Buscar

SAÚDE DA MULHER TODOS OS SIMULADOS

Prévia do material em texto

FISIO. SA. DA MULHER E NAS DIS. DO ASS. PÉLVICO
	Simulado: SDE0533_SM_201403070441 V.1 
	Aluno(a): 
	Matrícula
	Desempenho: 0,4 de 0,5
	Data: 01/09/2017 17:05:58 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201403340869)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A gravidez pressupõe modificações para permitir o crescimento e desenvolvimento do feto. Nem sempre essas modificações são confortáveis para a gestante. Complete as frases a seguir com as palavras/termos que melhor descrevem esse período: O sistema urinário passa por modificações durante o período gestacional que geram mudanças no padrão urinário, a principal é ________________ da frequência urinária. As mudanças fisiológicas quando associadas, por exemplo, ao aumento da suscetibilidade a processos infeciosos pode causar ______________________. Como a uretra feminina é muito pequena e o útero grávido cresce pressionando a bexiga contra a sínfise púbica e o aumento da pressão intra-abdominal, pode ocorrer ________________________ (mais comumente no terceiro trimestre de gestação).
		
	
	aumento, infecção generalizada, ciatalgia
	 
	aumento, infecção urinária, incontinência urinária
	
	aumento, infecção urinária, lombalgia
	
	aumento, incontinência urinária, infecção urinária
	
	diminuição, infecção urinária, incontinência urinária
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201403707956)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Que músculos formam o diafragma pélvico?
		
	
	Obturador interno e Elevador do Ânus
	
	Puborretal e Iliococcígeo
	 
	Isquiococcígeo e Elevador do Ânus
	 
	Elevador do Ânus e Iliococcígeo
	
	Isquiococcígeo e Piriforme
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201403657253)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Dentre os músculos citados abaixo, qual não faz parte da camada superficial do diafragma pélvico?
		
	
	Bulboesponjoso
	 
	Coccígeo
	
	Esfíncter anal externo
	
	Isquiocavernoso
	
	Transverso superficial do períneo.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201403843363)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	MRRSG, 35 anos, G2, P0, A1, 22sIG, apresenta edema em MMII e constipação intestinal. Nega HAS, apresenta hipotireoidismo controlado e diabetes gestacional. Há 2 anos foi submetida FIV (fertilização in vitro) sem sucesso (a gestação não evoluiu). Peso pré-gestacional 80kg e peso atual 87kg. Profissão: médica. Apresenta dor lombar ao final do dia. A única intercorrência na gestação foi descolamento de placenta até a 14asIG. Faz uso de suplemento vitamínico. Praticava exercício funcional 3x/sem antes de engravidar. Atualmente está sedentária. Procurou atendimento fisioterápico para realizar algum tipo de atividade física (indicada pelo obstetra). Aponte a resposta mais correta sobre o caso em questão.
		
	
	Devido à história obstétrica da gestante a única indicação fisioterapêutica é a realização de hidroterapia 2x/sem.
	
	A ausência de HAS é indicativo de que a diabetes gestacional não é tão grave.
	
	Como a gestante tem sobrepeso e está diabética, a melhor opção é que ela não realize fisioterapia durante o período gestacional.
	
	A presença de diabetes gestacional não contribui para que a gestante tenha um risco aumentado em desenvolver HAS.
	 
	A presença de dor lombar, edema em MMII, constipação intestinal e diabetes gestacional são indicações para que a gestante seja submetida a várias técnicas de fisioterapia (não apenas a atividade física).
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201403340746)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A avaliação fisioterápica é fundamental para que possa ser traçado um correto plano terapêutico para o atendimento da gestante. Analise as afirmativas abaixo e indique as verdadeiras com V e as falsas com F.
		
	 
	O aumento da motilidade da musculatura lisa e a compressão mecânica que o útero promove no intestino podem causar constipação intestinal. Cabe ao fisioterapeuta orientar sobre exercícios como a posição de quatro apoios associada à contração abdominal durante a expiração (desde que não haja risco para a gestante).
	 
	Como a gestante enfrenta dificuldade no retorno venoso, com surgimento de varizes e edema nos membros inferiores, o fisioterapeuta deverá orientar sobre o uso das meias de compressão, realização de drenagem linfática manual e exercícios aeróbicos leves.
	 
	É possível que ocorra incontinência urinária (IU) durante a gestação, sendo o tipo mais comum a IU de esforço. Para que seja prevenido e tratado este problema, o fisioterapeuta deverá orientar a gestante a realizar contrações dos músculos do assoalho pélvico associadas à manobra de Valsalva e apnéia.
	 
