Buscar

Resumo Ciências sociais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resumo Ciências sociais
Cap 1.
Objeto de estudo: é a sociedade em suas dimensões sociológicas, antropológicas ( culturais ) e politicas 
Sociologia: estuda a relação do homem em sociedade. (Universo sociocultural/)
Antropologia: o homem e suas culturas. Conhecer o outro. Usa da etnografia. Serve p diferenciar os homens
Ciências políticas: analisa as questões ligadas a relação de poder, instituições...
Senso comum:
O senso comum é baseado na observação e na experiência. Este conhecimento é transmitido para novas gerações é dado como verdade sem precisar comprovar tal veracidade, é assistemático. É carregado de juízos de valores e possui uma grande espontaneidade. 
Conhecimento cientifico:
O conhecimento cientifico passa pelo método, é sistemático, este precisa ser verificado se é verdadeiro ou não, isto não significa que não tenha falhas, estes métodos são aplicados de acordo com o objeto estudado. Segundo Arruda (2010, apud, MOURA, 2017, p.17) “As ciências são particulares na medida em que cada uma privilegia setores distintos da realidade. ” Assim as disciplinas vão se dividindo para atender as particularidades dos campos e objetos estudados. É empírico. 
Ciências sociais: Antropologia, ciências políticas e a sociologia. Estudam fatos que resultam da vida em sociedade.
Problemática: as ciências sociais lidam não só c a realidade, mas tb c as interpretações q são feitas sobre ela. Buscam investigar as ações dos indivíduos em sociedade, suas crenças, sentimentos, representações, linguagem e etc.
Objeto de estudo: as relações do homem em sociedade, algo q n é objetivo, resultam de valores e representações histórico culturais.
Ciências Naturais: objeto de estudo é a própria natureza. Uma realidade dada. É exterior ao homem, o sujeito está exterior a ela. 
Eventos isolados;
Simplicidade, sincronia e repetição, torna possível testes e reprodução do evento.
Possuem leis gerais q as definem.
Socialização: são os processos pelos quais os seres humanos são induzidos a adotar os padrões de comportamento, normas, regras e valores do seu mundo social. Processo de aprendizado. E através da socialização que o indivíduo aprende os elementos socioculturais e transmite para futuras gerações.
Imaginação sociológica: o indivíduo consegue fazer conexões de sua experiência pessoal com a sociedade em que vive. Nossas ações são influenciadas pela sociedade. Estabelece a relação entre indivíduo e sociedade.
Problema social: atinge um grupo, uma categoria, problema sócia das drogas.
Problemas sociológicos: atinge a sociedade. E estudada pela sociologia q vai ter uma explicação teórica.
Cap.2
Cultura: é Todo o complexo q inclui conhecimento, crença, arte, moral, lei costumes, e quaisquer outras capacidades e hábitos adquiridos pelo homem na condição de membro da sociedade. ( Eduard Taylor)
Cultura não está baseada em fatores biológicos e geográficos. 
O homem é capaz de alterar seu habitat natural.
Construções culturais: relações de gêneros, amor materno, instinto sexual... etc.... estudos de Margareth MEAd.
O homem é herdeiro de um longo processo acumulativo, que reflete o conhecimento de seus ancestrais.
Cultura é um modo de adaptação aos ambientes diferentes.
Não existe homem sem cultura. Nem hierarquias culturais.
Métodos Antropológicos 
Etnografia: é o trabalho de campo, através do qual se produz a análise e a descrição do grupo ou objeto estudado, neste local, o antropólogo analisa os costumes, as regras, relações .. Que deseja descrever. Pode se considerar um encontro intercultural. 
Etnólogo de gabinete: sec. XIX. Descrevia as sociedades não europeias, não ocidentais, sem conhece-las. Descrevia tudo através de relato de terceiros.
Técnicas de observação: 
 Distanciamento cultural: o observador procura não interferir sobre a realidade observada, não eixando que ela interfira emotivamente sobre si e sua capacidade de estranhamento sobre o outro analisado.
Relativismo cultural: toda cultura deve ser estudada em seus próprios termos e não mais a partir do ponto de vista da cultura do observador. O relativismo cultural busca compreender a lógica do grupo que está sendo estudado, valorizando a diversidade cultural. Assim, não cultura superior ou inferior, culturas são apenas diferentes e não possuem hierarquias.
Observação participante; neste método o observador/pesquisador busca interagir diretamente com o povo estudado. Participa de seu cotidiano, aprende sua língua, estilo de vida, sua forma de viver.
Etnocentrismo: analisa a cultura do outro através da sua cultura. Acredita q a culturas superiores e inferiores.
O multiculturalismo é o reconhecimento da diversidade cultural dentro de uma sociedade. Este conceito reflete na análise das diferenças (valores, religião, crenças, costumes, etc.), assim valorizando a multiplicidade cultural e a individualidade. Reconhece as diferenças como algo positivo.
A diversidade cultural é a variedade e as diferenças culturais entre os seres humanos – linguagem, vestuário, alimentação, regras, política, da sua forma de sentir e agir no mundo. Com o advento da globalização passamos a compartilhar das culturas de outras regiões, o acesso à internet, filmes, e produtos importados, facilitaram estas trocas culturais. O termo diversidade respeito a variedade e a convivência de ideias, características ou elementos diferentes entre si, em determinado assunto, situação ou ambiente. Existem críticas a respeito desta importação cultural, principalmente no que se refere a americana que domina nos setores econômicos e culturais.

Continue navegando