Buscar

ATIVIDADE PRÁTICA 1 UBRA 2017

Prévia do material em texto

Faça uma síntese da construção do conhecimento e poste suas considerações através da ATIVIDADE PRÁTICA 1, trazendo os aspectos de destaque nas questões abordadas, referenciando os conteúdos trabalhados nos capítulos 1, 2 e 3, ou seja, será necessário discutir sobre a proposta teórica e a prática do cotidiano das escolas. Esta atividade, irá provocar uma reflexão sobre as questões de formação dos professores e as questões interdisciplinares, atividade esta que irá compor o Grau 1, valendo 0,5 pontos, poste suas considerações.
	
 
	Leia atentamente o caso abaixo e responda o que segue. Em 2016, os professores de uma escola particular de ensino fundamental e médio de uma grande capital, preocupados com os casos de pichação das classes, paredes e muros da escola, realizaram uma proposta de ensino cujo foco central foi a construção dos valores e o profissional do futuro. A escola situa-se em um bairro de classe média, mas recebe também alunos bolsistas de outras localidades do entorno da cidade. O trabalho iniciou com um desafio aos alunos sobre o perfil do profissional do futuro: do vestir para o trabalho ao agir competente. Os alunos se envolveram na organização de questionários para coletar dados acerca das ocupações existentes, das profissões emergentes e do tipo de profissional desejado pelas organizações. Após o processo de pesquisa, os alunos realizaram filmes mostrando suas comunidades e planejaram um ciclo de debates e oficinas sobre cultura profissões, profissionais e civilidade. A partir desse relato, redija um texto de 12 a 15 linhas explicitando os aspectos que definem a interdisciplinaridade (mínimo três aspectos), ilustrando¿os com exemplos extraídos do caso acima e embase sua proposta com as ideias de pelo menos um autor ou autora estudado nos 3 primeiros capítulos do livro da disciplina.
A interdisciplinaridade
A interdisciplinaridade é uma discussão que ocorre no meio educacional, onde procura a melhor forma de pensar, onde existe muito fragmento disciplinar incapacitando de atender as demandas por um ensino totalmente contextualizado. Com essa nova visão a corpo docente procura engajar novas maneiras de possibilidade de ensino. Segundo Severino (2001, p. 41), “se o sentido do interdisciplinar precisa ser redimensionado quando se trata do saber teórico, ele precisa ser construído quando se trata do fazer prático.” Em tese, a interdisciplinaridade é entendida como a necessidade de integrar, articular, trabalhar em conjunto. 
Três aspectos a ser observados, 1. Foi o corpo docente enfocar a importância do trabalho interdisciplinar; 2. Professores indicar metodologia para subsidiar o trabalho interdisciplinar, estimulando os alunos a encontrar respostas através do acontecido; 3. Corpo docente indicaram ser possível trabalhar interdisciplinarmente através de temas relacionado ao cotidiano do aluno, relacionado à vida diária.
Atividade pratica 1 0,5
A interdisciplinaridade na pedagogia é vista como um elemento de apoio a fim de realizar uma nova forma de educar, mesmo sendo um meta muito difícil e burocrática de ser alcançada, quando se trata de orientar seres humanos ela pode auxiliar nessa construção de melhoria da qualidade de ensino. A maior dificuldade do corpo docente é encontrar o ponto de partida para chegar a interdisciplinaridade, e fazer as ligações possíveis para reunir novos métodos de conhecimento possibilitando trocas de experiência e interação entre as diferentes área do saber. . Com essa nova visão a corpo docente procura engajar novas maneiras e possibilidade de ensino. Segundo Severino (2001, p. 41), “se o sentido do interdisciplinar precisa ser redimensionado quando se trata do saber teórico, ele precisa ser construído quando se trata do fazer prático.” Em tese, a interdisciplinaridade é entendida como a necessidade de integrar, articular, trabalhar em conjunto. 
são aquelas utilizadas ao seriar objetos considerando a ordem linear de grandeza desses elementos. Sendo assim, pode-se seriar objetos numa ordem do maior para o menor, do menor para o maior, do mais grosso para o mais fino, do mais fino para o mais grosso, do mais pesado para o mais leve e vice- versa, etc. 
xplique os conceitos de classificação e de seriação que precedem a construção 
O insucesso das crianças com relação às atividades de seriação nos impressionou. Pois, a Sequenciação pode ser trabalhada com as crianças justamente nesse período, entre as idades de quatro e seis anos, para que elas desde cedo possam perceber as regularidades existentes na matemática. “Encontrar o critério da seqüência significa encontrar o que se repete. A matemática é a ciência da regularidade.”
Quando conceituamos a classificação, observamos que ela serve pra agrupar os elemento, onde determina um raciocínio logico permitindo a inclusão entre todas a partes, já quando se falamos em Seriação utilizamos o domínio de seriar objetos, levando em conta a ordem linear de grandeza dos mesmos. Numa ordem maior para o menor ou menor para o maior sempre vice-versa, ou seja, ordenar os elementos.
Um exemplo de atividade de seriação que pode ser desenvolvida consiste em colocar cinco bolas na ordem da maior para a menor. E a segunda atividade em levar diversos pedaços de fitas, de diferentes comprimentos e larguras. Em seguida pede-se para que a criança use o seguinte critério: ordene da maior para a menor e da mais grossa para a mais fina. Neste modo vamos explorar a sequenciação desses alunos para que desde cedo possam entender as simetria existentes na matemática.
Tornou-se comum, em pleno Século XXI, vivermos os reflexos da sociedade do conhecimento , baseada em redes horizontais das comunicação, buscamos o verdadeiro significado do tal termo. Podemos observar que esse termo não surgiu do acaso, observa se que alguns autores como Manuel Castells, “demonstra a lógica que rege a teia que une e move as inúmeras mutações verificadas no social, Tratando-se de um novo paradigma que perpassa a dinâmica social.” Observa que estamos vivendo a terceira revolução industrial a qual é vista como uma nova etapa na historia da humanidade. O fato visível é que se percebe nitidamente, em nossos dias, que o progresso técnico, econômico, social nos conduziram a uma realidade em que os desafios a serem encarados são de uma nova natureza. Outro importante reforço sobre o momento que vivemos no que se refere a pessoas, conhecimento e educação, em especial, na sociedade informacional tende a envelhecer a organização cuja capacidade de reestruturação, de desburocratização das ações e agilidade na gestão sejam limitadas.( Castells).
Anatomia
pós a leitura da poesia sobre o esqueleto, pense como pode ser trabalhado o sistema ósseo na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, considerando as tendências no ensino de ciências naturais estudadas na disciplina.
Escreva (aproximadamente em 15 linhas) qual tendência você escolheu, qual a principal função dos ossos no corpo humano, qual o principal elemento na formação dos ossos e quais alimentos podem contribuir para fortalecimento dos ossos.
 
