Buscar

Falar da Era Vargas e o mesmo que falar grosso modo de um período de golpes e manipulação da massa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Falar da Era Vargas e o mesmo que falar grosso modo de um período de golpes e manipulação da massa, não podemos ignorar que este conseguiu escrever seu nome na história deixando aos seus algozes a culpa de mesma. Mas conduto não podemos ignorar que entre as manhas e artimanhas de Vargas para se consolidar no poder trouxe muitas mudanças para a população brasileira.
	Adotou uma politica nacionalistas onde era priorizado incentivando a produção cafeeira visando superar a crise econômica de 1929; realizava a compra e estocagem da produção como forma de controlar o preço do produto. Outro setor relevante em seu governo era o crescimento da classe media, conduto em seu governo suas atitudes pretensiosamente demonstrava-se mas próximo das camadas populares podemos pontuar tal fato com a Consolidação das leis trabalhistas em 1942.
	Este fechou o mercado internacional, passando numa atitude marcante do seu governo (nacionalismo) adotou a substituição das politicas de importação estimulando a classe empresarial e industrial que foram se expandindo e com essa expansão ouve a carência de mão de obra o que vem a gerar emprego, contudo essa mão de obra tinha que ser qualificada.
	Como em uma engrenagem toda essa revolução no meio de produção, faz surgi a carência dessa mão de obra qualifica o que leva o governo Vargas a investir na escolarização da população “Até Getúlio entrar no poder, na primeira era Vargas, o Brasil ainda era muito elitizado no quesito educação. Ele criou o conceito de educação pública em 1931.
	“O governo de Getúlio realizou importantes reformas educacionais. Durante o primeiro governo (1930-1945) Vargas criou o Ministério da Educação e Saúde (1930) voltado para a construção de um sistema nacional público de ensino. Em 1934 foi aprovada uma nova Constituição, que passou a considerar a educação um direito de todos e atribuía ao Governo Federal a função de definir diretrizes para a educação nacional. Foram criados fundos para garantir recursos e concursos públicos para professores. Já no Estado Novo, após a Constituição de 1937, de inspiração fascista, o Estado buscou difundir as ideias nacionalistas e tornou obrigatória a disciplina de Educação Moral e Cívica para crianças e jovens nas escolas.”
 (https://vestibular.uol.com.br/resumo-das-disciplinas/atualidades/getulio-vargas-7-temas-para-entender-seu-legado.htm?cmpid=copiaecola)
	Vejo a Era Vargas como uma “era” marcada por dubiedades onde tudo poderia acontecer, Vargas enquanto governante teve realmente por um espaço de tempo boas intenções sem deixarmos de lado o fato de tudo era visando se manter no poder, suas reformas mudaram a cara do Brasil, trouxe novos ares e uma revolução que não ficou só no campo politico ao analisarmos o quadro e Tarsila do Amaral percebemos claramente que o pais estava em movimento, onde muitas “cabeças” pensantes exponham suas visões do novo contexto do pais se expressando através da arte, da musica das atitudes, no momento em que Getúlio queria calar a boca do povo impondo a ditadura ele já não dominava o poder ao oportunizar as pessoas de classe media, baixa a ter acesso a Educação, a conhecerem seus direitos ali começava a derrocada daquilo que ainda estava por vir que era o fim do Ditador que se tornou Getúlio Vargas.

Outros materiais