Buscar

CASOS CONCRETOS AULA 01

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CASOS CONCRETOS AULA 01
ALUNO: Henrique Santos Ramalho
MATRICULA: 201201246164
QUESTÕES OBJETIVAS
RESPOSTAS
01- (Letra b) I - C; II - E; III - E; IV - C;
I) correto – de acordo com o art. 18, § 4º, da CF, os municípios são entidades federativas com competências legislativas, administrativas próprias.
II) errado – o art. 32, “caput” proíbe a descentralização do Distrito Federal em Municípios.
III) errado – o Superior Tribunal de Justiça (STJ) não pode decretar intervenção federal. A CRFB/88, no art. 34, inciso VI; art. 36, inciso II; e art. 84, inciso X, determina que, neste caso, cabe ao Presidente da República decretar a intervenção federal por requisição do Superior Tribunal de Justiça.
IV) correto – está de acordo com o texto constitucional previsto no art. 18, §3º.
02- (Letra c) as leis orgânicas municipais são votadas e promulgadas pelas respectivas Câmaras municipais, não se expondo ao poder de sanção ou de veto dos Prefeitos Municipais; 
CASO CONCRETO
RESPOSTA
01- Para aceitação do projeto, o Supremo Tribunal Federal decidiu que toda a população do Pará deveria ser consultada, através de plebiscito, sobre a divisão do estado. No plebiscito, a consulta é prévia, sendo convocado com anterioridade ao ato legislativo ou administrativo, cabendo ao povo, por meio do voto, aprovar ou denegar o que lhe tenha sido submetido à apreciação (ou seja, primeiro o povo é consultado, para depois, só então, a decisão política ser tomada, ficando o governante condicionado ao que for deliberado pelo povo).
Os possíveis resultados do plebiscito: tanto Carajás quanto Tapajós poderiam aprovar ou rejeitar o plebiscito, ou poderia, também, Carajás aceitar e Tapajós rejeitar a proposta, ou vice e versa.
Por outro lado, no referendum, primeiro se tem o ato legislativo ou administrativo, para, só então, submetê-lo à apreciação do povo, que o ratifica (confirma) ou o rejeita.

Outros materiais