O sistema ósseo por sua vez na educação infantil pode ser explorando seu conhecimento por diversas ferramentas, considerando a tendência de jogos e experiência, temos como objetivo o aprendizado da criança Percebendo a estrutura e função do sistema do esqueleto humano, assim como sua importância, através de ilustrações e jogos educativos e compreensão de texto informativo, diálogo sobre o tema proposto, resolução de atividades e modelagem do assunto. Podemos trabalhar o interior do corpo humano com o conjunto de anatomia de placas de papeis, recortes de EVA, explorando diferentes órgãos e como eles se encaixam para criar sistema de órgão mostrando qual a principal função dos ossos do nosso esqueleto mostrando que eles fazem a sustentação do nosso corpo, como as vigas e as colunas fazem a sustentação de uma casa. Mostrando de maneira divertida as crianças sobre a anatomia humana e a função de cada órgão. Nessaaula podemos usar a Indagação e instigação: Por que você tem ossos? Para que eles servem? Quais elementos podem contribuir para o fortalecimento dos ossos? Após essas experiências as educadoras podem exemplificar com bonecos em EVA, separando cabeça, tronco e membros tipo quebra cabeça, para assim montar, colocando cada parte em seu lugar.
 diferentes órgãos e como eles se encaixam para criar sistema de órgãos. Este conjunto de sentidos será uma grande adição aos seus outros conjuntos de sala de aula. Uma maneira divertida de ensinar as crianças sobre a anatomia humana. Feito com feltro de lã. Em meus anos de experiência ensinando crianças pequenas, este item tem sido o mais popular e divertido de conversar, brincar e aprender sobre a anatomia humana ea função de cada órgão. Feito em um fumo-pet Obrigado olhando meus artigos, e eu espero que você gosta d tanto quanto eu aprecio fazer os!

Continue navegando