Buscar

CESSAÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO AP

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CESSAÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO
CESSAÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO
Causas e classificação. Espécies. 
Anormal ou excepcional
Normal
Terminação do contrato de trabalho por fato ou ato não dependente da vontade das partes 
Outras formas de extinção do contrato
CESSAÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO
Causas e classificação. Espécies. 
Anormal ou excepcional
Resilição
Unilateral 
DSJC
PD
Bilateral – Distrato (adesão ao plano de desligamento voluntário)
Resolução
DCJC – artigo 482 CLT
Dispensa Indireta – artigo 483 CLT
Culpa Recíproca – artigo 484 CLT
Rescisão
CESSAÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO
Causas e classificação. Espécies.
Normal
Extinção do contrato determinado quando chega ao seu termo final
Terminação do contrato de trabalho por fato ou ato não dependente da vontade das partes 
factum principis - artigo 486 CLT
força maior – artigos 501 e 502 CLT
CESSAÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO
Causas e classificação. Espécies.
Outras formas de extinção do contrato 
Morte
Empregado – art 1º lei 6858/80 
Empregador
Empresa individual – art 483, § 2º, CLT – faculdade do empregado equivalente ao pedido de demissão
Encerramento das atividades da empresa pela morte do empregador – art 485 CLT – dispensa do empregado (Ver S 44 TST)
Falência e recuperação judicial (artigo 449 da CLT c/c 83 da lei 11101/2005)
Aposentadoria
CESSAÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO
Causas e classificação. Espécies.
Resilição
Bilateral – não aceita pelo ordenamento jurídico na medida em que não há previsão sobre suas consequências 
OJ 356 SDI_I.   PROGRAMA DE INCENTIVO À DEMISSÃO VOLUNTÁRIA (PDV). CRÉDITOS TRABALHISTAS RECONHECIDOS EM JUÍZO. COMPENSAÇÃO. IMPOSSIBILIDADE (DJ 14.03.2008)
Os créditos tipicamente trabalhistas reconhecidos em juízo não são suscetíveis de compensação com a indenização paga em decorrência de adesão do trabalhador a Programa de Incentivo à Demissão Voluntária (PDV). 
CESSAÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO
Causas e classificação. Espécies.
Resilição unilateral
Pode ter iniciativa de qualquer uma das partes
Art. 7º CF - São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social:
I - relação de emprego protegida contra despedida arbitrária ou sem justa causa, nos termos de lei complementar, que preverá indenização compensatória, dentre outros direitos;
XXI - aviso prévio proporcional ao tempo de serviço, sendo no mínimo de trinta dias, nos termos da lei;
Súmula nº 380 do TST AVISO PRÉVIO. INÍCIO DA CONTAGEM. ART. 132 DO CÓDIGO CIVIL DE 2002 - Aplica-se a regra prevista no "caput" do art. 132 do Código Civil de 2002 à contagem do prazo do aviso prévio, excluindo-se o dia do começo e incluindo o do vencimento. 
Aviso prévio
Conceito e Natureza jurídica
Declaração unilateral receptícia (Luciano Martinez) da vontade resilitória (Maurício Godinho Delgado)
Súmula nº 348 do TST AVISO PRÉVIO. CONCESSÃO NA FLUÊNCIA DA GARANTIA DE EMPREGO. INVALIDADE (mantida) - É inválida a concessão do aviso prévio na fluência da garantia de emprego, ante a incompatibilidade dos dois institutos.
Direito para o notificado e obrigação legal para o notificante (Vólia Bomfim Cassar)
Súmula nº 276 do TSTAVISO PRÉVIO. RENÚNCIA PELO EMPREGADO - O direito ao aviso prévio é irrenunciável pelo empregado. O pedido de dispensa de cumprimento não exime o empregador de pagar o respectivo valor, salvo comprovação de haver o prestador dos serviços obtido novo emprego .
Prazo para a terminação do vínculo, transformando um contrato indeterminado em determinado
OJ 82 da SDI- I. AVISO PRÉVIO. BAIXA NA CTPS . A data de saída a ser anotada na CTPS deve corresponder à do término do prazo do aviso prévio, ainda que indenizado.
Aviso prévio: prazo
 CLT, Art. 487 - Não havendo prazo estipulado, a parte que, sem justo motivo, quiser rescindir o contrato deverá avisar a outra da sua resolução com a antecedência mínima de:
Súmula nº 163 do TST AVISO PRÉVIO. CONTRATO DE EXPERIÊNCIA - Cabe aviso prévio nas rescisões antecipadas dos contratos de experiência, na forma do art. 481 da CLT (ex-Prejulgado nº 42).
