Buscar

AV2 2PED M Sem Gaba

Prévia do material em texto

AV2 – 2PED – M – Sem Gaba 
1. No livro Educação como Prática da Liberdade, há um depoimento de uma mulher residente em conventillo (cortiço) de Santiago do Chile, após uma discussão típica proposta pelo seu método de alfabetização de adultos: "gosto de discutir sobre isto, porque vivo assim. Enquanto vivo, porém não vejo. Agora, sim, observo como vivo". Com base no exposto sinalize a ÚNICA proposição que NÃO atende ao depoimento: 
À conscientização de Ser do Sujeito no mundo 
Visão transformadora da sociedade 
A alienação imposta pela sociedade através do trabalho 
A educação como instrumento de transformação social 
A educação cidadã
2. Segundo Aranha (1993, p. 193), a concepção de mundo subjacente à teoria liberal valoriza o: 
 
individualismo, liberdade, propriedade, desigualdade e segurança 
individualismo, liberdade, propriedade, igualdade e insegurança 
individualismo, aprisionamento, propriedade, igualdade e segurança 
individualismo, liberdade, propriedade, desigualdade e insegurança 
individualismo, liberdade, propriedade, igualdade e segurança
3. O professor pensa ensinar o que sabe, mas o aluno aprende do professor não necessariamente o que ele quer ensinar, mas aquilo que o aluno deseja aprender.
A respeito da relação professor/aluno, assinale a opção INCORRETA. 
 
Coerência entre teoria e prática, capacidade para o diálogo e competência didática são algumas características do professor que facilitam a aprendizagem. 
Um ambiente de participação, no qual professor e alunos trabalhem juntos, exponham suas ideias, suas opiniões, seus argumentos e suas experiências, coopera de forma fundamental para que haja aprendizagem. 
A escolha dos temas a serem trabalhados em sala de aula é função do professor, e deve ser pautada na observância dos conteúdos próprios para a série e não na relação destes com a vida e os interesses dos alunos. 
O professor deve ser um comunicador que se utiliza do diálogo, e não um mero transmissor unilateral de informação. A estrutura da exposição deve conduzir à problematização e ao raciocínio, e não à absorção passiva das ideias e informações do professor. 
Autoridade não se confunde com autoritarismo. Este se manifesta no receio do professor em ver sua autoridade ameaçada; na falta de consideração para com o aluno ou na imposição do medo como forma de tornar mais cômodo e menos estafante o ato de ensinar.
4. No século XX, a escola tradicional sofreu inúmeras críticas, por isso em 1960 surgiram novas propostas baseadas na convicção de que a escola se tornaria mais eficaz se adotasse o modelo empresarial. Daí, o surgimento da: 
 
Educação Tecnicista 
Escola Nova 
Educação Transformadora 
Educação Contemporânea 
N.D.A
5. Das proposições a seguir:
- O professor profissional não é o único agente da educação. 
- O professor não pode se limitar a ser um mero repetidor. 
- O que mais influi nas crianças do ensino fundamental é a personalidade do professor 
- Além de possuir determinadas características de personalidade, o professor deve ter determinadas características profissionais. 
- O professor em sua atividade docente poderá estar trabalhando para mudar a sociedade ou para conservá-la tal qual se encontra. 
Estão corretas: 
Todas 
1,3 e 5 
2,3 e 5 
1,4 e 5 
3,4 e 5 
 
6. Os 05 passos que constituem o método da Pedagogia Histórico-crítico Social dos Conteúdos são apresentados na seguinte ordem: 
Prática Social / Instrumentalização / Memorização / Repetição / Prática Social 
Prática Social / Problematização / Instrumentalização / Catarse / Prática Social 
Instrumentalização / Problematização / Memorização / Repetição / Prática Social 
Prática Social / Memorização / Repetição / Catarse / Prática Social 
Memorização / Instrumentalização / Repetição / Catarse / Prática Social
7. Moacir Gadotti sugeriu, no final da década de 80, uma pedagogia que levasse em conta uma dialética da sociedade (com a explicitação dos mecanismos de dominação e exploração), juntamente com uma dialética do indivíduo, que implica numa ética da esperança. Gadotti afirmava, ainda, que não se pode construir uma educação socialista baseada numa ética burguesa, porque os pressupostos são diferentes. O compromisso não é apenas social, é também pessoal. Essa pedagogia não trazia em si uma determinada teoria ou concepção para se opor a outras, mas buscava uma ação pedagógica que não se prendesse a dogmas, que não fosse conduzida por preconceitos e onde se buscasse o aprimoramento do aspecto essencial da existência humana social. 
A essa pedagogia, Gadotti denominou: 
da Consciência; 
da Sociedade; 
do Indivíduo; 
do Compromisso; 
da Transformação;
8. Qual das perspectivas teóricas em educação compreende que a relação professor-aluno é relação interativa, pois ambos são vistos como sujeitos ativos, por serem sujeitos concretos (sociais e históricos) e situados em uma determinada classe social? 
 
