessidades. O eixo condutor do trabalho do orientador é construir, junto com o aluno, as condições facilitadoras e desejáveis ao seu desenvolvimento, o mais pleno possível". 
Pergunta: Com base na discussão abordada pela autora, aponte duas atribuições atuais da orientação educacional na escola.
Resposta: A autora sinaliza que o orientador educacional é um educador, no sentido amplo da palavra e ele contribui para o desenvolvimento pleno do aluno para a descoberta e aprimoramento dos seus talentos. Na escola atual não há mais lugar para que o orientador educacional centre a sua prática na aplicação de técnicas e métodos definidos e padronizados para identificação de capacidades ou habilidades do aluno. O aluno deve identificar a importância da participação do orientador educacional na contextualização da realidade do aluno e na sua capacidade de trazer essa realidade para a escola de educação básica. Ele deve conhecer a história da escola, a realidade do aluno para construir com ele e a partir dele sua ação pedagógica. Outra atribuição do orientador é participar do planejamento pedagógico da escola contribuindo para uma prática interdisciplinar e centrada nas necessidades do aluno, refletindo com os colegas sobre as dificuldades que estão impedindo uma melhor aprendizagem. Pode ainda ressaltar a necessidade de ouvir o aluno e a partir dele realizar um plano de ação que contemple atividades que permitam a ele entender o mundo em que vive. 
Pergunta: Segundo Grinspun (2006), a evolução histórica da análise do fracasso escolar pode ser definida pelas seguintes teorias: Teoria psicológica; Teoria da carência cultural; Teoria das diferenças culturais; Teoria crítico reprodutivista; Fatores intra-escolares e Teorias estruturais. Conceitue a Teoria da carência cultural e a Teoria das diferenças culturais.
Resposta: Na Teoria da carência cultural, o fracasso escolar é decorrente das influências de fatores extraescolares, levando o aluno a uma deficiência cultural. E na Teoria das diferenças culturais, o fracasso escolar é explicado a partir da padronização da escola que não reconhece as diferenças culturais, promovendo a marginalização das camadas populares no ambiente escolar.
Pergunta: O planejamento em Orientação Educacional possibilita uma significação de sua prática dentro do contexto escolar, e a organização deste planejamento está vinculada à concepção de educação da própria unidade escolar. A concepção de educação está refletida na filosofia da escola. Indique um exemplo de ação da Orientação Educacional: Estabeleça correlações entre a concepção de educação refletida na filosofia da Escola e o planejamento da Orientação Educacional para esta Escola.
Resposta: O aluno deverá apresentar um exemplo de Ação da OE e explicar a concepção de educação traduzida na filosofia da escola, estabelecendo coerência com o planejamento da ação apresentada.
Pergunta: A orientação educacional tem sua trajetória iniciada pela área de orientação vocacional, voltada para a escolha de uma profissão, tem como seu precursor Frank Parsons, em 1908, Boston, EUA. Em relação às escolas, ela surge em 1912, Detroit, EUA, com Jesse Davis. Tinha como configuração o "Aconselhamento". Como se caracterizava esta ação na prática do Orientador Educacional?
Resposta: Pelo processo de ajuda individualizado, que pretende adequada compreensão da informação profissional em relação às características pessoais. Essa prática teve início no Curso de mecânica, mas com o passar do tempo ganhou o cotidiano da Orientação Educacional se constituindo assim, a orientação para o trabalho.
Pergunta: A diretora de uma escola pública municipal convocou uma reunião com a equipe pedagógica e solicitou ao orientador educacional que apresentasse um projeto de orientação profissional para os alunos que estavam no 9º ano do Ensino Fundamental. A orientadora ficou embaraçada e não sabia como explicar para a diretora que não era apropriado realizar o que estava sendo pedido. Aponte o motivo que incomoda a orientadora educacional em atender ao pedido da diretora.