I - oito dias, se o pagamento for efetuado por semana ou tempo inferior;  
II - trinta dias aos que perceberem por quinzena ou mês, ou que tenham mais de 12 (doze) meses de serviço na empresa.  
Art. 1º   Lei 12506/2011 O aviso prévio, de que trata o Capítulo VI do Título IV da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei no 5.452, de 1o de maio de 1943, será concedido na proporção de 30 (trinta) dias aos empregados que contem até 1 (um) ano de serviço na mesma empresa. 
Parágrafo único.  Ao aviso prévio previsto neste artigo serão acrescidos 3 (três) dias por ano de serviço prestado na mesma empresa, até o máximo de 60 (sessenta) dias, perfazendo um total de até 90 (noventa) dias. 
Aviso prévio: prazo
O limite máximo de 90 dias é constitucional?
A proporcionalidade do aviso prévio prevista na lei 12506/2011 aplica-se ao empregador?
Como devem ser consideradas as frações de meses, como por exemplo, 1 ano e 1 mês ou 2 anos e 7 meses?
Em caso de DSJC e aviso prévio trabalhado como deve ser aplicada a redução de horário prevista no artigo 488 da CLT?
 
CADERNO DE EXERCÍCIOS
SEMANA 2
QUESTÃO OBJETIVA: (OAB/FGV) João, após completar 21 anos e dois meses de vínculo jurídico de emprego com a empresa EGEST ENGENHARIA, foi injustificadamente dispensado em 11/11/2011. No mesmo dia, seu colega de trabalho José, que contava com 25 anos completos de vínculo de emprego na mesma empresa, também foi surpreendido com a dispensa sem justo motivo, sendo certo que o ex-empregador nada pagou a título de parcelas resilitórias a ambos. Um mês após a rescisão contratual, João e José ajuízam reclamação trabalhista, postulando, dentre outras rubricas, o pagamento de aviso prévio.
À luz da Lei n. 12.506/2011, introduzida no ordenamento jurídico em 11/10/2011, que regula o pagamento do aviso prévio proporcional ao tempo se serviço, assinale a afirmativa correta.
A) João é credor do pagamento de aviso prévio na razão de 93 dias, enquanto que José fará jus ao pagamento de aviso prévio de 105 dias.
B) Tanto João quanto José farão jus ao pagamento de aviso prévio na razão de 90 dias.
C) Uma vez que ambos foram admitidos em data anterior à publicação da Lei n. 12.506/2011, ambos farão jus tão somente ao pagamento de aviso prévio de 30 dias.
D) João é credor do pagamento de aviso prévio na razão de 63 dias, enquanto José fará jus ao pagamento de aviso prévio de 75 dias, uma vez que o aviso prévio é calculado proporcionalmente ao tempo de serviço.
Aviso Prévio
Espécies: trabalhado ou indenizado
Art 487, § 1º - A falta do aviso prévio por parte do empregador dá ao empregado o direito aos salários correspondentes ao prazo do aviso, garantida sempre a integração desse período no seu tempo de serviço.
	CLT, Art. 391-A.  A confirmação do estado de gravidez advindo no curso do contrato de trabalho, ainda que durante o prazo do aviso prévio trabalhado ou indenizado, garante à empregada gestante a estabilidade provisória prevista na alínea b do inciso II do art. 10 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias. (Incluído pela Lei nº 12.812, de 2013)
Art 487, § 2º - A falta de aviso prévio por parte do empregado dá ao empregador o direito de descontar os salários correspondentes ao prazo respectivo.
OJ 14 SDI_I . AVISO PRÉVIO CUMPRIDO EM CASA. VERBAS RESCISÓRIAS. PRAZO PARA PAGAMENTO. Em caso de aviso prévio cumprido em casa, o prazo para pagamento das verbas rescisórias é até o décimo dia da notificação de despedida.
Aviso Prévio
Espécies: trabalhado ou indenizado
Súmula nº 371 do TST
AVISO PRÉVIO INDENIZADO. EFEITOS. SUPERVENIÊNCIA DE AUXÍLIO-DOENÇA NO CURSO DESTE (conversão das Orientações Jurisprudenciais nºs 40 e 135 da SBDI-1) - Res. 129/2005, DJ 20, 22 e 25.04.2005
A projeção do contrato de trabalho para o futuro, pela concessão do aviso prévio indenizado, tem efeitos limitados às vantagens econômicas obtidas no período
de pré-aviso, ou seja, salários, reflexos e verbas rescisórias. No caso de concessão de auxílio-doença no curso do aviso prévio, todavia, só se concretizam os efeitos da dispensa depois de expirado o benefício previdenciário.