Pedagogia Tradicional 
Pedagogia Tecnicista 
Pedagogia Nova 
Pedagogia Libertária 
Pedagogia Histórico-Crítico Social dos Conteúdos 
9. Comente a seguinte afirmação: ''se é verdade que a educação integra o processo de dominação, é verdade também que pode integrar o processo de resistência a essa dominação e de superação, contribuindo significativamente para uma prática social que seja transformadora'' (SEVERINO, 1986, P. 95). 
Gabarito: A prática social transformadora trabalha a educação como sendo essencialmente culturas humana, exercendo a forma de pensar, trabalhando valores, aprendendo a lidar com as aceitações e aperfeiçoando seu lado produtivo. Com isso o aluno terá uma vasta bagagem de informações, como a produção de ideias, de concepções, de consciência. Onde desenvolverá um aluno que questiona, indaga pesquisa e procurar confirmar os fatos, não acredita em qualquer coisa e tem pensamentos de mudança e crescimento para todo o mundo. Torna-se um cidadão que imponha sua opinião e tem posição quanto o meio em que vive.
10. Segundo Maria Lúcia Arruda Aranha, "a cultura pode ser contaminada por modos perversos que a desviam do processo de humanização. Estes são a alienação e ideologia, cujos riscos refletem nas definições dos objetivos de uma educação focada na emancipação humana". Qual a relação do trabalho e alienação? 
Gabarito: O trabalho é uma condição de liberdade, mas desde que o trabalhador não seja explorado. Situação em que deixa de buscar satisfação de suas necessidades para realizar aquelas que lhe foram impostas por outros. 
 