	Praticamente todas as gestantes apresentam o seguinte padrão postural: alargamento da base de sustentação, hiperlordose lombar, hipercifose torácica, hiperlordose cervical, anteriorização da cabeça e rotação interna de ombros. O fisioterapeuta poderá intervir moderadamente na correção deste padrão, pois são compensações transitórias e pode haver luxação articular devido à frouxidão ligamentar causada pela relaxina.
	 
	A história clínica e investigação da localização da dor são fundamentais para que o fisioterapeuta possa diferenciar se há dor lombar, na cintura pélvica ou ambas. De todo modo, o diagnóstico funcional é que irá nortear qual a conduta a ser tomada pelo fisioterapeuta.
	   FISIO. SA. DA MULHER E NAS DIS. DO ASS. PÉLVICO
	Simulado: SDE0533_SM_201403070441 V.1 
	Aluno(a): 
	Matrícula
	Desempenho: 0,5 de 0,5
	Data: 19/09/2017 09:23:40 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201403256190)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em relação ao organismo materno na gravidez, pode-se afirmar, EXCETO:
		
	
	Nos órgãos reprodutores percebe-se aumento de volume, assim como na mama; além disso, há maior coloração e vascularização da vulva, da vagina e das aréolas e aumento da secreção vaginal.
	
	Em nível sistêmico as alterações são músculo-esqueléticas, cardiovasculares, respiratórias, digestivas e do sistema nervoso.
	 
	As adaptações do organismo materno à gravidez ocorrem apenas em nível local.
	
	Tais alterações se devem à ação dos hormônios estrógeno, progesterona, relaxina, prolactina e ocitocina.
	
	Como exemplos de alterações sistêmicas temos deslocamento do centro de gravidade para frente, aumento da perfusão sistêmica e do apetite, alterações de humor...
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201403341005)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Se a gravidez modifica o corpo feminino para permitir o crescimento e desenvolvimento do feto, no puerpério há o retorno dos órgãos ao estado não-grávido. Complete as frases a seguir com as palavras/termos que melhor descrevem esse período: A conduta fisioterapêutica no puerpério imediato deverá ser pautada em condutas como: incentivo à deambulação pois promove eliminação de _______________ e evita (ou minimiza) a ocorrência de ______________ de membros inferiores; já a respiração __________________ possibilita melhora da capacidade respiratória e pode ser associada (na expiração) com a contração _________________ dos músculos abdominais.
		
	
	flatos; edema; superficial; concêntrica
	
	leite; edema; superficial; isométrica
	
	flatos; edema; diafragmática; concêntrica
	
	leite; edema; diafragmática; isométrica
	 
	flatos; edema; diafragmática; isométrica
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201403817230)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher (2004) prevê, entre suas diretrizes, a atenção integral à mulher climatérica. O Manual de Atenção à Mulher Climatérica (2008) reporta-se ao exercício físico como recurso indicado para a promoção da saúde feminina no climatério. O fisioterapeuta, ao atuar na atenção primária, pode contribuir para a promoção de atividades físicas e para a educação em saúde na modalidade coletiva. (ENADE 2013) Considerando-se os efeitos do hipoestrogenismona estrutura óssea de mulheres climatéricas, qual a única forma correta de realização de exercícios físicos coletivos em nível primário de atenção?
		
	
	Em caso de osteopenia são recomendados exercícios físicos; em casos da osteoporose recomenda-se o repouso, em razão da significativa fragilidade óssea.
	
	Em caso de osteopenia e osteoporose diagnosticada recomenda-se evitar o gasto energético e priorizar exercícios aeróbicos como caminhada, natação e hidroginástica.
	 
	Em caso de osteopenia são recomendados exercícios com o uso de carga dinâmica para melhorar a resistência óssea, por promoverem mudanças nas estruturas ósseas das áreas diretamente sobrecarregadas.
	
	Em caso de osteoporose, recomendam-se exercícios ativos assistidos sem sobrecarga, pois os ossos frágeis podem ser facilmente fraturados.
	
