Buscar

SAUDDE DA MULHER 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201407425686)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Considere as seguintes afirmações quanto ao sistema reprodutor feminino e assinale V para alternativa verdadeira e F para alternativa falsa:
1) Os ovários são responsáveis pela secreção dos hormônios estrogênio e progesterona.
2) O útero possui uma camada muscular denominada endométrio.
3) Os órgãos que compõe o sistema reprodutor feminino são ovários, útero, tubas uterinas, canal vaginal e vulva.
		
	
	V, V, V.
	
	V, V, F.
	
	V, F, F.
	 
	V, F, V.
	
	F, F, V.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201407940157)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A população feminina brasileira totaliza mais de 98 milhões de mulheres. São as principais usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS), seja para o seu próprio atendimento ou acompanhando seus familiares, representando 50,77% da população brasileira. Por isso, a vivência do climatério pelas mulheres está cada vez mais presente, e demanda estratégias que melhorem a qualidade de vida nesse período. A atenção integral à saúde da mulher pressupõe assistência em todas as fases de sua vida. O climatério, por compreender um período relativamente longo da vida da mulher, deve merecer atenção crescente da sociedade, pois a expectativa de vida após a menopausa é atualmente equivalente ao período de vida reprodutiva (Miranda et al, 2014). Reflita sobre as afirmações abaixo e indique o item correto.
		
	
	No caso de doenças cardiovasculares o fisioterapeuta não poderá realizar exercícios cardio-respiratórios.
	 
	Quando a mulher climatérica apresentar dores musculares e/ou articulares, a fisioterapia poderá atuar por meio de eletrotermofototerapia, crioterapia, massoterapia e/ou terapia manual.
	
	São sintomas raros do climatério: suores noturnos, fogachos, rigidez de nuca e mãos, perda do equilíbrio e diminuição da acuidade visual.
	
	O uso de ultrassom de 3MHz e drenagem linfática manual é contra-indicado em mulheres climatéricas obesas.
	
	A fisioterapia para o assoalho pélvico tem menos sucesso quando a mulher climatérica faz terapia de reposição hormonal.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201407848837)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Com relação às fases do linfedema, assinale a INCORRETA.
		
	
	Fase IV: a pele está sensível, apresenta vários pontos de fibrose e volume muito aumentado. Está mais vulnerável a infecções e é considerado mais grave.
	 
	Fase I: espontaneamente reversível e apresenta alguns pontos de fibrose.
	
	Fase II: espontaneamente irreversível, há início de fibrose, pois o fluxo linfático está mais lento, com estagnação dos capilares.
	
	Fase I: apresenta alterações da pele e aumento discreto do volume do membro.
	
	Fase III: há aumento do volume do membro, apresenta alterações da pele (friável, ressecada), há presença de fibrose em vários pontos.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201407516400)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Se a gravidez modifica o corpo feminino para permitir o crescimento e desenvolvimento do feto, no puerpério há o retorno dos órgãos ao estado não-grávido. Complete as frases a seguir com as palavras/termos que melhor descrevem esse período: A involução do útero durante o puerpério imediato ocorre devido à constante atividade contrátil uterina. Esse fato promove a _________________ do sítio placentário e pode ser acelerado com a lactação, pois o hormônio _______________ atua ___________________ do leite e ___________________ do útero.
		
	
	hemostasia; ocitocina; na contração; na ejeção
	
	hemorragia; ocitocina; na ejeção; na contração
	
	hemostasia; prolactina; na ejeção; na contração
	
	hemorragia; prolactina; na ejeção; na contração
	 
	hemostasia; ocitocina; na ejeção; na contração
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201407854334)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	"A maior parte da literatura aponta aumento da lordose lombar como a principal compensação postural ao crescimento uterino" (LEMOS A., 2013). Reflita sobre esta afirmação e escolha a única opção que a justifica.
		
	
	A explanação plausível indica que a expansão do útero provocaria uma inclinação posterior da pelve e aumento da flexão dos quadris, com consequente aumento da curvatura sagital lombar e esforço extra nos discos e nas articulações intervertebrais.
	
	A explanação plausível indica que a expansão do útero provocaria uma inclinação anterior da pelve e aumento da flexão dos quadris, com consequente aumento da curvatura sagital torácica e esforço extra nos discos e nas articulações intervertebrais.
	
	A explanação plausível indica que a retração do útero provocaria uma inclinação anterior da pelve e aumento da flexão dos quadris, com consequente aumento da curvatura sagital lombar e esforço extra nos discos e nas articulações intervertebrais.
	
	A explanação plausível indica que a expansão do útero provocaria uma inclinação anterior da pelve e diminuição da flexão dos quadris, com consequente aumento da curvatura sagital lombar e esforço extra nos discos e nas articulações intervertebrais.
	 
	A explanação plausível indica que a expansão do útero provocaria uma inclinação anterior da pelve e aumento da flexão dos quadris, com consequente aumento da curvatura sagital lombar e esforço extra nos discos e nas articulações intervertebrais.