11. A sociedade muitas vezes aparece no livro didático com seus atores cumprindo o seu papel do qual não se pode fugir e no qual deve-se conformar. De acordo com essa questão, é correto afirmar que a Escola:
É um aparelho Ideológico do Estado e contribui para a perpetuar uma realidade estereotipada, idealizada e deformadora do contexto social
Faz uso da violência simbólica forçando as pessoas a pensarem e agirem por livre e espontânea vontade
Propicia através da reflexão que a ideologia seja canalizada para o seu uso racional levando o homem a libertação
Cumpre seu papel formador de opinião estabelecendo diferenciações entre o certo e o errado, visto que a sociedade encontra-se em processo de barbárie.
Não se pode criticar o uso do livro didático visto que existem programas governamentais que fomentam o seu uso e analisam seus conteúdos.
12. Ao analisar o desenvolvimento cognitivo, percebe-se que a aquisição do pensamento não é espontânea, mas sofre a influência histórico-cultural. Esse é o pensamento de:
Lev Vygotsky
Sigmund Freud
Jean Piaget
Karl Marx
Heigel
13. Segundo Aranha (1993, p. 193), a concepção de mundo subjacente à teoria liberal valoriza o:
individualismo, liberdade, propriedade, desigualdade e segurança
individualismo, liberdade, propriedade, igualdade e insegurança
individualismo, aprisionamento, propriedade, igualdade e segurança
individualismo, liberdade, propriedade, desigualdade e insegurança
individualismo, liberdade, propriedade,igualdade e segurança
14. Quanto à função sociocultural da escola Vygotsky. Assinale a opção INCORRETA.
A escola tem por função sociocultural preparar o indivíduo para o exercício da cidadania.
A função sociocultural da escola fundamenta-se na compreensão de que o conhecimento não pode ser dissociado da vida humana e da relação social, estabelecendo a circularidade entre homens, natureza, sociedade, cultura, história, linguagem, elementos esses articulados de maneira a atender necessidades e exigências de transformação da sociedade.
A escola democrática deve desenvolver uma educação escolar que compreenda as diversas interferências e interesses que perpassam a sociedade. Deve levar o educando a compreender o papel de cada um, individualmente, e de cada grupo organizado, para poder interferir nas ações dessa sociedade.
Nem toda atividade educativa é política. Dessa forma, a educação escolar não, necessariamente, deve considerar o contexto social e político de seus educandos.
O conhecimento resulta de trocas que se estabelecem na interação entre o sujeito e o meio. Os conteúdos são realidades exteriores ao aluno, que devem ser assimiladas. Mas não basta que sejam apenas ensinados. É preciso que se liguem, de forma indissociável, a sua significação humana e social.
15. A questão da cidadania, categoria histórica e de importância fundamental como princípio educativo, alargou seus horizontes de atuação nos anos 80, ao incorporar a problemática dos direitos coletivos e não apenas individuais (GOHN, Maria da Glória. Movimentos sociais e educação. São Paulo: Cortez, 2001, p. 112).
Essa afirmação pressupõe que a educação tem como um dos seus objetivos:
I. alterar modos de agir, concepções e representações na sociedade civil e política.
II. privilegiar ações corporativas segundo o interesse de grupos envolvidos.
III. propiciar movimentos educacionais para a manutenção da ordem vigente.
IV. construir e aprimorar canais de representação para garantia do direito ao voto.
Somente os enunciados III e IV estão corretos
Somente os enunciados I e IV estão corretos
Somente o enunciado I está correto
Somente os enunciados II e III estão corretos
Somente os enunciados I e II estão corretos
16. Pedagogia Histórico Crítico-Social dos Conteúdos fundamentada na concepção dialética da história enquanto possibilidade, movimento e transformação, defende a escola como socializadora dos conhecimentos e saberes universais, comprometida com a construção da igualdade real - e não formal como é o caso das pedagogias liberais - entre os homens, ou seja, da construção de uma sociedade igualitária. Portanto a tarefa desta Pedagogia em relação à educação escolar implica:
I. a identificação das formas mais desenvolvidas em que se expressa o saber objetivo, reconhecendo as condições de sua produção e compreendendo as suas principais manifestações, bem como as tendências atuais de transformação.
II. a conversão do saber objetivo em saber escolar de modo a torná-lo assimilável pelos alunos das camadas populares no espaço e no tempo escolar.
III. o provimento dos meios necessários para a prática educativa.
IV. Está comprometida com a construção de uma sociedade igualitária.
1 - Apenas corretas I e III
2 - Apenas a II e IV
3 - Apenas III e II
4 - Estão corretas III e IV
5 - Todas estão corretas
17. O professor pensa ensinar o que sabe, mas o aluno aprende do professor não necessariamente o que ele quer ensinar, mas aquilo que o aluno deseja aprender.
A respeito da relação professor/aluno, assinale a opção INCORRETA.
Coerência entre teoria e prática, capacidade para o diálogo e competência didática são algumas características do professor que facilitam a aprendizagem.
Um ambiente de participação, no qual professor e alunos trabalhem juntos, exponham suas ideias, suas opiniões, seus argumentos e suas experiências, coopera de forma fundamental para que haja aprendizagem.
A escolha dos temas a serem trabalhados em sala de aula é função do professor, e deve ser pautada na observância dos conteúdos próprios para a série e não na relação destes com a vida e os interesses dos alunos.
O professor deve ser um comunicador que se utiliza do diálogo, e não um mero transmissor unilateral de informação. A estrutura da exposição deve conduzir à problematização e ao raciocínio, e não à absorção passiva das ideias e informações do professor.
Autoridade não se confunde com autoritarismo. Este se manifesta no receio do professor em ver sua autoridade ameaçada; na falta de consideração para com o aluno ou na imposição do medo como forma de tornar mais cômodo e menos estafante o ato de ensinar.
18. O modelo taylorista na década de 70, aos poucos entra em crise, e um novo padrão de acumulação e de novas tecnologias e métodos de organização da produção e do trabalho, vai sendo introduzido, trazendo alterações significativas na relação capital/trabalho, quanto na composição da classe trabalhadora. Mediante tal crise podemos apontar que:
I. No plano político, a crise abriu espaços às frações burguesas neoliberais, baseadas na defesa do Estado Mínimo, apresentando como projeto a ser seguido, a adoção de políticas monetaristas e de restrição dos benefícios sociais, conquistadas no modelo precedente.
II. A estratégia é fracionar a organização da sociedade civil, principalmente, no que diz respeito à organização da classe-que-vive-do-trabalho, como também, garantir no âmbito do Estado, a implementação de políticas determinadas pelos mecanismos do mercado, estes por sua vez - segundo os seus idealizadores -, garantiriam o desenvolvimento de um projeto de igualdade social.
III. No plano social significou uma melhoria das condições de trabalho, como também, de ganhos reais por parte dos trabalhadores em termos salariais.
Assinale a alternativa correta:
Somente os enunciados II e III estão corretos
Somente o enunciado I está correto
Somente os enunciados I e II estão corretos ( resposta correta )
Somente o enunciado II está correto
Somente os enunciados I e III estão corretos
19. A partir das características da escola tradicional, da Escola Nova e da escola tecnicista, compare as diferenças entre elas.
Gabarito: O ALUNO DEVERA APONTAR AS DIFERENÇAS ENTRE AS ESCOLAS
20. Bourdieu e Passeron tomam, como princípio, o pressuposto de que a sociedade se constrói a partir de relações de "força material" entre grupos ou classes sociais dominantes e dominadas. Nesse contexto, o sistema de ensino, como se encontra estruturado, na contemporaneidade, é um mecanismo fundamental para mascarar tais relações de poder, ou seja, exerce assim a questão da "violência simbólica" ao coadunar (reunir) com a manutenção do sistema de poder. Ainda que fictício, dê um exemplo que caracterize a violência simbólica exercida pela escola.
Gabarito: Com a descrição de uma situação concreta ou fictícia, o aluno deverá exemplificar que a ação pedagógica poderá implicar em imposição arbitrária da cultura dos grupos ou classes dominantes aos grupos ou classes dominados. Tal relação implica a existência de uma autoridade pedagógica que deve ser objetivamente reconhecida como legítima capaz tanto de exaltar, quanto de rebaixar aspectos, formas e valores culturais diversos.

Continue navegando