AVISO PRÉVIO
Aviso prévio indenizado. Superveniência de auxílio-doença. Estabilidade provisória. Previsão em instrumento coletivo. Efeitos exclusivamente financeiros. Inviável a reintegração. Súmula nº 371 do TST. 
A concessão do auxílio-doença no curso do aviso prévio indenizado apenas adia os efeitos da dispensa para depois do término do benefício previdenciário (Súmula nº 371 do TST), e não implica em nulidade da despedida, ainda que norma coletiva assegure estabilidade provisória por sessenta dias após a concessão da alta médica. Desse modo, o empregado somente tem direito às vantagens econômicas previstas na norma coletiva, e, passado o período nela assegurado, pode o empregador extinguir o contrato de trabalho. Com esse entendimento, a SBDI-I, por unanimidade, conheceu dos embargos da reclamada por contrariedade à Súmula nº 371 (má aplicação), e, no mérito, deu-lhes provimento para afastar a declaração da nulidade da dispensa e, consequentemente, a determinação de reintegração no emprego, reconhecendo que a condenação deve limitar-se a resguardar os direitos patrimoniais da reclamante até a concretização da dispensa, ocorrida no período de sessenta dias após o término do benefício previdenciário. TST-E-ED-RR-59000-67.2005.5.01.0012, SBDII, rel. Min. Renato de Lacerda Paiva, 12.3.2015 
CADERNO DE EXERCÍCIOS
SEMANA 2
CASO CONCRETO: 
Frederico Santos e Marcos da Silva trabalharam na empresa Artes e Criações Ltda. Frederico foi contratado em 11.05.2009 e Marcos da Silva em 08.11.2010.  Frederico foi dispensado, sem justa causa, em 10.10.2011, com aviso prévio indenizado. Marcos da Silva teve seu contrato de trabalho rompido por justa causa, em 13.05.2013.
Diante dessa situação, responda aos seguintes questionamentos: 
A) Frederico e Marcos fazem jus ao aviso prévio? Explique, indicando, quantos dias de aviso prévio são devidos.
B) Informe a data de extinção do contrato de trabalho (dia, mês e ano) de Frederico e Marcos, que devem constar com data de baixa (saída) na CTPS desses empregados? Justifique indicando os entendimentos do TST sobre o tema.
Aviso Prévio: remuneração
Art 487, § 3º - Em se tratando de salário pago na base de tarefa, o cálculo, para os efeitos dos parágrafos anteriores, será feito de acordo com a média dos últimos 12 (doze) meses de serviço.
Art 487,  § 5o O valor das horas extraordinárias habituais integra o aviso prévio indenizado. 
Art 487, § 6o O reajustamento salarial coletivo, determinado no curso do aviso prévio, beneficia o empregado pré-avisado da despedida, mesmo que tenha recebido antecipadamente os salários correspondentes ao período do aviso, que integra seu tempo de serviço para todos os efeitos legais. 
Súmula nº 182 do TST AVISO PRÉVIO. INDENIZAÇÃO COMPENSATÓRIA. LEI Nº 6.708, DE 30.10.1979 O tempo do aviso prévio, mesmo indenizado, conta-se para efeito da indenização adicional prevista no art. 9º da Lei nº 6.708, de 30.10.1979.
Art. 9º lei 6708/79- O empregado dispensado, sem justa causa, no período de 30 (trinta) dias que antecede a data de sua correção salarial, terá direito à indenização adicional equivalente a um salário mensal, seja ele, ou não, optante pelo Fundo de Garantia do Tempo de Serviço.
 Art 487, § 4º - É devido o aviso prévio na despedida indireta. 
Aviso prévio: redução do horário de trabalho
  Art. 488 - O horário normal de trabalho do empregado, durante o prazo do aviso, e se a rescisão tiver sido promovida pelo empregador, será reduzido de 2 (duas) horas diárias, sem prejuízo do salário integral.
        Parágrafo único - É facultado ao empregado trabalhar sem a redução das 2 (duas) horas diárias previstas neste artigo, caso em que poderá faltar ao serviço, sem prejuízo do salário integral, por 1 (um) dia, na hipótese do inciso l, e por 7 (sete) dias corridos, na hipótese do inciso lI do art. 487 desta Consolidação. 
Art. 15. Lei 5889/73 - Durante o prazo do aviso prévio, se a rescisão tiver sido promovida pelo empregador, o empregado rural terá direito a um dia por semana, sem prejuízo do salário integral, para procurar outro trabalho.
