Buscar

ESTRATÉGIA E DINÂMICA COMPETITIVA Lista de Exercícios Cap2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

A implementação de uma estratégia numa organização geralmente demanda o desenvolvimento de uma série de atividades, que podem ser agrupadas em duas categorias conforme os objetivos de cada uma dessas atividades. Quais são essas duas categorias?
R: As duas categorias para implementação de estratégias numa organização são: Planos Estratégicos, que estão voltados para “o que dizemos” e Ações Estratégicas, que estão voltadas para “o que fazemos”.
Em que consiste o objetivo de acabar com os “Gaps Estratégicos” durante uma implementação de uma estratégia?
R: O Objetivo de acabar com os Gaps consiste em orientar as ações estratégicas, à fim de que não exista mais um intervalo de tempo e que com ele, uma ação não demore para ser efetuada, com necessidade de matérias primas, treinamentos e mão de obra.
Em que consiste o objetivo de manter o foco estratégico durante a implementação de uma estratégia?
R: O objetivo de mantar o foco estratégico consiste em trabalhar com ações que se reflitam no chão de fábrica, baseado em planos estratégicos, que tem como objetivo adquirir ênsase positiva em suas estratégias. Trabalhar com enfoque e baseado nesse foco estratégico adquirir êxito em suas ações e adquirir um desempenho positivo. (foco estratégico = Gap na execução estratégica).
A alta direção de uma organização que produz um determinado bem tangível de alto valor agregado estabeleceu uma estratégia para fortalecer sua participação de mercado frente aos seus concorrentes, baseada na diferenciação do seu produto. Uma ação com vistas ao treinamento de 30% de sua força de trabalho (envolvendo os profissionais de pesquisa e desenvolvimento e os gerentes da produção) em novas tecnologias e em técnicas de inovação é uma ação que se enquadra na categoria “eliminar gaps estratégicos” ou na categoria “manter foco estratégico”? Justifique.
R: Segundo as informações apresentadas, podemos mencionar o fato de “eliminar gaps estatégicos” porque a empresa precisará fazer treinamentos, isso é uma necessidade da empresa para que uma ação ou uma medida seja tomada, ou seja, é um intervalo de tempo, um espaço que acabará por tomar um tempo necessário e valores monetários da empresa, para reconhecer um foco estratégico só posterior a esse treinamento portanto, é necessário eliminar.
Considerando a mesma situação da questão anterior, classifique agora (e justifique) uma ação que consiste numa reunião quinzenal, conduzida pelo presidente da empresa e com participação de todos os seus diretores e gerentes para avaliação do desenvolvimento do plano estratégico, ajuste de rumos e destinação de novas metas ou ações.
R: Baseado na medida estruturada pelo presidente é possível notar que é uma atividade positiva para a empresa, que não tomará muito tempo, nem muitos recursos da empresa, portanto, manterá um foco estratégico. Esse foco será pré determinado e estruturado pelo presidente com o intuito de agregar valor a empresa e a equipe de trabalho.
Qual é o papel da liderança na execução do plano estratégico de uma organização?
R: O Papel da liderança na execução de plano estratégico é de adquirir ideias e executar os planos estratégicos com foco que crie ações positivas para toda a empresa. À partir dos planos estratégicos, com auxílio de lideranças, toda a empresa colherá frutos, por ações positivas e com foco.
De que forma a estrutura organizacional de uma empresa pode facilitar (ou dificultar) a consecução de seus objetivos estratégicos? Cite 1 exemplo.
R: Uma estrutura organizacional pode possuir diferentes níveis de autonomia, diferentes estruturas, fazendo com que a mesma possa ser funcional, geográfica, descentralizada, unidade de negócio ou matricial e com cada tipo, é necessário uma atual diferente, pessoal diferenciado, sistemas e processos condizentes com a solicitação requerida e cultura para envolver diferentes enfoques estratégicos e com eles adquirir valor no mercado, em busca de desempenho profissional e no mercado.
Explique a frase: “os sistemas e os processos de uma organização devem servir de suporte à execução das suas estratégias”. Cite um exemplo que ilustre o seu entendimento sobre o tema.
R: As organizações possuem informações como: “o que quero?”, “tenho um sistema?”. Junto a essas indagações. Com sistemas e processos, as empresas trazem consigo dados e informações, junto a eles, é possível traçar eventuais necessidades da empresa como por exemplo aumentar vendas, auxiliar algum setor que eventualmente precise de determinados cuidados, com isso, é necessário ter um controle de sistema adequado para eventuais problemas, adquirindo rápido retorno.
De que forma as pessoas e a cultura de uma organização podem ser trabalhadas com o objetivo de se tornarem elementos facilitadores de apoiadores da execução de suas estratégias?
R: As pessoas e a cultura da organização tem como objetivo agregar valores, premissas e crenças, com isso, é possível identificar como pensam, como percebem e consequentemente como irão agir, contudo, respeito é sinal de que estão em um ambiente profissional muito otimizado, incentivos e auxílios irão promover uma valorização do plantel intelectual da organização, agregando motivação e melhores resultados.
Dentro da discussão da influência da cultura na consecução dos objetivos estratégicos das empresas, vem ganhando força no mercado, um momento de aprimoramento da cultura organizacional, em empresas dos mais variados portes e segmentos de atuação, baseado em 3 pilares: eliminação (ou redução) das fronteiras e barreiras entre os níveis hierárquicos, foco em inovação e empreendedorismo, e foco na agilidade na resposta às demandas do mercado. Explique a importância de cada um desses 3 pilares no atual cenário concorrencial no qual as organizações estão geralmente inseridas.
- Eliminação ou redução das fronteiras e barreiras faz com que os funcionários acabem por conhecer outros setores, aprimorem conhecimentos com isso, possam estabelecer metas, fazerem parte de outras equipes de trabalho e juntamente com isso, tenham realização profissional, ou seja, estejam motivadas para eventuais problemas que a empresa possa vir a enfrentar.
- Inovação e Empreendedorismo: este quesito está intrinsecamente inserido na empresa, de tal forma que seus colaboradores possam ter autonomia para melhorar e crescer junto com a empresa, ou seja, vestindo a camisa da empresa e agregando a ela conhecimento, valores e vice versa. Enquanto a empresa agrega os bens do funcionário, o colaborador também possa crescer junto a ela.
- Foco na agilidade na respostas às demandas o mercado: Enquanto existem empresas que esperam a maré vir para agir, existem outras que sabem que o problema chegará, e se preparam para isso com cautela, mas envolvendo o estratégico com planos estratégicos e ações estratégicas com o intuito de contornar toda situação degradante, motivando assim funcionários, sendo auxiliados por sistemas e processos e respondendo ao mercado com o valor com que foi criado no início de sua apresentação, com missão, visão e valores.
De que duas formas o desempenho das ações estratégicas pode ser monitorado? Em que consiste uma dessas 2 formas de controle?
R: as duas formas possíveis de monitoração pelas ações são: controle dos resultados e controle do comportamento.
Com o controle dos resultados identificamos uma forma mais tradicional pelo financeiro, clientes, processos internos e Aprendizagem e crescimento.
Enquanto no controle de comportamento é possível identificar apenas em situações específicas, ou seja, em casos e fusões de culturas, por exemplo, fazendo com que ocorra um “aculturamento” de acordo com culturas organizacionais e profissionais, avaliando o que é útil ou característico para o desenvolvimento positivo da empresa.

Outros materiais