Apol Sistema de Ensino e Legislação Educacional
10 pág.

Apol Sistema de Ensino e Legislação Educacional


DisciplinaPesquisa e Prática em Educação I387 materiais3.211 seguidores
Pré-visualização3 páginas
Questão 1/10 - Sistema de Ensino e Legislação Educacional
Leia o fragmento de texto a seguir: 
\u201c[...] a social-democracia baseou-se em dois argumentos. O primeiro era o de que os trabalhadores precisam de recursos sociais, saúde e educação para participar efetivamente como cidadãos socialistas. O segundo argumento era o de que a política social não é só emancipadora, é também uma pré-condição da eficiência econômica\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ln/n24/a06n24.pdf> Acesso em 19 ago. 2016. 
De acordo com o livro-base Sistemas de ensino e políticas educacionais no Brasil, Esping-Andersen formulou três modelos que visam explicar a intervenção do Estado na economia, pautado no pressuposto de Estado de Bem-Estar Social. De acordo com o conteúdo do livro-base, relacione corretamente os modelos mencionados por Esping-Andersen às suas características:
1. Social-democrata
2. Conservador-corporativo
3. Liberal
(  ) Nesse modelo, os serviços sociais são regidos pela mesma lógica que rege os mercados.
(  ) Nesse modelo, existe uma forte tendência à universalização da oferta dos serviços públicos.
(  ) Nesse modelo, existe menos distribuição de renda e dificuldade de acesso aos serviços públicos.
Agora, assinale a alternativa que contém a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	3 \u2013 1 \u2013 2
Você acertou!
\u201c[...] Social-democrata, cujo elemento básico estaria na tendência à universalização dos serviços públicos básicos e na forte regulação estatal nos setores da economia considerados de interesse social. Esse modelo foi implementado principalmente nos países escandinavos; Conservador-corporativo, que manteve os serviços públicos com relevantes diferenças de acesso e com menor poder de redistribuição de renda. Esse modelo foi implementado principalmente na Itália e na Alemanha;  Liberal, no qual os serviços sociais são regidos pela lógica de mercado, regulamentados pelo Estado e com oferta complementar estatal, ou mais pobres pelos serviços públicos. Esse modelo foi implementado principalmente nos Estados Unidos, no Canadá e na Inglaterra. (livro-base Sistemas de ensino e políticas educacionais no Brasil, p. 53)
	
	B
	1 \u2013 3 \u2013 2
	
	C
	2 \u2013 1 \u2013 3
	
	D
	3 \u2013 2 \u2013 1
	
	E
	1 \u2013 2 \u2013 3
Questão 2/10 - História da Educação
Leia o seguinte excerto:
\u201cO processo de educação na Idade Média era de total responsabilidade da Igreja. As escolas funcionavam anexas às catedrais ou às escolas monásticas, muitas funcionavam nos mosteiros. A Igreja foi um instrumento essencial no processo da educação na Idade Média, a grande disseminadora do conhecimento\u201d.
Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.brasilescola.com/historiag/educacao-na-idade-media.htm>. Acesso em: 12/ jul. 15. 
De acordo com o livro-base Constituição histórica da educação no Brasil, sobre a educação no Período Medieval, analise as afirmativas a seguir: 
I \u2013 As escolas elementares tiveram significativa expansão.
II \u2013 Uma das características mantida pelo método escolástico era de manter a oralidade e a memorização das obras estudadas.
III \u2013 A forma dominante de transmissão do conhecimento era a transmissão oral e a educação pautada na formação do homem de fé e nos valores cristãos.
IV \u2013 As propostas pedagógicas das instituições tiveram influência do humanismo.
São corretas as afirmativas:
Nota: 0.0
	
	A
	I e III apenas.
	
	B
	II e III apenas.
	
	C
	I e IV apenas.
	
	D
	III e IV apenas.
	
