A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
ATIVIDADE PRÁTICA 1 UBRA 2017

Pré-visualização | Página 1 de 2

Faça uma síntese da construção do conhecimento e poste suas considerações através da ATIVIDADE PRÁTICA 1, trazendo os aspectos de destaque nas questões abordadas, referenciando os conteúdos trabalhados nos capítulos 1, 2 e 3, ou seja, será necessário discutir sobre a proposta teórica e a prática do cotidiano das escolas. Esta atividade, irá provocar uma reflexão sobre as questões de formação dos professores e as questões interdisciplinares, atividade esta que irá compor o Grau 1, valendo 0,5 pontos, poste suas considerações.
	
 
	Leia atentamente o caso abaixo e responda o que segue. Em 2016, os professores de uma escola particular de ensino fundamental e médio de uma grande capital, preocupados com os casos de pichação das classes, paredes e muros da escola, realizaram uma proposta de ensino cujo foco central foi a construção dos valores e o profissional do futuro. A escola situa-se em um bairro de classe média, mas recebe também alunos bolsistas de outras localidades do entorno da cidade. O trabalho iniciou com um desafio aos alunos sobre o perfil do profissional do futuro: do vestir para o trabalho ao agir competente. Os alunos se envolveram na organização de questionários para coletar dados acerca das ocupações existentes, das profissões emergentes e do tipo de profissional desejado pelas organizações. Após o processo de pesquisa, os alunos realizaram filmes mostrando suas comunidades e planejaram um ciclo de debates e oficinas sobre cultura profissões, profissionais e civilidade. A partir desse relato, redija um texto de 12 a 15 linhas explicitando os aspectos que definem a interdisciplinaridade (mínimo três aspectos), ilustrando¿os com exemplos extraídos do caso acima e embase sua proposta com as ideias de pelo menos um autor ou autora estudado nos 3 primeiros capítulos do livro da disciplina.
A interdisciplinaridade
A interdisciplinaridade é uma discussão que ocorre no meio educacional, onde procura a melhor forma de pensar, onde existe muito fragmento disciplinar incapacitando de atender as demandas por um ensino totalmente contextualizado. Com essa nova visão a corpo docente procura engajar novas maneiras de possibilidade de ensino. Segundo Severino (2001, p. 41), “se o sentido do interdisciplinar precisa ser redimensionado quando se trata do saber teórico, ele precisa ser construído quando se trata do fazer prático.” Em tese, a interdisciplinaridade é entendida como a necessidade de integrar, articular, trabalhar em conjunto. 
Três aspectos a ser observados, 1. Foi o corpo docente enfocar a importância do trabalho interdisciplinar; 2. Professores indicar metodologia para subsidiar o trabalho interdisciplinar, estimulando os alunos a encontrar respostas através do acontecido; 3. Corpo docente indicaram ser possível trabalhar interdisciplinarmente através de temas relacionado ao cotidiano do aluno, relacionado à vida diária.
Atividade pratica 1 0,5
A interdisciplinaridade na pedagogia é vista como um elemento de apoio a fim de realizar uma nova forma de educar, mesmo sendo um meta muito difícil e burocrática de ser alcançada, quando se trata de orientar seres humanos ela pode auxiliar nessa construção de melhoria da qualidade de ensino. A maior dificuldade do corpo docente é encontrar o ponto de partida para chegar a interdisciplinaridade, e fazer as ligações possíveis para reunir novos métodos de conhecimento possibilitando trocas de experiência e interação entre as diferentes área do saber. . Com essa nova visão a corpo docente procura engajar novas maneiras e possibilidade de ensino. Segundo Severino (2001, p. 41), “se o sentido do interdisciplinar precisa ser redimensionado quando se trata do saber teórico, ele precisa ser construído quando se trata do fazer prático.” Em tese, a interdisciplinaridade é entendida como a necessidade de integrar, articular, trabalhar em conjunto. 