	Em caso de osteopenia são recomendados, inicialmente, exercícios sem impacto, devendo-se progredir, aos poucos, para aumento do peso com exercícios de impacto e hidroterapia.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201403341003)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Se a gravidez modifica o corpo feminino para permitir o crescimento e desenvolvimento do feto, no puerpério há o retorno dos órgãos ao estado não-grávido. Complete as frases a seguir com as palavras/termos que melhor descrevem esse período: A involução do útero durante o puerpério imediato ocorre devido à constante atividade contrátil uterina. Esse fato promove a _________________ do sítio placentário e pode ser acelerado com a lactação, pois o hormônio _______________ atua ___________________ do leite e ___________________ do útero.
		
	
	hemostasia; prolactina; na ejeção; na contração
	
	hemorragia; ocitocina; na ejeção; na contração
	 
	hemostasia; ocitocina; na ejeção; na contração
	
	hemorragia; prolactina; na ejeção; na contração
	
	hemostasia; ocitocina; na contração; na ejeção
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201403226587)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A gravidez induz uma circulação hiperdinâmica, aumentando a frequência cardíaca (dos 70 bat./min. para 80-90 bat./min.) e aumentando o débito cardíaco em 30-50%. Este aumento do débito inicia-se pelas 6 semanas da gravidez e atinge o máximo entre as 16 e as 28 semanas.
PORQUE
À medida que a placenta e o feto se desenvolvem, o útero requer um aumento do fluxo sanguíneo, de tal modo que, na gravidez de termo, o fluxo uterino atinge 1 L/minuto, ou seja 20% do débito cardíaco do indivíduo normal.
		
	
	as duas afirmações são falsas.
	
	as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
	
	a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira
	 
	as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira
	
	a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
		
	   FISIO. SA. DA MULHER E NAS DIS. DO ASS. PÉLVICO
	Simulado: SDE0533_SM_201403070441 V.1 
	Aluno(a): 
	Matrícula: 
	Desempenho: 0,1 de 0,5
	Data: 19/10/2017 18:24:45 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201404223352)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Para o paciente com Incontinência Urinária, a fisioterapia pode utilizar de diversos recursos que auxiliam na avaliação fisioterapêutica. Marque a alternava errada com relação à essa temática.
		
	 
	Na prática clínica não tem questionário específico para avaliar a perda de urina.
	 
	Todas as alternativas são erradas.
	
	O ISI é um questionário composto por duas questões para avaliar a severidade da perda de urina.
	
	O Pad Test avalia a perda urinária simples, eficaz e não invasivo.
	
	O diário miccional é um recurso simples e de fácil utilização pela paciente para avaliar a perda urinária.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201403819484)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Algumas puérperas que estão amamentando produzem um volume de leite além da necessidade do bebê, o que possibilita que sejam doadoras de leite humano. Ao ser questionado sobre as orientações, o fisioterapeuta deve saber que:
		
	 
	A nutriz HIV positivo não está impedida de ser considerada apta a ser doadora de leite humano.
	 
	O frasco com o leite retirado deve ser armazenado no congelador ou freezer por até 15 dias.
	
	A fumante de mais de 10 cigarros por dia não está impedida de ser considerada apta a nutriz de leite humano.
	
	O frasco com o leite retirado deve ser armazenado na geladeira por até 36 horas.
	
	A limpeza do frasco de armazenamento do leite materno coletado deve ser feita com glutaraldeído.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201403740822)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sobre a função sexual feminina marque verdadeiro (V) ou falso (F).
		
	 
	Uma fraqueza e/ou hipotonia da musculatura do assoalho pélvico pode levar a uma disfunção orgástica.
	 
	O transtorno de desejo hipoativo atinge 36,4% da população feminina e é definido por ausência ou diminuição da libido.
	 
	A fase de resolução é definida como "momento em que ocorre o ápice do prazer sexual, com contrações do terço inferior da vagina e contrações rítmicas do esfíncter anal".
	 
	A dispareunia é definida como dor recorrente ou persistente durante ou após o intercurso sexual.
	 
	A resposta sexual feminina se dá em 4 etapas: desejo, excitação, orgasmo e resolução.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201403679054)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A literatura clássica sempre classifica a marcha da gestante como "anserina". Leia as afirmativas abaixo e identifique com (V) as verdadeiras e com (F) as falsas.
		
	 
	A marcha anserina da gestante consiste em aumento da base de suporte, rotação e obliquidade pélvicas e rotação externa do quadril
	 
	A pressão plantar durante a marcha da gestante apresenta aumento de carga na região medial do pé e no antepé.
	 
	A marcha anserina da gestante consiste em aumento da base de suporte, rotação e obliquidade pélvicas e rotação interna do quadril
	 
	A pressão plantar durante a marcha da gestante apresenta aumento de carga na região lateral do pé e no retropé.
	 