Resposta: O Artigo 27, da Lei 9394/96, determina que a escola de educação básica faça a orientação para o trabalho, que é diferente da orientação profissional. A orientação para o trabalho trata do mundo do trabalho contextualizando-o no sistema econômico e financeiro em que se estabelecem as relações do mercado produtivo no país, podendo demonstrar as inter-relações existentes entre as organizações e empresas existentes. Problematizar o modelo neoliberal em execução no Brasil e em outros países. Discutir as questões sociais de desigualdade e o significado do trabalho para a subsistência humana. A preocupação maior é na introdução do aluno no mundo moderno da incerteza para que compreenda a influência e impacto da tecnologia na agricultura, na indústria e nos serviços. Nas possibilidades de mudanças na realidade existente em face de inovações que estão sendo implantadas com muita rapidez. Entender que com a mundialização do trabalho pelas grandes corporações, diminuíram a influência das distâncias geográficas. No entanto, o que pode ter acontecido é a diretora ser da rede estadual e saber que, a Lei Estadual do RJ nº 6027/2011 prevê que os orientadores educacionais nas escolas estaduais devam coordenar o processo de orientação profissional do aluno, incorporando-o à ação pedagógica.
Pergunta: O que marca a participação das famílias na escola nos dias atuais?
Resposta: Nos dias atuais buscamos uma escola de qualidade e diante de tantos entráveis na educação: evasão escolar, falta de recursos, fracasso escolar a escola percebe que não pode mais ficar fechada ao mundo exterior e isolada de suas influências, chega-se a ideia que a educação é um empreendimento social coletivo e que embora tenha sua própria realidade, ela não pode se manter a margem do contexto em qual se insere. É necessário estreitar a parceria entre escola/família/comunidade.
Pergunta: A Orientação Educacional passou por vários períodos, que podem ser sintetizados em: Período Implementar; Período Institucional; Período Transformador; Período Disciplinador; Período Questionador e Período Orientador. Conceitue o Período Questionador. 
Resposta: No período questionador, o orientador discute suas práticas, seus valores, a questão do aluno trabalhador, enfim, a sua realidade no meio social; a prática da orientação volta-se para a concepção de educação como ato político. 
Pergunta: Segundo Holtz (2006), o pedagogo, atualmente, como especialista da ciência da educação, é responsável por orientar o comportamento e a aprendizagem das pessoas visando à sua formação e transformação, atuando como mediador dos processos educativos em qualquer ambiente onde estes se dêem. Desta forma, quais são as formas alternativas de educação e onde se originaram?
 Resposta: As formas alternativas da educação são compreendidas como as atividades educativas desenvolvidas em estabelecimentos de ensino ou não, as quais possuem autonomia em sua organização e funcionamento. As formas alternativas de educação têm sua origem nos movimentos sociais, principalmente da década de 80, que inspirados em ideais democráticos promoveram práticas educativas populares em espaços variados e não exclusivamente na escola formal. 
Pergunta: Qual é a principal função do O.E. no contexto educacional?
Resposta: A Função Do Orientador Educacional No Ambiente Escolar Contempla-se, que a esfera do campo da orientaçãoeducacional faz análise, planejamento, assim como propicia um ambiente harmônico e seguro ao educando, edificando a aprendizagem significativa e satisfatória do aluno. Sendo assim, atribuído a função do Orientador Educacional, ao de promover o ensino aprendizado dos alunos que apresentem dificuldades para aprender, com base em suas necessidades psicossociais, físicas e etc
Pergunta: É comum vermos na mídia manchetes relacionadas a conflitos no cotidiano escolar como agressão entre alunos, agressão aos professores, exclusão. Esses se dão de forma explícita, mas às vezes ocorrem de forma implícita a partir da negligência ou velamento da sua presença no cotidiano, tornando-se algo natural. Qual a competência da escola no enfrentamento deste assunto?
Resposta: Compete à escola proporcionar em sua proposta política pedagógica e, consecutivamente, em seu currículo espaços que contemplem a abordagem de forma crítica dessas questões que estão presentes no contexto escolar como meio de reflexão do cotidiano escolar, extraindo do próprio, subsídios para a elaboração de estratégias para compreensão e superação das mesmas.

Outros materiais