são aquelas utilizadas ao seriar objetos considerando a ordem linear de grandeza desses elementos. Sendo assim, pode-se seriar objetos numa ordem do maior para o menor, do menor para o maior, do mais grosso para o mais fino, do mais fino para o mais grosso, do mais pesado para o mais leve e vice- versa, etc. 
xplique os conceitos de classificação e de seriação que precedem a construção 
O insucesso das crianças com relação às atividades de seriação nos impressionou. Pois, a Sequenciação pode ser trabalhada com as crianças justamente nesse período, entre as idades de quatro e seis anos, para que elas desde cedo possam perceber as regularidades existentes na matemática. “Encontrar o critério da seqüência significa encontrar o que se repete. A matemática é a ciência da regularidade.”
Quando conceituamos a classificação, observamos que ela serve pra agrupar os elemento, onde determina um raciocínio logico permitindo a inclusão entre todas a partes, já quando se falamos em Seriação utilizamos o domínio de seriar objetos, levando em conta a ordem linear de grandeza dos mesmos. Numa ordem maior para o menor ou menor para o maior sempre vice-versa, ou seja, ordenar os elementos.
Um exemplo de atividade de seriação que pode ser desenvolvida consiste em colocar cinco bolas na ordem da maior para a menor. E a segunda atividade em levar diversos pedaços de fitas, de diferentes comprimentos e larguras. Em seguida pede-se para que a criança use o seguinte critério: ordene da maior para a menor e da mais grossa para a mais fina. Neste modo vamos explorar a sequenciação desses alunos para que desde cedo possam entender as simetria existentes na matemática.
Tornou-se comum, em pleno Século XXI, vivermos os reflexos da sociedade do conhecimento , baseada em redes horizontais das comunicação, buscamos o verdadeiro significado do tal termo. Podemos observar que esse termo não surgiu do acaso, observa se que alguns autores como Manuel Castells, “demonstra a lógica que rege a teia que une e move as inúmeras mutações verificadas no social, Tratando-se de um novo paradigma que perpassa a dinâmica social.” Observa que estamos vivendo a terceira revolução industrial a qual é vista como uma nova etapa na historia da humanidade. O fato visível é que se percebe nitidamente, em nossos dias, que o progresso técnico, econômico, social nos conduziram a uma realidade em que os desafios a serem encarados são de uma nova natureza. Outro importante reforço sobre o momento que vivemos no que se refere a pessoas, conhecimento e educação, em especial, na sociedade informacional tende a envelhecer a organização cuja capacidade de reestruturação, de desburocratização das ações e agilidade na gestão sejam limitadas.( Castells).
Anatomia
pós a leitura da poesia sobre o esqueleto, pense como pode ser trabalhado o sistema ósseo na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, considerando as tendências no ensino de ciências naturais estudadas na disciplina.
Escreva (aproximadamente em 15 linhas) qual tendência você escolheu, qual a principal função dos ossos no corpo humano, qual o principal elemento na formação dos ossos e quais alimentos podem contribuir para fortalecimento dos ossos.
 
O sistema ósseo por sua vez na educação infantil pode ser explorando seu conhecimento por diversas ferramentas, considerando a tendência de jogos e experiência, temos como objetivo o aprendizado da criança Percebendo a estrutura e função do sistema do esqueleto humano, assim como sua importância, através de ilustrações e jogos educativos e compreensão de texto informativo, diálogo sobre o tema proposto, resolução de atividades e modelagem do assunto. Podemos trabalhar o interior do corpo humano com o conjunto de anatomia de placas de papeis, recortes de EVA, explorando diferentes órgãos e como eles se encaixam para criar sistema de órgão mostrando qual a principal função dos ossos do nosso esqueleto mostrando que eles fazem a sustentação do nosso corpo, como as vigas e as colunas fazem a sustentação de uma casa. Mostrando de maneira divertida as crianças sobre a anatomia humana e a função de cada órgão. Nessa