	Na gestante, há aumento do tempo de apoio bipodal e redução do tempo de apoio unipodal.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201404223410)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A fisioterapia no pós parto é de grande importância para a mulher, à medida que algumas limitações da puérpera que está no pós parto imediato resulta em dificuldades de amamentação, higiene pessoal e mobilidade no leito. Dessa forma, marque a alternativa errada em relação aos recursos da fisioterapia no puerpério imediato.
		
	 
	Deambulação
	
	Exercícios de báscula
	 
	Exercícios de ponte diferenciada
	
	Exercícios miolinfocinéticos
	
	Exercícios perineais
	   FISIO. SA. DA MULHER E NAS DIS. DO ASS. PÉLVICO
	Simulado: SDE0533_SM_201403070441 V.1 
	Aluno(a): 
	
	Desempenho: 0,1 de 0,5
	Data: 04/11/2017 14:29:41 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201403256193)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A incontinência urinária é caracterizada como qualquer perda involuntária de urina. Deve-se a falha nos mecanismos interligados de continência da mulher. São fatores predisponentes de incontinência urinária, EXCETO:
		
	
	Obesidade, gestações múltiplas e menopausa.
	
	Efeito de medicamentos, doenças neurológicas.
	
	Traumas locais, tabagismo, depressão.
	 
	Envelhecimento e cirurgias pélvicas prévias.
	 
	Uso de líquido em excesso e bebidas estimulantes.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201403761896)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O aumento do útero gravídico durante a gestação provoca mudança do centro de gravidade da mulher, gerando diversas adaptações posturais. Marque a alternativa que descreve CORRETAMENTE essas alterações.
		
	
	Retração de escapulas, rotação interna de MMSS, aumento da lordose cervical e lombar, anteriorizaçãoda cabeça, anteriorização da pelve, aumento da tensão da mm paravertebral, hiperextensão de joelhos, sobrecarga no peso dos pés, diminuição da base de apoio.
	
	Retração de escapulas, rotação externa de MMSS, diminuição da lordose cervical e lombar, anteriorização da cabeça, anteriorização da pelve, aumento da tensão da mm paravertebral, hiperextensão de joelhos, sobrecarga no peso dos pés, aumento da base de apoio.
	
	Protusão de escapulas, rotação externa de MMSS, aumento da lordose lombar e retificação da lordose cervical, anteriorização da cabeça, anteriorização da pelve, aumento da tensão da mm paravertebral, hiperextensão de joelhos, sobrecarga no peso dos pés, aumento da base de apoio.
	 
	Protusão de escapulas, rotação interna de MMSS, aumento da lordose cervical e lombar, anteriorização da cabeça, anteriorização da pelve, aumento da tensão da mm paravertebral, hiperextensão de joelhos, sobrecarga no peso dos pés, aumento da base de apoio.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201404223173)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A perineometria é um recurso útil na avaliação fisioterapêutica urogenicológica. Dessa forma marque a alternativa correta sobre esse recurso.
		
	 
	Todas as alternativas estão corretas.
	 
	Recurso utilizado para avaliar a pressão exercida pela musculatura perineal.
	
	Não é considerado um método de avaliação que auxilia a palpação bidigital.
	
	Serve para avaliar o grau de força da musculatura perineal de 0 a 5.
	
	Método de avaliação simples e de fácil aplicação pelo próprio paciente.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201403685619)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Com relação a Rede cegonha é correto afirmar
		
	
	Vincula somente a gestante com a unidade básica de saúde
	
	está inserida na alta complexidade
	 
	inclui ações de planejamento reprodutivo
	
	é de inteira responsabilidade do governo estadual
	 
	garantia de atuação na criança somente até o nascimento
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201403340838)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A gravidez pressupoe modificações para permitir o crescimento e desenvolvimento do feto. Nem sempre essas modificações são confortáveis para a gestante. Complete as frases a seguir com as palavras/termos que melhor descrevem esse período: A postura da gestante é influenciada pela modificação no centro de gravidade, devido o crescimento uterino e das mamas. Para compensar esse deslocamento para frente, o corpo materno tenta compensar da seguinte maneira: ________________ da lordose lombar, ________________ da cifose torácica, ________________ da lordose cervical, base de sustentação fica mais ________________ promovendo a marcha ________________.
		
	
	aumento, aumento, aumento, alargada, claudicante
	
	diminuição, diminuição, diminuição, alargada, anserina
	 
	aumento, aumento, aumento, alargada, anserina
	
	aumento, aumento, aumento, diminuída, anserina
	 
	aumento, diminuição, aumento, alargada, anserina

Continue navegando