	E
	I, II e III apenas.
Período Medieval - As escolas elementares tiveram significativa expansão. A forma dominante de transmissão do conhecimento era a transmissão oral e a educação pautada na formação do homem de fé e nos valores cristãos. Uma das características mantida pelo método escolástico era de manter a oralidade e a memorização das obras estudadas (p. 53-60).
Questão 3/10 - Sistema de Ensino e Legislação Educacional
Leia o fragmento de texto a seguir: 
\u201cAs metas estabelecidas pelo \u2018Compromisso todos pela educação\u2019 são direcionadas para o acesso e permanência na escola, gestão escolar e ação governamental\u201d. 
Pensando nessa direção, enumere, na ordem sequencial, as explicações que se relacionam a cada um dos elementos a seguir, conforme apresentado no livro-base Sistemas de ensino e políticas educacionais no Brasil: 
Acesso e permanência
Gestão escolar
Ação governamental 
(  ) Firmar parcerias externas à comunidade escolar.
(  ) Acompanhar a não frequência do aluno à escola.
(  ) Zelar pela transparência da gestão pública da educação.
(  ) Matricular o aluno na escola mais próxima de sua casa.
(  ) Fomentar a existência e ação dos conselhos escolares.
Agora, marque a alternativa que contém a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	3 \u2013 1 \u2013 2 \u2013 1 \u2013 3
Você acertou!
Acesso e permanência: \u201cCombater a evasão pelo acompanhamento individual das razões da não frequência do educando e sua superação\u201d (Meta V); \u201cMatricular o aluno na escola mais próxima da sua residência\u201d (Meta VI) [...].  Gestão escolar: \u201cZelar pela transparência da gestão pública na área da educação, garantindo o funcionamento efetivo, autônomo e articulado dos conselhos de controle social\u201d (Meta XXI) [...]. Ação governamental: \u201cFomentar e apoiar os conselhos escolares, envolvendo as famílias dos educandos, com as atribuições, dentre outras, de zelar pela manutenção da escola e pelo monitoramento das ações e consecução das metas do compromisso (Meta 30 XXV); [...] Firmar parcerias externas à comunidade escolar, visando a melhoria da infraestrutura da escola ou a promoção de projetos socioculturais e ações educativas (Meta XXVII)\u201d [...] (livro-base Sistemas de ensino e políticas educacionais no Brasil, p. 119)
	
	B
	1 \u2013 2 \u2013 3 \u2013 1 \u2013 2
	
	C
	2 \u2013 1 \u2013 2 \u2013 3 \u2013 1
	
	D
	3 \u2013 2 \u2013 2 \u2013 1 \u2013 1
	
	E
	1 \u2013 3 \u2013 2 \u2013 3 \u2013 2
Questão 4/10 - História da Educação
Leia o trecho a seguir:
\u201cO Ratio Studiorum ou Plano de Estudos \u2013 o método pedagógico dos jesuítas, publicado em 1599 foi sistematizado a partir das experiências pedagógicas, que tiveram início no Colégio de Messina, primeiro colégio aberto na Sicília, em 1548\u201d.
Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.histedbr.fe.unicamp.br/navegando/periodo_jesuitico_intro.html>. Acesso em: 28 jul. 2016.
A educação proposta pela Companhia de Jesus tinha como método pedagógico o Ratio Studiorum. Sobre isso e considerando o livro-base Constituição histórica da educação no Brasil, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	A educação jesuítica no Brasil teve maior proeminência no período Colonial, mas sempre teve que lutar contra a Coroa Portuguesa para conseguir instituir seus colégios e seminários nesse contexto.
	
	B
	Os princípios do Ratio Studiorum guiavam as práticas educativas dos colégios e seminários jesuítas, nos quais se buscava uma formação virtuosa e com base na religião.
Você acertou!
\u201cMais sistematizados com o Ratio Studiorum, o número de colégios aumentou e seminários específicos par a carreira eclesiástica foram criados. (...) Embora relacionados à Igreja e à Companhia de Jesus, perpassavam e eram legitimados pela sociedade portuguesa e orientavam para a formação de bons costumes e da fé católica (...). Tais princípios permeavam a organização e as práticas educativas nos colégios e seminários dos jesuítas, destacando primeiramente a \u2018glória de Deus, em função do que aparelha toda a instituição: organização, regimento, disciplinas, práticas, valores etc. (Paiva, 2005, p. 85). Buscavam a formação virtuosa com base na religião, o que orientava quaisquer ações e normas ali estabelecidas (p. 67-68).
	
	C
	O Ratio Studiorium era o principal método da educação proposta pelos jesuítas e era voltado para o ensino das letras, desconsiderando os preceitos religiosos da Companhia de Jesus.
	
	D
	Os jesuítas, ao propor e utilizar o Ratio Studiorium, defendiam uma educação laica