A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
3 pág.
apol pp ensino geografia e suas linguagens

Pré-visualização | Página 1 de 1

Questão 1/5 - Prática Profissional - O Ensino da Geografia e suas Linguagens
Considere o mapa a seguir:
 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MELLO, Laércio. O uso de diferentes linguagens na leitura geográfica. Editora Intersaberes, 2016. p. 139. 
Tendo em vista o livro-base O uso de diferentes linguagens na leitura geográfica, selecione a projeção cartográfica indicada na figura mencionada:
	
	A
	Mollweide.
	
	B
	Peters.
	
	C
	Mercator.
	
	D
	Goode.
	
	E
	Mista.
Questão 2/5 - Prática Profissional - O Ensino da Geografia e suas Linguagens
Leia atentamente o fragmento de texto: 
“O professor, como mediador, deve passar para as crianças, desde seus primeiros anos na escola, que o mapa é um instrumento que traz informações e que não é apenas uma ilustração”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RIOS, Ricardo Bahia; MENDES, Julyend Silva. Alfabetização cartográfica: práticas pedagógicas nas séries iniciais. <http://www.agb.org.br/XENPEG/artigos/GT/GT6/tc6%20%288%29.pdf>. Acesso em 10 ago. 2017. 
De acordo com os conhecimentos adquiridos no livro-base O uso de diferentes linguagens na leitura geográfica, analise as seguintes assertivas:
I. O ser humano tem a capacidade de traduzir as informações mais efêmeras que existem no espaço para meios permanentes.
PORQUE
II. O homem tem necessidade de fazer uma leitura do espaço, que vai desde as inscrições nas cavernas até as atuais ferramentas, como o Google Earth. 
A respeito dessas assertivas, assinale a opção correta:
	
	A
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da primeira.
	
	B
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da primeira.
	
	C
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	
	D
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	
	E
	As asserções I e II são proposições falsas.
Questão 3/5 - Prática Profissional - O Ensino da Geografia e suas Linguagens
Leia o extrato de texto: 
“Os mapas de pequena escala são aqueles que apresentam pouco pormenor, ou seja, aqueles em que a realidade foi muito reduzida. Representam grandes áreas, como o mundo” 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GEOGRAFIA 7. As escalas. <http://www.geografia7.com/escalas.html>. Acesso em 10 ago. 2017. 
Determine a escala no mapa, sabendo que 10 cm equivalem a 500 km em linha reta e assinale a alternativa correta:
	
	A
	1:7.000.000.
	
	B
	1:8.000.000.
	
	C
	1:1.000.000.
	
	D
	1:5.000.000.
	
	E
	1:2.000.000.
Questão 4/5 - Prática Profissional - O Ensino da Geografia e suas Linguagens
Leia o extrato de texto: 
“O mapa é construído imaginando-o situado num plano tangente ou secante a um ponto na superfície da Terra. As linhas traçadas na esfera são projetadas no plano, partidas de certo ponto do interior da esfera [...]. À medida que se afastam do ponto de tangência [...] o espaçamento e as dimensões dos paralelos e dos meridianos crescem rapidamente”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SEED – PR. Mapas. <http://www.geografia.seed.pr.gov.br/modules/galeria/detalhe.php?foto=431&evento=5>. Acesso em 10 ago. 2017. 
Tendo em vista o trecho de texto mencionado e os conteúdos do livro-base O uso de diferentes linguagens na leitura geográfica, selecione a projeção cartográfica em que os paralelos são círculos concêntricos e os meridianos são retos, convergindo para os polos:
	
	A
	Mercator.
	
	B
	Polar.
	
	C
	Peters.
	
	D
	Cilíndrica.
	
	E
	Mista.
Questão 5/5 - Prática Profissional - O Ensino da Geografia e suas Linguagens
Leia o extrato de texto: 
“[...] a esfera é projetada a partir do Equador, tangenciando um dos paralelos. O polo é projetado [...]. Os meridianos se cruzam no polo, semelhantemente ao que acontece na esfera”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SEED – PR. Mapas. <http://www.geografia.seed.pr.gov.br/modules/galeria/detalhe.php?foto=431&evento=5>. Acesso em 10 ago. 2017. 
Tendo em vista o fragmento e os conteúdos do livro-base O uso de diferentes linguagens na leitura geográfica, selecione a projeção cartográfica em que um dos hemisférios é transformado em cone e depois é planificado:
	
	A
	Mercator.
	
	B
	Cônica.
	
	C
	Mista.
	
	D
	Peters.
	
	E
	Cilíndrica.