Súmula nº 230 do TST AVISO PRÉVIO. SUBSTITUIÇÃO PELO PAGAMENTO DAS HORAS REDUZIDAS DA JORNADA DE TRABALHO (mantida) - É ilegal substituir o período que se reduz da jornada de trabalho, no aviso prévio, pelo pagamento das horas correspondentes.
      
Aviso prévio: efeitos
  Art. 489 - Dado o aviso prévio, a rescisão torna-se efetiva depois de expirado o respectivo prazo, mas, se a parte notificante reconsiderar o ato, antes de seu termo, à outra parte é facultado aceitar ou não a reconsideração.
    Parágrafo único - Caso seja aceita a reconsideração ou continuando a prestação depois de expirado o prazo, o contrato continuará a vigorar, como se o aviso prévio não tivesse sido dado.
    
Aviso prévio: efeitos
  Art. 490 - O empregador que, durante o prazo do aviso prévio dado ao empregado, praticar ato que justifique a rescisão imediata do contrato, sujeita-se ao pagamento da remuneração correspondente ao prazo do referido aviso, sem prejuízo da indenização que for devida.
        Art. 491 - O empregado que, durante o prazo do aviso prévio, cometer qualquer das faltas consideradas pela lei como justas para a rescisão, perde o direito ao restante do respectivo prazo.
Súmula nº 73 do TSTDESPEDIDA. JUSTA CAUSA (nova redação) - A ocorrência de justa causa, salvo a de abandono de emprego, no decurso do prazo do aviso prévio dado pelo empregador, retira do empregado qualquer direito às verbas rescisórias de natureza indenizatória. 
Aviso prévio: resumo
É uma notificação acerca do exercício do direito potestativo de resilir o contrato , portanto independe da anuência da parte contrária.
Não é um instituto exclusivo do Direito do Trabalho
Art. 599 CC. Não havendo prazo estipulado, nem se podendo inferir da natureza do contrato, ou do costume do lugar, qualquer das partes, a seu arbítrio, mediante prévio aviso, pode resolver o contrato.
Parágrafo único. Dar-se-á o aviso:
I - com antecedência de oito dias, se o salário se houver fixado por tempo de um mês, ou mais;
II - com antecipação de quatro dias, se o salário se tiver ajustado por semana, ou quinzena;
III - de véspera, quando se tenha contratado por menos de sete dias.
É um direito reciproco de empregado e empregador (Sérgio Pinto Martins).
É um direito irrenunciável pelo empregado.
Pode haver reconsideração pelo notificante antes de seu termo.
Aviso prévio: resumo
Tem a finalidade de permitir ao empregado a busca por um novo emprego e ao empregador a obtenção de nova força de trabalho.
Não há forma especial prevista em lei, podendo ser verbal ou escrito
Cabe, em regra, em contratos determinados, salvo:
Art. 481 CLT - Aos contratos por prazo determinado, que contiverem cláusula assecuratória do direito recíproco de rescisão antes de expirado o termo ajustado, aplicam-se, caso seja exercido tal direito por qualquer das partes, os princípios que regem a rescisão dos contratos por prazo indeterminado.
Súmula nº 163 do TST AVISO PRÉVIO. CONTRATO DE EXPERIÊNCIA - Cabe aviso prévio nas rescisões antecipadas dos contratos de experiência, na forma do art. 481 da CLT
Pode ser trabalhado ou indenizado.
QUESTÕES DE REVISÃO
Acerca do aviso prévio assinale a alternativa correta:
O empregado que, durante o prazo do aviso prévio, cometer qualquer das faltas consideradas pela lei como justas para a rescisão, mantém o direito ao restante do respectivo prazo.
A comunicação do aviso prévio extingue imediatamente o contrato de trabalho.
Cabe aviso prévio nas rescisões antecipadas dos contratos de experiência.
Em caso de aviso prévio cumprido em casa, o prazo para o pagamento das verbas rescisórias é até o primeiro dia útil após o transcurso do período.
QUESTÕES DE REVISÃO
Acerca
do aviso prévio é correto afirmar:
Em caso de extinção antecipada de um contrato determinado, o aviso prévio sempre será devido.
O aviso prévio não será devido em todas as hipóteses de resolução do contrato de trabalho.
O aviso prévio só é devido em contratos de atividade regulamentados pela CLT.
Uma mulher poderá receber o aviso prévio quando do seu retorno da licença maternidade.
 
Todas as afirmativas estão corretas.
Todas as afirmativas estão erradas.
Há duas afirmativas incorretas.
Há três afirmativas incorretas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais